Trânsito de Saturno no Signo Sagitário

 esper

No dia 26 de Janeiro de 2017 e até 23 de Janeiro de 2020 , iniciar-se-á o trânsito de Saturno no signo Sagitário, de acordo com o Zodíaco Sideral, seguido pela Astrologia Jyotish. Porém, no ano de 2017  fará ainda um retorno ao signo de Escorpião, entre 20 de junho e 26 de outubro desse ano, sendo necessário estar atento a este período em que estará retrógrado e voltará a estar num signo tumultuoso, em termos de transformações, podendo estas  ser súbitas e sem qualquer aviso, como tem sucedido ao longo destes últimos dois anos.

O trânsito  de Saturno no signo de Sagitário será mais leve para todos, mesmo os que experienciam o trânsito Sade Satti  que dura sete anos e meio e que pode trazer alguns tumultos significativos para a vida de quem o experiencia. Mas, no signo Sagitário, Saturno perde uma boa parte da sua dureza e feroz intransigência, sendo menos punitivo e muito mais apoiante de um sentimento de esperança e de otimismo em relação aos assuntos gerais da existência. Assim, após estes anos, nos quais Saturno obrigou  a descer aos planos mais escondidos da individualidade de cada um e  que podem ter sido bastante traumáticos para alguns, na violenta imposição de mudança  e da adoção de novos  modos de ser que todos nós, mais ou menos, temos sido impelidos a executar, por não termos qualquer outra alternativa; após este tempo em que podemos ter perdido coisas e seres a que nos afeiçoáramos e sofrido com perdas financeiras, problemas de saúde, perda de posição social e do nosso poder de afirmação no trabalho e na vida, agora vem um novo período em que o otimismo e a alegria de viver se tornam outra vez possíveis. Saturno em Sagitário não produz, segundo a tradição, efeitos maléficos: ele torna-se o aliado de Júpiter , o regente de Sagitário,  e o facilitador de novos caminhos que permitem desenvolver a sabedoria e a espiritualidade. Este será um período para nos deixarmos inspirar por figuras de autoridade como o pai, o mestre ou professor ou figuras espirituais e/ou religiosas,  para nos descobrirmos, de algum modo, discípulos numa nova aventura, que é a de nos tornarmos mais sábios, mais conscientes  da nossa natureza divina e espiritual.

Assim, algumas pessoas, sob o novo trânsito de Saturno, poderão reconhecer a sabedoria do pai ou de outra figura  com autoridade equivalente e aceitar ser guiadas por ela; outras poderão sentir necessidade de estar mais próximas da religião e, se  tiverem sido pouco praticantes até agora, poderão dar consigo a sentir vontade de assistir a cerimónias religiosas, a praticar os rituais tradicionais das suas crenças, a ir em peregrinação, à procura de alimento espiritual. Muitas poderão encontrar inspiração em algum grande mestre de sabedoria e procurar nele a orientação para encontrar um novo sentido para as suas vidas.

Outras , porventura, sentirão vontade de aprofundar os seus conhecimentos e retomarão os estudos superiores, pois quererão encontrar fundamentos mais consistentes para as suas crenças e convicções, bem como reformular a sua visão do mundo e do que desejam /esperam encontrar e realizar na vida. Outras anda quererão  ajudar outros com a sua experiência e partilhar o seu saber com outros ,  de forma altruísta, permitindo , desse modo, que beneficiem do saber  e da experiencia de vida que acumularam.

De modo geral, todos se sentirão mais altruístas neste período, mais convictos de que desejam fazer o que é correto, mais generosos em relação aos outros, mais cordatos e responsáveis, assumindo que , em parte, todos somos responsáveis por todos os outros seres, pois formamos uma unidade de ser com os seres que partilham o nosso mundo. As tradições serão potencialmente mais respeitadas e haverá mais predisposição de cada um para respeitar os velhos costumes sociais e/ou religiosos, os rituais tradicionais podem adquirir novo relevo, compreendendo-se a sua importância na união entre os membros da sociedade.

Sagitário está relacionado com as crenças mais elevadas, com os princípios divinos que orientam o nosso percurso de desenvolvimento espiritual; Saturno está relacionado com a lei estabelecida, com a organização e o respeito pelas regras sociais. Assim, neste período não serão de esperar muitos comportamentos de rebeldia em relação às tradições ou regras sociais, será mais expectável que cada um se torne mais aberto à compreensão dos motivos que estão na origem dessas regras e ao reconhecimento de que o «bem comum» não é possível sem a obediência a regras, embora estas possam ser mais flexíveis em Sagitário e possam mudar de acordo com o que é mais justo para todos. O trânsito de Saturno por Sagitário ajudará a reconhecer os fundamentos justos para adotar determinadas regras sociais, da mesma forma que permitirá  deixar aparecer a fé e a esperança de que «as coisas podem mudar» e  algumas dessas mudanças podem mesmo receber a  ajuda de  uma força divina que vem em auxílio dos que dela necessitam.

E esta é uma diferença fundamental entre o trânsito de Saturno em Escorpião, que agora termina, e o novo trânsito por Sagitário: em Escorpião, Saturno não permite  sentir qualquer efeito de «misericórdia»; aqui a sua ação é traumática,  podendo parecer somente punitiva nas lições que traz. Mas, em Sagitário, a «mão da Providência» ou da «ajuda divina» para os que nela acreditam, tem uma presença clara para todos os que recorrem a ela nos momentos difíceis.

Sagitário também simboliza o esforço pessoal para se tornar melhor, para assumir a divindade e a  espiritualidade que está contida no âmago de cada um. Assim, este período fará sentir  a cada pessoa, dependendo da casa do horóscopo ocupada por Sagitário e por Saturno, quais os aspetos da sua vida que precisam de ser aperfeiçoados e acerca dos quais ela pode agora sentir a esperança de uma melhoria. A diferença neste novo trânsito, é que a pessoa não será obrigada a reconhecer isso «à força», mas sentir-se-á antes inspirada a aperfeiçoar essa área da sua vida e quererá, por si mesma, ser melhor e fazer melhor nessa área. Cada um sentirá o impulso para acreditar numa força maior do que si próprio, qualquer que ela seja e que transcende a existência meramente individual. Cada um sentir-se-á portanto como membro de uma comunidade maior e essa pertença preencherá  potencialmente de mais  sentido, a sua vida.

Ao longo deste trânsito,  Saturno atravessará 3 diferentes constelações ou Nakshatras: Moola, Purvashada e Uttarashada.  Cada um  compõe um cenário diferente para os efeitos deste trânsito,  como referiremos na descrição deste trânsito de Saturno  em Sagitário para cada signo Ascendente.

ajude-nos a melhorar, deixe o seu comentário