Personalidade Básica Ascendente Touro Lua Virgem e Sol Sagitário

cas

Analisamos mais uma personalidade básica a pedido dos leitores, desta vez composta pelos elementos Terra e Fogo.

O Ascendente no signo Touro produz uma personalidade calma e tranquila, que gosta de fazer as coisas sem pressas e «seguindo o ritmo da Natureza».  Estes nativos têm, aliás, uma ligação muito forte com a Terra, gostando de todas as atividades que implicam mexer com a terra, como acontece na agricultura e na jardinagem. Nos tempos que correm, não será difícil ver alguns a organizar uma pequena «horta» na varanda  ou no  jardim.  Estas pessoas foram feitas para seguir os ciclos da Natureza e respondem muito bem a todas as atividades que seguem  um ritmo semelhante. O que significa que «andar numa correria» cheio (a) de nervosismo e a competir desenfreadamente para obter uma promoção que outro (a) colega no trabalho também deseja, ou responder a um enorme conjunto de objetivos em tempo record, não é para estas pessoas. Podem ser muito trabalhadoras mas odeiam pressas e não aguentam trabalhar sob essa pressão. Esta característica faz com que possam ser muito concentrados na realização de qualquer tarefa, isto é, persistem , de forma determinada e «dure o tempo que durar» na sua concretização. A sua convicção é que «cada coisa tem o seu tempo» e este tem que ser respeitado.

Deste modo, se você é um (a) dos aceleras da vida moderna, sempre a correr para cumprir uma «linha de objetivos» , sempre numa atmosfera de nervosismo e de stress, a contar os minutos e segundos de que dispõe para cumprir os seus objetivos, a interação com estas pessoas talvez trouxesse algum  equilíbrio à sua vida pois, à sua exclamação «tenho pressa!» estes nativos contrapõem a afirmação tranquila «calma».  E continuam a realizar as suas tarefas com a mesma determinação e convicção, sem alterar um segundo o tempo necessário.

Apesar de tudo isto, estes nativos adoram uma «boa vida»- leia-se com todos os confortos, uma boa casa, amigos e família, boa comida…. E, como tal, estão dispostos a fazer por isso, sendo capazes de trabalhar incansavelmente. Podem também ser bastante poupados nos gastos, até terem o suficiente para gozar a vida que desejam ter.   E podem aplicar-se na aprendizagem de novas competências para tornar mais eficaz esse objetivo, adquirir uma boa educação, focar-se nos conhecimentos necessários para lá chegar. E, quando fixam um objetivo a atingir, nada os demove. Tudo o que fazem em cada dia é trabalhar para chegar à sua concretização. Talvez seja por isso que, apesar de terem um ritmo mais lento em termos de comportamento, do que os nativos dos signos de Ar e de Fogo, podem ser mais bem sucedidos porque se focam na concretização e na execução e são mais determinados  e persistentes do que aqueles.

Os nativos com AscendenteTouro valorizam antes de mais a sua família, que é a base a partir da qual são capazes de fazer os maiores sacrifícios para terem sucesso na vida.  Assim, a vida emocional no contexto familiar é uma necessidade que, quando não é satisfeita, reduz muito a capacidade de estas pessoas darem sentido à sua vida e a todo o trabalho que estão dispostos a realizar. A família e um relacionamento romântico bem -sucedido com o cônjuge é o fermento que faz estas pessoas lutar por um status elevado e por todo o conjunto de bens e de confortos que completam a sua felicidade e sucesso. A família é  o ponto de partida para quererem mais e mais posses mas é também a sua posse mais valorizada e desejada.

Quando ao Ascendente Touro se associa a Lua em Virgem , também de elemento Terra, percebemos que esta personalidade tem grande potencial de concretização, está orientada para o fazer , no plano prático, muito mais do que para o pensar, em termos teóricos. E pode sentir grande prazer em realizar tarefas  minuciosas que exigem controlo da mão, aptidão técnica e perfecionismo. Conhecemos casos de pessoas com esta configuração que adoram trabalhar com miniaturas de máquinas, são capazes de as montar e de as pôr em funcionamento. Outras orgulham-se de terem «mão de cirurgião», que podem usar literalmente ou para realizar outras tarefas igualmente exigentes em termos de precisão. É conhecido o caso do malogrado rei Luís XVI de França que tinha uma verdadeira paixão por relógios- montar o mecanismo, arranjá-lo, etc.  e cujo Ascendente estava em Virgem. Meticulosidade e atenção ao pormenor e aplicação desse talento aos pequenos problemas do quotidiano, nada dá maior satisfação a estas pessoas. E ao serem bem- sucedidas nesse intento, a sua segurança interna fica assegurada porque se sentem «no controle».

A Lua em Virgem orienta a pessoa para os objetivos práticos, para se envolver no mundo através do trabalho e do uso das mãos. É por isso que estas pessoas são mais felizes quando estão a organizar e a tornar mais eficiente o ambiente à sua  volta do quando estão  desocupadas. Não ter «nada» para fazer é o mesmo que perder o rumo, sentir-se vazio e sem significado. Para serem felizes, precisam de se sentir úteis. Não admira que os amigos os apreciem tanto!

