Trânsito de Saturno por Sagitário- Ascendente Gémeos

myo

Saturno inicia, no próximo mês de Janeiro, um novo trânsito. No seu horóscopo, vai transitar pela 7ª casa, durante dois anos e meio (embora o  trânsito só termine em 2020, uma vez que Saturno ficará retrógrado, regressando ao signo Escorpião entre 20 de junho e 26 de outubro de 2017). E este período pode ser muito problemático para todos os seus relacionamentos pessoais: em primeiro lugar, o casamento; depois as parcerias de negócios e até os amigos, toda esta área será objeto de profundas transformações ao longo deste trânsito.

A 7ª casa é uma casa que significa os relacionamentos de longo termo, os laços legais, os parceiros, a vitalidade e a potência (sexual), os prazeres, as paixões e os  confortos, a conduta moral, a vida conjugal, a residência em terras estrangeiras, a expansão e os negócios, as viagens,  o comércio. Pois bem, em relação a alguns destes significados ou a todos eles, conforme o caso, chegou o momento de avaliar e diagnosticar limitações, obstáculos ao seu crescimento e desenvolvimento pessoal a nível profundo.  Tudo o que, nestas áreas, não estiver a contribuir para esse desenvolvimento, será colocado em evidência para que você tome consciência de que o problema existe , que é preciso corrigi-lo e depois seguir em frente.

Saturno traz atrasos, pressões, contrai e torna mais lento, traz miséria ou sofrimento para as áreas de vida afetadas pelo seu trânsito se nós não lhes dermos atenção. Se ignorarmos estas áreas agora podemos contar com a derrota e com o sofrimento. Saturno torna os assuntos da casa onde transita mais lentos e prejudica-os porque causa uma demora e mantém esses assuntos pendentes não permitindo que acabem de imediato até aprendermos a lição devida.

Entre 26 de janeiro de 2017 e 2 de março de 2018, Saturno transita pelo Nakshatra de Moola, com regência de Ketu. Ketu e Saturno têm uma relação de amizade mas Saturno rege a 8ª  e a casa , transitando pela 7ª.  A ação de Saturno  na 7ª casa e de Ketu na 8ª casa  (a partir de agosto de 2017) trará uma descarga de fatores kármicos que deverão ser resolvidos durante este período, relacionados com os seus relacionamentos.  Laços profundos vindos do passado poderão chegar ao fim com algum dramatismo e você pode enfrentar a separação em relação a algumas pessoas que até agora julgava indispensáveis na sua vida. Essa separação pode ocorrer de diversas formas mas, essencialmente, o aspeto a reter é que este é o momento em que  deve desligar-se desses laços porque eles são restos de um passado remoto que já não desempenha nenhuma função útil no seu crescimento individual  e, pelo contrário, impedem esse desenvolvimento. Assim, poderá encontrar pessoas neste período, pelas quais sentirá uma grande fascinação, durante algum  tempo, até que, a essa euforia e entusiasmo inicial, se seguirá a desilusão,  acompanhada porventura de sentimentos de vazio, etc.. Essa é a forma de Ketu nos libertar de emoções que são uma espécie de restos fantasmagóricos que transportamos pesadamente na nossa bagagem de memórias e que nos impedem de seguir em frente.  O processo em si pode, no entanto, causar inércia interior e falta de desejo de viver, durante algum tempo.

Entre 2 de Março de 2018 e 27 de dezembro de 2019, Saturno transita pelo Nakshatra de Poorvashada, com regência de Vénus. Vénus e Saturno têm uma relação de amizade e Vénus rege a 5ª casa do horóscopo pelo que este novo período do trânsito será mais positivo para  a felicidade  nos relacionamentos. Durante este período, novos relacionamentos amorosos podem ser bem-sucedidos e felizes, tanto emocional como sexualmente. Este pode ser um período de troca emocional profunda com o parceiro, com uma ambiência de intimidade  bem- sucedida.

