Trânsito de Saturno por Sagitário- Ascendente Balança

fo

Apresentamos o  trânsito de Saturno no  signo Sagitário para o Ascendente Balança que será menos traumático do que o trânsito anterior pelo signo Escorpião. Geralmente, Saturno traz atrasos, pressões, contrai e torna todos os processos mais lentos, traz miséria ou sofrimento para as áreas de vida afetadas pelo seu trânsito, sobretudo  se nós não lhes dermos atenção. Se ignorarmos as áreas  que este trânsito coloca em foco, podemos contar com algum sofrimento. Saturno torna os assuntos da casa onde transita mais lentos e prejudica-os porque causa uma demora e mantém esses assuntos pendentes, não permitindo que acabem de imediato até aprendermos a lição devida.

No seu horóscopo, Saturno vai transitar pela 3ª casa, durante dois anos e meio.  No entanto, entre 20 de junho de 2017 e 26 de outubro do mesmo ano, Saturno fica retrógrado e regressa uma última vez ao signo de Escorpião para entrar depois definitivamente no signo Sagitário até janeiro de 2020. Este pode ser  um período de  questionamento acerca dos seus talentos naturais, da sua coragem e capacidade de iniciativa, da sua motivação em geral para levar a cabo os projetos em que se envolve , da energia  e do esforço que tem (ou não tem) desenvolvido para singrar na vida em geral.  E, se  tiver negligenciado tudo isto no passado, se não estiver a tirar partido de todas as suas potencialidades, agora vai sentir necessidade de melhorar essas áreas da sua vida. Vai sentir um novo entusiasmo ao planear e procurar essas mudanças.  Se tiver irmãos mais novos e alguma coisa não estiver a correr bem na sua relação com eles Saturno vai  trazer ao de cima todos os ressentimentos, questões não resolvidas no passado, e nas quais talvez não tenha voltado a pensar de forma consciente, para que agora elas sejam enfrentadas e resolvidas. Se  tem algum talento especial, sobretudo artístico e, até agora, por alguma razão, não o tiver utilizado ou tiver descurado o seu aprimoramento, agora vai sentir que devia ter dado atenção a essa faceta do seu ser e que muita da insatisfação ou falta de sentido pessoal em termos de realização  se devem a ter ignorado os seus dons naturais.

Uma outra área da sua vida que estará em foco nesta altura é a forma como você comunica com os outros: porque não consegue fazer-se entender quando fala com determinadas pessoas? O que é que falha na sua forma de interagir com os outros? E todas as formas de expressão pessoal serão alvo de uma nova consciência que levará inexoravelmente a mudanças nessa área. Você poderá usar o poder discriminativo da sua mente para examinar o que está errado na sua forma de escrever, de  falar ou, se tiver alguma atividade artística, no estilo ou na forma do que quer transmitir.  Tudo o que poderá mudar nesta área ser-lhe-á mostrado através das falhas que comete e  talvez tenha cometido muitas vezes no passado. A diferença é que, agora, estará consciente das razões porque isso acontece e poderá  e quererá fazer algo acerca disso.

A 3ª casa é uma casa que significa  coragem e bravura, iniciativa, empreendedorismo, capacidade de liderança, competências de compreensão intelectual e discursiva (o poder de aprender), comunicação, irmãos mais novos, vizinhos, força física, viagens curtas, iniciação nas técnicas espirituais, competências de  escrita e de  comunicação, refeições, ouvido direito, nível energético dos desejos, artes criativas. Qualquer um destes significados pode agora estar em evidência ao longo destes dois anos e meio. E as áreas em que alguma coisa não tiver corrido bem e houver alguma coisa que precisa de ser modificada aparecerão na sua vida sob a forma de eventos que propiciarão essa mudança.

