Personalidade Básica Ascendente Virgem Lua Virgem e Sol Caranguejo

cran

Continuamos a responder aos pedidos dos leitores, hoje com uma personalidade básica que combina os elementos Terra e Água.

O Ascendente no signo Virgem indicia uma personalidade com grande sentido prático mas que, ao mesmo tempo, é extremamente perfecionista. Organiza o mundo à sua volta como nenhum outro signo, tornando mais eficiente o uso dos objetos e o desempenho de todas as funções que gere. Ao mesmo tempo que estabelece aquela que é a ordem mais funcional de seres e objetos, mantém o ambiente irrepreensivelmente arrumado e limpo. Estas pessoas são extraordinárias a lidar com as máquinas que povoam o  quotidiano do escritório ou do lar: se alguma começa a funcionar mal, é provável que elas sejam capazes de descobrir a razão e de resolver o problema, sem muita dificuldade. Gostam aliás de se sentir úteis e eficientes e, no trabalho, não há certamente, ninguém mais eficiente.  São também orgulhosas da sua eficiência e muito críticas, para os outros e para si próprias, não perdoando quaisquer falhas.

Estas pessoa são aquelas de que nos lembramos em primeiro lugar quando há qualquer  problema prático para resolver. A sua capacidade de lidar com os objetos, com as máquinas, com a organização de qualquer evento, a capacidade de se focarem nos mais pequenos pormenores, ( e o gosto de sentem em fazê-lo) faz com que seja ótimo tê-los «à mão». Neste mundo prático do bricolage, das femininas artes da «fada do lar» e dos trabalhos de artesanato, sentem-se à vontade e brilham perante qualquer um. Mas também, num plano mais sofisticado, brilham igualmente  no mundo da investigação científica experimental onde também dão facilmente cartas pois são excelentes a analisar e a deduzir, levando as hipóteses até às  conclusões com uma linha lógica e interpretativa excelente, quando  bem alicerçados num determinado campo de investigação. São menos brilhantes quando é preciso dar um salto lógico inovador e ir para além dos factos, puxando pela imaginação ou usando o pensamento divergente para descobrir soluções que os quadros teóricos de referência não conseguem explicar.  E isso não porque tenham alguma limitação de inteligência mas   apenas porque constroem uma ordem prévia do mundo e tudo o que descobrem deve encaixar-se nessa ordem. Sem sobressaltos, nem imprevistos nem acasos.

O mundo destes nativos, é realmente um mundo fixo num conjunto de verdades axiomáticas previamente estabelecidas e isso acontece  a todos os níveis, incluindo a sua vida pessoal.  Não gostam de surpresas e não têm espírito de aventura. A realidade perfeita é a que funciona como um relógio que mantém sempre a  mesma cadência e obedece às mesmas leis. Esta característica torna estas pessoas fiáveis para os outros porque, uma vez aceites os seus princípios de vida, atêm-se a  estes, de forma tão constante tal como desejam que seja toda a realidade à sua volta. Virgem tem horror ao caos, aspira a uma ordem perfeita e imutável do ser. Onde cada coisa e cada criatura tem um lugar e uma função determinada. Transpostas para o caráter, estas características podem fazer com que estas pessoas se isolem de toda a realidade que contraria a sua tendência para a ordem e a harmonia . Muitas vezes refugiam-se no trabalho como a única esfera da sua vida em relação à qual conseguem ter algum controlo e organização e podem ter dificuldade em interagir com pessoas cujo comportamento ou crenças entra em confronto com as suas e lhes perturba o modo de ser. E podem também encontrar bastante conforto na realização de tarefas práticas no lar, tarefas que veem mais como hobby do que como obrigação ou «trabalho».

Quando, ao Ascendente virgem se associa a Lua também no signo de Virgem,   temos uma forte ênfase deste signo na vida destas pessoas, que podem ser, ao mesmo tempo, muito prestáveis no plano prático e na realização de tarefas práticas e, simultaneamente, muito reservadas e/ou tímidas no plano das interações pessoais.  São pensadoras, mas não pensadoras abstratas, são pensadoras ligadas ao plano concreto dos problemas. Gostam de resolver problemas e podem dedicar-se a uma carreira científica experimental ou às matemáticas, à análise de sistemas, auditoria de sistemas, etc.. Tudo o que as põe a pensar em termos concretos de resolução de problemas ocupa de forma positiva o seu tempo e fá-las sentir em segurança.

Em termos emocionais, a Lua em Virgem pode ser bastante reprimida. Sente-se mais à vontade a reparar um mecanismo qualquer ou a resolver uma equação matemática do que a falar sobre sentimentos e emoções embora, num nível profundo, também seja romântica. Mas dificilmente cederá a impulsos românticos e poderá mesmo optar por alguma ligação de caráter mais prático e funcional do que envolver-se numa paixão assolapada. É que esta é uma Lua que planeia: antes de os eventos surgirem na sua vida ela já sabe quais são os que quer fazer entrar ou acontecer e quais, definitivamente, não quer na sua vida. E, como o «plano» da sua vida está traçado com antecipação, há poucas hipóteses de permitir a entrada de qualquer novidade.

