Trânsito de Saturno por Sagitário- Ascendente Leão

 

leo1

No início do próximo ano, em 26 de janeiro, Saturno vai iniciar mais um trânsito, desta vez pelo signo de Sagitário. Este planeta muitas vezes traz  atrasos, pressões, contrai e torna todo os processos mais lentos, traz miséria ou sofrimento para as áreas de vida afetadas pelo seu trânsito se nós não lhes dermos atenção. Saturno torna os assuntos da casa onde transita mais concentrados ou lentos e pode causar prejuízo porque produz uma  demora e mantém esses assuntos pendentes não permitindo que acabem de imediato até aprendermos a lição devida. A ação de Saturno no signo de Sagitário é, no entanto, menos restritiva do que na generalidade dos signos. Aqui Saturno atua de forma a gerar entusiasmo para procurarmos voluntariamente a mudança onde ela é precisa.

No seu horóscopo, Saturno vai transitar pela  5ª casa, durante dois anos e meio ( com um intervalo entre 20 de junho e 26 de outubro de 2017, período durante o qual fica retrógrado e regressa ao signo Escorpião) . E este será   um período no qual  questionará o uso que tem feito dos seus talentos naturais, da sua inteligência  e capacidades criativas, da educação que prosseguiu (ou não).  Se  tiver negligenciado esses talentos no passado, se não estiver a tirar partido de todas as suas potencialidades, agora vai sentir necessidade de melhorar esta  área da sua vida para  tirar maior partido das suas potencialidades. Se tiver filhos, vai decididamente preocupar-se com a educação deles, com tudo o que pode aperfeiçoar a sua inteligência e prepará-los para serem pessoas criativas e capazes de deixar uma marca individual no mundo. Se o relacionamento com eles não estiver bem,  seja por ter pouco tempo para lhes dedicar ou porque o modo como o tem feito precisa de melhoramentos,  Saturno vai obrigá-lo (a) a confrontar-se com essa realidade  e inspirar uma outra forma de se relacionar com eles de modo mais proficiente. Se tem um relacionamento estável e ainda não tem filhos, nesta altura poderá questionar-se sobre as razões de não os ter e, se estas forem devidas a problemas na conceção , esse problema pode  ser  esclarecido e  resolvido agora. Se  não completou os estudos e desistiu deles por alguma razão, agora também vai perguntar-se porque é que isso aconteceu e , após compreender as razões disso acontecer, vai sentir que uma educação melhor permitiria o acesso a uma realização pessoal e profissional mais satisfatórias, isso, claro está, se estiver numa fase da sua vida em que ainda tem um futuro profissional que pode ser influenciado de forma decisiva por essa formação mais completa.

A 5ª casa significa  a inteligência, as  emoções, a criatividade e a imaginação, o discernimento e a capacidade de discriminação, os talentos intelectuais, a memória, a inteligência criativa, o  nível de educação, a felicidade emocional, o  romance, o  amor,  o (a) amante, ganhos de investimentos especulativos e jogos de sorte, capacidades de organização, sucesso, filhos, crianças, conhecimento, sabedoria, educação/aprendizagem superior, inclinações, objetivos espirituais, discípulos e estudantes, devoção, amuletos, recursos e méritos que trazemos como karma anterior, futuro, digestão, entretenimento, objetivos criativos e de lazer, as boas ações que deram créditos em vidas  passadas, romance por prazer, em oposição ao casamento como compromisso.

Entre 26 de janeiro de 2017 e 2 de março de 2018 Saturno transita pela constelação Moola, no início de Sagitário. O Nakshatra Moola tem regência de Ketu. Nesta altura Ketu transita pelo signo Aquário, na 7ª casa, até  18 de agosto de 2017, ao mesmo tempo que o outro nodo, Rahu, transita pelo Ascendente, colocando a ênfase no ego e na sua individualidade.  Assim, durante este período, você poderá desvincular-se ou separar-se de algumas parcerias, tanto de negócios como amorosas ou conjugais e  sentirá uma forte necessidade de refundar as suas capacidades  e de reafirmar os seus talentos e criatividade. Para tal poderá compreender que precisa de adquirir novas competências, prosseguir o processo de educação a nível superior, frequentar algum curso de aperfeiçoamento ou de desenvolvimento de novas competências. Mas o trânsito durante este período poderá dar poucos resultados, talvez porque você entre num espírito competitivo em que o mais importante seja ,«vencer a todo o custo» ,qualquer oponente- sobretudo no período entre 18 de agosto de 2017 e 2 de março de 2018-  mais do que aprender realmente a fazer um uso melhor dos eus talentos naturais e da sua inteligência. Se isso acontecer, é bem provável que Saturno lhe faça conhecer dificuldades para alcançar o que pretende, trazendo obstáculos e insucesso nesses objetivos. Assim, tenha a certeza de que, ao frequentar um certo curso, ao procurar obter esta ou aquela certificação de competências o faz realmente para melhorar as suas aptidões e para melhorar o seu próprio desenvolvimento e não por razões fúteis  de orgulho ou de vaidade, que serão penalizadas por Saturno.  O primeiro período do trânsito de Saturno por Moola- até agosto de 2017- pode ser desafiador para os relacionamentos amorosos, podendo mesmo conduzir à separação. Se assim acontecer e se houver bases seguras para esse relacionamento, os problemas surgidos poderão ver a sua resolução após esta primeira etapa do trânsito de Saturno.

