Personalidade Básica Ascendente Aquário Lua Virgem e Sol Balança

acc

Continuamos a responder aos pedidos dos leitores, hoje analisando uma personalidade básica composta  pelos elementos Ar e Terra.

O Ascendente no signo Aquário  produz um pensador, uma pessoa com inclinação fortemente intelectual, orientada para pensar, investigar e falar/escrever mais do que para se ocupar dos problemas concretos vividos. Estes nativos podem passar uma imagem de «distração» em relação ao ambiente imediato, por terem a mente ocupada com ideias e conceitos acerca de algo que lhes interesse. São também inventivos e desenvolvem com facilidade boas ideias para aplicar em projetos de inovação que sirvam a sociedade de uma forma global.

Os nativos fortemente influenciados pelo signo Aquário  desenvolvem melhor o seu potencial quando se integram em grupo. A sua identidade é, antes de mais,social e, como  a sua consciência sintoniza mais fortemente com a dimensão coletiva do que com a individual,  estas pessoas têm uma atitude interventiva em  relação à sociedade, embora nem sempre à sociedade convencional: pode ser um grupo político ou ativista na sociedade, uma sociedade que funcione como uma «irmandade», como sucede com as sociedades secretas (Maçonaria, etc.). Esta pessoas identificam-se profundamente com os interesses desse(s) grupo (s) de pertença.  De tal modo que, quando têm uma família constituída, não é raro que negligenciem os interesses desta em prol dos interesses do (s) grupo( s) em que se integram  pois sentem alguma dificuldade em identificar-se com os objetivos individuais  como o de, por ex., a família ,que é um grupo adstrito à sua dimensão pessoal.

Os nativos com Ascendente Aquário têm, na verdade, uma abordagem impessoal e «universalista» dos outros, lidam com os assuntos humanos dos laços afetivos de forma distanciada e abstrata, como se fossem ideias com as quais podem lidar bem no  plano mental. Esta é uma fragilidade explicada  pela simbologia deste signo, que é orientado para a identificação com a «humanidade», sendo que a apreensão pessoal das necessidades individuais fica limitada , reduzida ao mínimo em troca do respeito pela dimensão social e coletiva da vida humana e do desejo de alcançar os objetivos que são válidos para qualquer ser humano, independentemente da sua cultura, raça, valores ou modo de ser. Aquário interessa-se pela essência ou definição de «humano» no seu sentido global  e , seguidamente, procura encontrar forma de concretizar tudo isso na vida social.  Não é, desde modo, raro, encontrar estas pessoas empenhadas numa vida política  ou em projetos que melhorem algum aspeto da vida coletiva humana.  Isto pode concretizar-se na adesão conservadora embora sem perder o sentido crítico- às normas sociais ou, em alternativa, em atividades interventivas que procuram mudar os comportamentos sociais, e que tanto pode produzir o rebelde que adere a uma minoria revolucionária como o visionário que cria objetos e/ou máquinas que podem  melhorar o viver das massas, ou do político que adota  uma carreira  na qual se podem tomar decisões que afetam a vida de muitas pessoas.

Em alguns casos, estes nativos podem adotar comportamentos excêntricos ou extravagantes, procurando ser diferentes e adotando comportamentos que rejeitam os as normas sociais estabelecidas com as quais não concordam.

Quando, ao Ascendente Aquário se associa a Lua no signo de  Virgem, temos, por um lado, um aprimoramento das potencialidades intelectuais, com uma capacidade analítica muito profunda, que alarga as possibilidades de compreensão dos problemas e , além do mais, a competência para aplicar na vida prática e na realidade concreta e/ou experimental, o que se compreendeu.

A Lua em Virgem é, não apenas inteligente e com grande capacidade de atenção aos pormenores  como também é perfecionista e isso tanto pode produzir uma pessoa que se esforça por estar à altura dos seus ideais como pode, quando a Lua ou  Saturno estão fracos, indicar uma pessoa rígida, fixada nas suas ideias com se estas  fossem verdades absolutas.(sobretudo quando os grupos a que se liga têm comportamentos e ideias mais radicais.)

No plano pessoal, esta pessoa pode ter momentos mais reservados e experimentar dificuldade acrescida na expressão emocional, dada a natural timidez de Virgem e a impessoalidade de  Aquário. Esta colocação da Lua faz com que se façam amigos com facilidade mas seja difícil  estabelecer relacionamentos amorosos de proximidade: enquanto Aquário fica sem jeito quando exprime o que sente em termos emocionais,  que dizem respeito à sua individualidade, Virgem  reprime muitas vezes também o plano emocional e refugia-se num mundo de categorias racionais práticas, analisando o que sente de modo a exercer controlo e domínio sobre isso. Não é, por isso, fácil obter espontaneidade destes nativos.