Entre 27 de dezembro de 2019 e 23 de janeiro de 2020, Saturno transita pelo Nakshatra de Uttarashada, com regência do Sol. O Sol e Saturno são grandes inimigos pelo que, durante este período,  a coragem individual, a motivação, o espírito de iniciativa encontram-se diminuídos, bem como a capacidade de comunicar com clareza as ideias, pelo que será um período em que é preciso puxar pela energia para levar a cabo as várias tarefas da existência.  Evite discussões desnecessárias com todos os parceiros, será difícil chegar a consensos nesta altura.  E altere alguns dos padrões comportamentais que o (a) caracterizam: comentar desnecessariamente episódios da vida dos amigos e conhecidos, contar o que, em segredo, alguém lhe disse. Neste período, esses comportamentos podem  voltar-se contra si.

Ao longo deste trânsito, todos os relacionamentos , tanto os que se relacionam com os negócios como o relacionamento conjugal , estarão em foco na sua vida.  Se você trabalha com parceiros de negócio, pode acontecer que, durante este trânsito, as suas propostas e opções sejam postas em causa e que, antes de surgirem novas oportunidades, você tenha que enfrentar obstáculos, atrasos, oposições por parte dos parceiros. Poderá ter que realizar viagens e movimentações várias para fins profissionais, nem sempre com agrado da sua parte. Terá que fazer um esforço extra para comunicar , tanto em casa como na vida profissional e corre o risco de desentendimentos por isso esqueça a forma clara como pensa e acha que se exprime e faça um esforço adicional para o bom entendimento: não se trata de por em causa os seus dotes como comunicador(a), mas de uma lição de  humildade que Saturno obrigará a assumir, se não o fizer de livre vontade.  Este não é um período para ser impulsivo (a) e, se tentar levar a sua vida «numa correria», sem parar para «assentar» as coisas, Saturno trará as correções devidas, na forma de atrasos, obstáculos, etc. Para quê? Para lhe ensinar a virtude da paciência, para que, em vez de tentar «acelerar» a vida, aprender a estruturá-la com alguma estabilidade. Embora as estruturas não durem para sempre, não é possível estar sempre em estado de mudança, há que deixar a realidade compactar-se e solidificar-se para ser totalmente experienciada, esta é uma das lições de Saturno.

Ao lançar um aspeto para a 9ª casa, Saturno em Sagitário pode produzir uma inspiração que mude as suas crenças e  tudo o que tem sido objeto da sua fé, religiosa ou outra.  Uma nova relação com  o pai é possível, mais amadurecida e apreciadora da sabedoria baseada na experiência. As viagens por países estrangeiros podem ser particularmente positivas para a sua visão do mundo e da vida.

Saturno também forma  aspeto com a sua 4ª casa,  e aqui  vai  ajudar a reformular a sua ideia de felicidade, a compreender melhor as limitações e os deveres que a existência física traz a cada um de nós e talvez lhe ajude a descobrir que é possível ser feliz apesar de tudo isso, se compreendermos os objetivos profundos que nos trazem à existência no mundo material. Essa perceção permite uma nova noção de «destino», conduzindo à aceitação da vida terrena  como palco de um aperfeiçoamento individual que é tanto material como espiritual.  Pelo aspeto que lança para o Ascendente, Saturno ajuda a redefinir a sua identidade pessoal baseada na aceitação dos seus limites e responsabilidades. Contribui para amadurecer a personalidade embora também possa baixar  a sua vitalidade e reduzir o entusiasmo geral em relação a todas as atividades que, até agora, lhe pareceram tão importantes , sobretudo se você  for um (a) entusiasta da vida mundana.

Durante este novo trânsito evite  tudo o que pode prejudicar a sua saúde e aprenda algumas técnicas de relaxamento para evitar o stress e os problemas de estômago com origem nervosa. Aprenda a abrandar o seu ritmo, esta é talvez a condição mais simples que pode ajudar a levar a bom termo este novo trânsito de Saturno.

ajude-nos a melhorar, deixe o seu comentário