A Lua rege a 11ª casa e está colocada na 1ª. É uma boa colocação para o regente da 11ª casa. Os amigos serão benéficos ao longo da vida e contribuem para esta personalidade alcançar o sucesso, realizar os seus desejos e ambições e aumentar as suas fontes de rendimento. Irmãos mais velhos também têm um bom impacto na vida destas pessoas que podem acumular bastante riqueza e , em geral, têm muitas boas oportunidades ao longo da vida, que é próspera, desde que a Lua esteja forte no horóscopo.

A Lua está colocada na 1ª casa. Antes de vaticinar claramente os seus efeitos, é preciso determinar a fase em que se encontrava no nascimento: uma Lua brilhante é muito diferente de uma Lua minguante, sobretudo quando está colocada no Ascendente. Quando está brilhante, a Lua nesta posição pode dar grande beleza, sobretudo às mulheres, que  exprimem uma espécie de «essência da feminilidade», com olhos grandes e rosto delicado. Todos os nativos com esta posição são atraentes para os outros e, pelo aspeto que a Lua lança para a 7ª casa, têm também parceiros – sobretudo quando são mulheres-  atraentes. Esta colocação torna a pessoa romântica e apaixonada, (de forma comedida, claro!) inteligente e com grande inclinação para a  atividade de pensar. A saúde é favorecida,  bem como a sorte.  A pessoa é também sociável, apreciando, mais do que é habitual em Virgem, a interação com o público e pode mesmo escolher uma carreira em que essa interação seja importante. A constituição física é forte e a vida é longa e esta é também uma boa colocação para o bem estar pessoal e a felicidade. Com a Lua forte , haverá acesso a todo o tipo de bens e de confortos, e pode existir boa acumulação de riqueza. Com a Lua minguante, estes efeitos são possíveis mas em menor grau, desde que a Lua não esteja aflita por aspetos de planetas maléficos. Se isso suceder, pode haver instabilidade no plano mental, com tendência para a melancolia ou  a depressão.

Quando, ao Ascendente Virgem e Lua Virgem se associa o Sol no signo Caranguejo,  temos uma combinação harmoniosa por elemento pois a Água combina bem com o elemento terra.  O Sol em Caranguejo também ajuda a expressão emocional desta personalidade a ser mais natural e fácil ,tornando estas pessoas menos retraídas nessa área.

O Sol em Caranguejo é afetuoso, amante da vida no lar e da família, que é colocada no topo das suas prioridades. Tem necessidade de proteger e de cuidar, servindo de referência outros que dependem dele. Gosta de se sentir o «porto seguro» com o qual todos os que lhe são próximos podem contar mas é também, regra geral, bastante controlador dessas pessoas, o que nem sempre é recebido com muito agrado.

A relação entre os signos Virgem e Caranguejo centra a vida destas pessoas na família e no lar e os seus interesses situam-se ao redor desta realidade. Trabalham para dar aos que amam tudo o que precisam e nutrem um amor especial pelo lar que é o seu mundo. Quando trabalham constroem uma espécie de «círculo de família» tratando os subordinados como pessoas de interesse pessoal e procuram dar a todos as melhores condições de que são capazes, sendo este um objetivo principal. Estas pessoas não gostam de estar nas «bocas do mundo» nem de ocupar o «primeiro plano» dos holofotes externos. Preferem os ambientes mais recatados dos pequenos grupos ou dos amigos ou da família, nos quais gerem o que se passa como líderes generosos mas, ainda assim, incontestados. Não gostam de ser contrariados  nem que resistam aos planos que estabelecem para todos. E sentem-se deprimidos se os seus esforços não são apreciados.

O Sol rege a 12ª casa e está colocado na 11ª casa. Infelizmente o Sol tem estatuto funcional maléfico para este Ascendente, prejudicando a visibilidade destas pessoas, que passam muitas vezes despercebidas em termos de talentos, embora frequentemente estes sejam superiores aos daqueles que ascendem  às vezes com facilidade na vida. Esta colocação do Sol cria efeitos opostos aos da Lua, tudo dependendo de qual destes é mais forte na natividade. Prejudica a aparência física e a saúde, reduz a autoconfiança e a autoestima, perturba a felicidade e pode causar uma infância infeliz;   dá também um  começo de vida com poucas vantagens.  Também dificulta a harmonia do casamento, embora indique uma vida sexual agradável. Torna-se difícil atingir uma posição elevada na vida e uma imagem positiva perante os outros.

O Sol está colocado na 11ª casa.  Se não fosse o  caso de este ser o regente da 12ª casa,  seria uma excelente colocação pois esta é uma das melhores posições do Sol. Sendo um maléfico numa casa upachaya ou de crescimento, com o tempo as dificuldades podem ser ultrapassadas, embora isso não seja fácil e exija esforço e trabalho.  Mas não é totalmente impossível realizar os objetivos e ambições, embora isso seja mais fácil talvez em país estrangeiro. Esta colocação do Sol dá à pessoa uma grande ambição e amigos poderosos podem ajudar a realizá-la. Ganhar dinheiro, tornar-se influente na comunidade, são objetivos fundamentais para esta pessoa, em cuja vida os amigos estão destinados a ter um papel fundamental na concretização dos seus objetivos de vida, bem como o trabalho e o espírito de luta que anima estas pessoas, determinadas em obter uma vida cujo plano traçaram cedo na vida.

ajude-nos a melhorar, deixe o seu comentário