Trânsito de Saturno por Sagitário- Ascendente Sagitário

arque

Publicamos hoje as previsões gerais para o novo trânsito de Saturno por Sagitário que decorrerá durante um longo período de mais de dois anos e meio a partir de janeiro.

Neste novo trânsito, Saturno estará no seu signo Ascendente entre 26 de janeiro de 2016 e 23 de janeiro de 2020 (com uma breve pausa entre 20 de junho e 26 de outubro de 2017, em que Saturno, retrógrado, voltará momentaneamente ao signo Escorpião).  E, apesar de Saturno ser menos virulento quando está nos signos de Júpiter, como é o caso de Sagitário, este pode ser um período de um  forte assumir de responsabilidades, de revelação da sua maturidade e capacidade para se afirmar como pessoa responsável.

Saturno traz  em geral atrasos, pressões, contrai e torna todos os processos mais lentos, traz miséria ou sofrimento para as áreas de vida afetadas pelo seu trânsito se nós não lhes dermos atenção. Se ignorarmos estas áreas, então podemos contar com  derrota e sofrimento. Saturno torna os assuntos da casa onde transita mais lentos e prejudica-os porque causa uma demora e mantém esses assuntos pendentes não permitindo que acabem de imediato até aprendermos a lição devida. Assim, certifique-se de que trata convenientemente da sua saúde pois Saturno tende a reduzir a sua  vitalidade e a reduzir os seus níveis de energia física. Você pode, no entanto, compensar isso através da ação da vontade, pela energia que esta é capaz de produzir  na disciplina  concentrada  e orientada de forma eficaz.

No seu horóscopo, Saturno vai transitar pela  1ª casa, durante dois anos e meio. E este é certamente um período muito importante  pois a 1ª casa ou Ascendente tem repercussões em todas as áreas de vida, para além de representar a consciência imediata de quem somos , o nosso potencial geral de sucesso, a nossa força vital, etc.  Como o Ascendente representa o corpo físico, a saúde pode agora ser frágil . A lentificação que Saturno traz para tudo o que toca torna o seu ritmo mais lento, podendo provocar indolência e cansaço. Por outro lado, a identidade, também significada pelo Ascendente, atravessará um profundo processo de transformação, provavelmente iniciado com um questionamento em que a autoimagem, a autoestima e a autoconfiança serão abaladas por todas as inseguranças que você foi acumulando ao longo do tempo e que manteve sempre mais ou menos enterradas e afastadas da consciência. Todas as dúvidas que desenvolveu acerca de si próprio (a) virão agora à superfície e os alicerces em que construiu a sua vida, os seus objetivos e propósitos serão abalados num encontro imediato com as forças que lhe talham o destino. Para os que não cultivaram o hábito de se questionar nem de refletir acerca de si mesmos, este pode ser um período de grande incerteza e de confusão na  fase inicial deste trânsito, ao sentirem  que as certezas e bases de segurança da identidade são abaladas e despedaçadas. Ao longo deste trânsito você vai abandonar praticamente tudo o que julgava estável e permanente na sua identidade e vai ter a oportunidade de se regenerar, renascendo com novas bases de apoio, com uma nova esperança e com  um novo propósito de vida. Como é que isso sucederá, dependerá muito da casa onde se encontra Saturno no seu horóscopo e daquela que é ocupada por Júpiter, o regente do seu Ascendente. Júpiter  também rege a 4ª casa no seu horóscopo, uma casa que representa o seu sentimento de felicidade subjetiva e de segurança e, por extensão disso, o seu ambiente familiar.  Mudanças significativas podem ocorrer nesta área e você pode criar novas raízes e um novo conceito de «lar», tanto no plano físico como psíquico.

A 1ª casa é uma casa que significa a  aparência física, a personalidade, a   natureza da pessoa, a  indicação geral do propósito de vida e sucesso geral, a vitalidade e saúde geral, a  longevidade, a   prosperidade , o status e a  reputação geral a alcançar nesta existência; a capacidade geral para realizar os seus desejos e ambições, a infância, o caráter moral, o temperamento, a autoconfiança; a fama, o modo como os outros nos veem,  a abordagem geral que fazemos da vida. Todas estas significações poderão agora ser ativadas por este trânsito.