A Lua rege a 3ª casa e está colocada na 5ª casa. É uma boa posição para os que têm irmão,  não apenas porque o relacionamento com os irmãos mais novos é feliz mas também porque estes são em geral pessoas bem sucedidas na vida, podendo ser bastante inteligentes, prósperos, instruídos.  Esta posição também faz com que a pessoa goste de fazer viagens curtas frequentes e tenha um forte sentido de aventura. Os desejos são realizados, se a Lua estiver sem aflições e estes nativos podem ter talento musical, para a dança ou para a representação dramática. Podem ter uma voz excelente e serem bons comunicadores. Estas pessoas são também altamente motivadas, corajosas, com   uma personalidade jovial e entusiasta.

A Lua está colocada na 5ª casa. É uma posição que favorece grandemente a inteligência e a criatividade, sobretudo quando está brilhante no nascimento. Dá convicções firmes, uma excelente instrução e, se o resto do horóscopo o confirmar, pode permitir a fama e grande sucesso. Os filhos, se os houver, serão também talentosos e inteligentes e haverá uma relação próxima com eles. Esta colocação torna os nativos apreciadores de tudo o que é belo e também da Arte, desporto, jogo, etc.. Os investimentos e projetos pessoais podem ter grande sucesso e permitir a riqueza. Em alguns casos estas pessoa ocupam posições importantes e de liderança a nível político. O caráter é orientado por elevados princípios morais e estas pessoas têm  inclinação para fazer boas ações. Em alguns casos há também devoção religiosa. Globalmente, estes nativos são de confiança e amam a verdade. Têm além disso sorte no amor, bem como nos confortos gerais da vida, vivendo em geral uma vida confortável e feliz, sem grandes lutas pela sobrevivência ou pela realização dos seus desejos.

Quando, ao Ascendente Touro e Lua Virgem se associa o Sol no signo Sagitário  , temos o elemento Fogo a dinamizar esta personalidade, acentuando o amor pela verdade e pelos princípios morais e filosóficos. Mas, apesar disso, há uma nota de dissonância na posição e na natureza deste Sol que, de algum modo, quebra a harmonia criada pela ligação entre o Ascendente e o signo da Lua.

O Sol em Sagitário é aventureiro, um espírito livre, pensador e «viajante», tanto no sentido literal como metafórico, ansioso por compreender  a ligação entre a realidade material e a realidade espiritual. Desenvolve um  espírito de tolerância,  de gosto pelo transcendente, ao mesmo tempo que rejeita todos os dogmatismos que aprisionam o espírito. Respeita a tradição mas submete-a ao crivo da razão  e não aceita «verdades feitas» por ninguém.  No plano geral da vida, estas pessoas precisam de espaço e de liberdade e, nesta combinação, ajudam a fixidez de Touro a ser mais adaptável e a diluir alguma teimosia e quaisquer ideias absolutas. Possui um estilo franco, amável e jovial, embora, dada a tendência tímida e reservada da Lua em Virgem, esse traço possa estar mais ténue nesta personalidade. Mas o perfecionismo de Virgem pode produzir seres que procuram alcançar o máximo de desenvolvimento espiritual, mental e também físico, buscando maior equilíbrio entre estes aspetos do seu ser.

O Sol rege a 4ª casa e está colocado na 8ª casa. Não é, realmente, uma boa posição. Esta posição do Sol não apenas afeta negativamente a felicidade pessoal, que a Lua promete, como prejudica a aquisição de propriedade móvel e  imóvel: casa, terras, veículos e, quando a pessoa consegue obter essa propriedade, causa problemas constantes relacionados com ela, incluindo despesas inesperadas. Esta posição também não favorece a mãe nem a relação com ela e, em alguns casos, a mãe pode ter morte prematura ou ter problemas constantes de saúde, uma vida difícil, etc. A educação também é prejudicada e caberá determinar, pela análise global do horóscopo, se a Lua tem força suficiente para contrariar esta posição do Sol. É difícil receber herança de propriedade materna ou ancestral. Porém, os aspetos espirituais são favorecidos e estes nativos têm muitas vezes uma paixão pelos conhecimentos ocultos.

O Sol está colocado na 8ª casa. Segundo os textos clássicos, esta posição dá uma duração média de vida, a menos que o Sol esteja muito forte ou muito fraco. Trata-se de uma posição que também não favorece o pai, que pode ter grandes dificuldades na vida, problemas de saúde persistentes ou morrer cedo. Pode haver problemas de saúde afetando a fertilidade e os órgãos genitais. A visão também pode ser fraca . A carreira pode ser uma fonte de preocupações,  com altos e baixos, embora isso não signifique que não haverá sucesso. Estes nativos deverão ainda ter cuidado com acidentes , sobretudo envolvendo a cabeça. Agora, nem tudo é mau com esta posição do Sol: é uma posição excelente para os buscadores espirituais, para os estudantes de saberes místicos e filosóficos ou de ocultismo e também  dota a pessoa de grande intuição, que abre o sucesso em qualquer carreira ligada à  investigação. Estes nativos gostam de manter segredo de várias facetas da sua vida. Se o Sol estiver forte, podem receber heranças ou legados, embora seja necessário que receba bons aspetos.

Esta é uma personalidade que poderá ter momentos de grande sorte e felicidade, alternados com outros em que enfrentará alguns obstáculos, sobretudo no plano material.

ajude-nos a melhorar, deixe o seu comentário