Entre 2 de março de 2018 e 27 de dezembro de 2019 Saturno transita na constelação Poorvashada, que tem regência de Vénus. Vénus rege a e a 10ª casas do seu horóscopo. A tensão do período anterior alivia-se agora, e podem surgir novas oportunidades de emprego, bem como pode haver  sucesso das novas competências que desenvolveu na parte inicial deste trânsito. Haverá potencialmente mais entusiasmo e vontade de fazer coisas novas no plano profissional. Pequenas viagens ou deslocações podem ser mais frequentes neste período, relacionadas com a vida profissional. A sua popularidade e reputação podem melhorar, contanto que sejam fruto do mérito por um trabalho  e esforço realizados. A sua atenção estará mais focada nas questões da carreira do que na vida familiar ou amorosa. Poderá ter a ajuda de irmãos mais novos, se os houver, nesta fase da sua vida.

A última parte do trânsito de Saturno far-se-á na constelação de Uttarashada que tem regência do Sol, o regente do seu Ascendente. Saturno e o Sol são inimigos pelo que o período entre 27 de dezembro de 2019 e 23 de janeiro de 2020, altura em que Saturno mudará outra vez de signo, para o signo de Capricórnio, que rege, poderá fazer regressar a questão dos relacionamentos e da sua individualidade para o topo da sua vida. Questões que não tenham ficado resolvidas no período inicial do trânsito de Saturno (entre 26 de janeiro de 2017 e 18 de agosto do mesmo ano) poderão agora ser revividas  de modo a que as lições de Saturno sejam aprendidas, a bem ou a mal.  Se essas questões tiverem ficado satisfatoriamente resolvidas,  este pode ser um período no qual você sentirá menos o impacto de Saturno mas será de esperar que o seu estado mental esteja menos otimista, a sua saúde pode ficar mais frágil e a sua vitalidade diminuída, para que se dê conta da fragilidade da sua condição humana: a beleza e o brilho individual precisam de se alicerçar numa matriz mais funda do que o desejo fútil de admiração dos outros ou o cultivo da vaidade pessoal.

Ao longo deste novo trânsito de Saturno haverá um alívio geral relativamente ao trânsito anterior pela 4ª casa. Problemas com a casa, com o veículo, com a profissão deverão agora ser resolvidos ou atenuados e você sentirá mais bem -estar no plano subjetivo e material. A sua educação e/ou a educação dos filhos poderão trazer algum stress, que se poderá dissipar ao longo do trânsito, à medida que a tensão diminui e você vê a sua vida entrar na normalidade esperada.

Ao mesmo tempo que transita pela 5ª casa, Saturno estará em aspeto com a 7ª , com a 2ª e com a 11ª casas. Os assuntos significados por estas casas também estarão em evidência. O aspeto para a 2ª e para a 7ª  e 11ª casas  mostram que este trânsito também vai mexer com a sua vida profissional , com a aquisição de riqueza e a sua acumulação e com os negócios. A sua forma habitual de trabalhar, a atenção que dá (ou não dá) à aquisição de competências novas e de conhecimentos, a forma como adquire e  usa os  recursos financeiros  que resultam do seu trabalho, as formas de colaboração pessoais e todas as parcerias, a vida familiar e os contratos que realiza, estarão agora em foco, ao mesmo tempo que a realização dos desejos e das ambições vai aparecer na sua consciência  e fará nascer o desejo de realizar o que até agora ainda não conseguiu fazer, motivando para adquirir as competências necessárias para o efeito.

ajude-nos a melhorar, deixe o seu comentário