Entre 26 de janeiro de 2017 e 2 de março de 2018 , Saturno transita pela constelação de Moola, que tem regência de Ketu. Este, até agosto de 2017, transita em Aquário, na 5º casa e provoca instabilidade mental, desinteresse e separação por tudo o que é representado pela casa onde está a transitar. A 5ª casa representa a inteligência e a criatividade e a 3ª casa mostra os talentos que podem exprimir essa inteligência ou criatividade sob a forma de comunicação. Porém, Ketu deprime essa atividade  da mente, produzindo uma inércia mental que  prejudica toda a clareza de pensamento ou o desenvolvimento de novos projetos ou iniciativas. Quando, em Agosto desse ano, entrar no signo Capricórnio, na 4ª casa, a sua ação também não será a melhor para garantir a felicidade ou o bem- estar pessoal. Porém, Saturno, ao transitar pela 3ª casa, tem bom desempenho, pois é um planeta maléfico a transitar numa casa upachaya  e é um planeta amigo para o seu Ascendente pelo que, após pressões e obstáculos, poderá permitir obter resultados positivos nas iniciativas e esforços pessoais .Mas poderá haver alguns desafios nos relacionamentos com crianças, irmãos, primos, vizinhos, amigos, não sendo fácil comunicar de forma positiva com eles. Terá que desenvolver paciência e mais esforço do que é habitual para gerar consensos nesta altura. Poderá efetuar pequenas deslocações durante este período, que poderão dar resultados positivos para a área profissional.

Entre 2 de março de 2018 e 27 de dezembro de 2019, Saturno transita pela constelação Poorvashada, que tem regência de Vénus, o regente do Ascendente. Este período será melhor do que o anterior, sobretudo ao nível dos relacionamentos, sendo potencialmente um período mais feliz emocionalmente falando. Poderá haver, no entanto, alguns desafios em relação aos estudos e à educação, se estes forem negligenciados ou levados pouco a sério. Subjetivamente, haverá um alívio de tensões psicológicas e todos os aspetos da vida correrão com mais estabilidade e harmonia.

Entre 27 de dezembro de 2019 e 23 de janeiro de 2020, altura em que terminará este trânsito, Saturno transita pelo Nakshatra Uttarashada, com regência do Sol. Será um período potencialmente menos positivo do que  o anterior, pois o Sol e Saturno são inimigos. Assim, poderá ser mais difícil ganhar dinheiro de fontes alternativas e pode faltar o apoio dos amigos quando necessário, por divergências ou desentendimentos que conduzem a um distanciamento ou separação. Mas o sucesso mundano não é negado e alguns dos seus esforços podem dar frutos agora.

Ao mesmo tempo que transita pela 3ª casa, Saturno estará em aspeto com a  5ª , a 9ª e a 12ª casa.  Os assuntos significados por estas casas também estarão em evidência. O aspeto para a e para a 9ª casa mostram que este trânsito vai colocar em evidência a sua «sorte» pois estas são as duas casas da sorte. Porém, isso não significa que nesta altura você vai começar a ter mais sorte. Saturno é o regente da 5ª casa que tem a ver com os «créditos trazidos para esta vida» e que podem muito bem ser os seus dons naturais relacionados com a 3ª casa. O que fez com eles até hoje? Aplicou-os e usou-os da melhor forma ou desperdiçou-os? Se esta última situação for a resposta afirmativa, então prepare-se para provar o resultado amargo disso, nos eventos que Saturno lhe coloca à frente para você  poder aprender a dar valor a isso que lhe foi dado de forma natural. Sim, porque a casa do desejo- a 3ª- é também uma casa de valores- valorizamos aquilo que desejamos pois é isso a que damos maior importância na nossa vida. E, se tivermos valorizado as coisas erradas, agora vamos aprender isso e teremos uma oportunidade para corrigir a situação. Saturno pode fazer-lhe sentir que «não tem sorte» agora , até que aprenda porque é que isso acontece e faça algo a respeito. O mesmo pode acontecer em relação à 9ª casa, outra casa relacionada com a sorte e com a fortuna para esta vida, sobretudo a partir das ações que temos realizado: fizemos tudo o que podíamos para merecer a sorte de alcançar o que mais desejamos ou, pelo contrário, perdemos oportunidades por falta de iniciativa, de esforço, de real vontade para cumprir o nosso propósito de vida? A relação com o pai ou com alguma  figura de autoridade, também poderá ser vista a outra luz agora. O aspeto lançado para a 12ª casa pode, por um lado, indicar  despesas e perdas que poderão dar um sentimento de estar preso por condicionantes das quais não se consegue libertar. Mas, por outro lado, é  também uma oportunidade para descobrir e alimentar melhor a sua dimensão espiritual. E esteja atento (a) a alguma nova oportunidade que lhe permita relançar o propósito de vida com uma lógica inteiramente nova, feita das escolhas que fizer agora.

ajude-nos a melhorar, deixe o seu comentário