A Lua rege a 6ª casa e está colocada na 8ª casa.  Atendendo a que a Lua rege a maléfica 6ª casa, a colocação na 8ª é «um mal menor»  embora não seja isenta de consequências que podem ser negativas, como problemas de saúde, sobretudo devido a doença crónica. Esta posição indica a forte possibilidade de haver inimigos constantes ou pessoas ciumentas a causar atrito na vida destas pessoas. No trabalho também pode indicar subordinados desonestos que conduzem a perdas financeiras. Esta posição provoca igualmente pouca satisfação  com o trabalho que tem, havendo sempre algum problema a afetar a sua vida por causa de colegas, subordinados, conflitos, etc.. Será também difícil receber benefícios da riqueza dos parceiros, incluindo do cônjuge, em caso de divórcio.

A Lua está colocada na 8ª casa.  É uma posição algo difícil pois prejudica o bem-estar geral da pessoa  ao mesmo tempo que afeta negativamente a saúde . Se houver maus aspetos para a Lua esses problemas podem tornar-se persistentes ao longo da vida. Também não há paz mental e pode haver dificuldades de concentração mental embora esta colocação não afete a inteligência. Se a Lua estiver forte e sem aflições, pode, no entanto, beneficiar a aquisição pessoal de riqueza pelo trabalho e a instrução, tornando esta pessoa apta para desempenhar vários tipos de trabalho, sobretudo quando incluem investigação. Pode, no entanto, haver falta de autoconfiança. A relação com a mãe é igualmente difícil e esta pode ter uma vida cheia de  problemas. Pelo lado positivo, esta posição  torna esta personalidade muito atraente sexualmente e pode ter faculdades psíquicas desenvolvidas, bem como grande interesse por conhecimentos ocultos.  A Lua forte permite, nesta posição, receber dinheiro de heranças e indeminizações, etc. mas, no caso presente isso é dificultado pelo facto de a Lua reger uma casa dusthana.

Quando , ao Ascendente Aquário e Lua Virgem se associa o Sol no signo Balança, temos mais um elemento da personalidade num signo de Ar. Esta é uma configuração que poderia ser bastante feliz, não fora o facto de o Sol estar debilitado no signo Balança.

O Sol em Balança harmoniza-se muito bem com o Ascendente Aquário produzindo uma personalidade humanitária, excelente comunicadora e argumentadora, com forte orientação para a interação com os outros, acrescendo que o Sol nesta posição humaniza Aquário e torna-o mais apto para se relacionar em parceria. De resto, os valores de justiça, igualdade, liberdade e consenso tornam-se  ainda mais fortes para estas pessoas, que vivem a realidade essencialmente a partir do falar e do comunicar. A consciência destes nativos orienta-se para a procura de uma sociedade mais justa e pode por isso estas pessoas podem ter bastante intervenção na vida pública, quanto mais não seja no plano social.

Entretanto, se o Ascendente em Aquário faz com que esta pessoa se foque no coletivo mais amplo, o Sol em Balança foca o seu interesse nas parcerias pessoais, nas quais a cooperação é a forma mais elevada de partilhar a sua vida. Esta personalidade centra-se sempre nos outros: ou no grupo de pertença, como um todo, ou no parceiro em especial e retira dessa identificação a razão de ser das suas decisões e ações.

O Sol rege a 7ª casa e está colocado na 9ª casa. É uma boa posição pois significa boas qualidades do parceiro de vida em particular e dos parceiros em geral. Estes são honestos, têm posses e são delicados. Esta posição favorece os ganhos a partir do cônjuge e será importante analisar a força do Sol e da Lua para produzir resultados , pois a posição da Lua não favorece grandemente este resultado. Deverá também ter-se em conta que o Sol está no signo de debilitação, o que reduz bastante as possibilidades de sucesso material. A relação com o pai é feliz e a residência em país estrangeiro é uma possibilidade e também é favorável.

O Sol está colocado na 9ª casa.  Deverá receber o aspeto de algum planeta benéfico para produzir bons resultados indubitáveis. Esta posição do Sol indica muitas vezes uma «rebelião» contra os valores espirituais e/ou religiosos recebidos na educação e mudança dos mesmos na vida pessoal. Esta posição indica bom caráter desta personalidade, bem como  do pai, que pode ser uma pessoa altamente espiritual ou religiosa. Mas o pai pode ser uma fonte de sofrimento para estes nativos, pois pode ter pouca sorte, o mesmo acontecendo com estes nativos, que terão que lutar na vida por aquilo que desejam. A visita a países estrangeiros pode também ser fonte de problemas. A condição debilitada do Sol pode também indicar que terão professores ou conselheiros fraudulentos e isso pode acabar por minar a sua autoconfiança e a sua capacidade de influência.

Globalmente, esta personalidade parece estar destinada a aprender algumas lições de desenvolvimento espiritual, podendo ter que lutar com os obstáculos mundanos ao seu sucesso nesta vida terrena.

ajude-nos a melhorar, deixe o seu comentário