Se tudo correr bem, emergirá deste trânsito mais leve e potencialmente com mais confiança em relação ao futuro. Todas as causas das muitas inseguranças que tem mantido secretas e intensamente energizadas no plano subconsciente emergirão com clareza na sua mente. Nestes dois anos e meio você irá trabalhar sobre si próprio (a), mergulhando profundamente nas raízes da identidade e de tudo o que tem impedido o desenvolvimento do seu poder pessoal, da sua capacidade de controlar a própria vida, das feridas que impedem o desenvolvimento de uma personalidade mais equilibrada e mais feliz com o que a vida lhe reserva (e do papel que o seu parceiro de vida, se existir, e os parceiros em geral  têm em tudo isso). Saturno far-lhe-á saber qual é a verdadeira fonte do poder e onde pode ir buscá-lo para usar na sua vida. Se teme a morte, talvez seja confrontado (a) com algumas experiências que o (a) levem a entender o papel da morte no ciclo da vida e como parte do ciclo da vida.

Entre 26 de janeiro de 2016 e 2 de março de 2018, Saturno vai  transitar pela constelação de Moola, que tem regência de Ketu. Este está exaltado em Sagitário, o que é bom para si. Por outro lado, transita no signo de Saturno, Aquário, até 18 de agosto de 2017.  A conjugação do trânsito de Saturno na 1ª casa e de Ketu na 3ª pode indicar uma  atitude mais reservada e taciturna na forma de comunicar e de se relacionar com os que habitam no seu contexto próximo de vida. Maior cautela e menos impulsividade nas decisões e talvez a necessidade de se recolher em relação ao bulício do mundo será o resultado. Alguns talvez se concentrem na escrita e em atividades de ensino em que a seriedade dos assuntos assume grande importância: ensinar algo que tenha realmente valor e seja fundamental para mudar as mentes dos outros. Para os que têm uma relação com o público, esta faceta de «haver um dever a cumprir» em prol de uma comunidade pode indicar uma abordagem menos superficial em relação aos outros e um novo sentido de missão, no cumprimento das tarefas profissionais e dos projetos desenvolvidos.  A partir de 18 de agosto de 2017 Ketu transita em Capricórnio, na 2ª casa e você poderá sentir-se assoberbado (a) com as exigências da vida familiar e profissional e algum cansaço poderá ser sentido, ao mesmo tempo que pode questionar o que pretende alcançar através da realização da carreira ou da procura de mais status, dinheiro, etc.. o aprofundamento de conhecimentos e de competências pode tornar-se uma prioridade importante da sua vida.

Entre 2 de março de 2018 e 27 de dezembro de 2019, Saturno vai transitar na constelação de Poorvashada,  com regência de Vénus. Vénus e Saturno são amigos entre si e este pode ser um período  um pouco mais leve do que o anterior, em que os amigos e os ganhos por fontes alternativas, bem como a realização de algum desejo para o qual  trabalhou durante algum tempo pode agora realizar-se. A sua imagem na comunidade será alvo de reconhecimento e você pode vencer algum concurso ou competição a nível profissional que traga maiores proventos financeiros. Este período pode ser assim compensador na área financeira e, se tem dívidas, há agora boas possibilidades de conseguir pagá-las ou reduzi-las. É também um bom período para os que têm que lidar com os subordinados e dependentes pois estes podem cooperar de modo a beneficiá-lo (a).

Entre 27 de dezembro de 2019 e 23 de janeiro de 2020, Saturno transita pelo Nakshatra Uttarashada, com regência do Sol Apesar da relação de inimizade entre o Sol e Saturno, o Sol rege a sua casa da sorte e, desde modo, alguma nova oportunidade acompanhada de sorte, uma viagem de longa distância, alguma dimensão espiritual do saber pode desempenhar um papel importante na redefinição do sentido de propósito na vida.

Ao mesmo tempo que transita pela 1ª casa, Saturno estará em aspeto com a sua 3ª , com a 7ª e com a 10ª casas. Os assuntos significados por estas casas também estarão em evidência. O aspeto para a 3ª  casa permite-lhe medir o poder das suas iniciativas e descobrir porque é que estas não produziram ainda na sua vida melhores resultados. A 3ª casa é uma casa de talentos, de capacidade de comunicação, de relação com os vizinhos, com os irmãos mais novos…. E todas estas áreas poderão agora  ser ativadas por eventos que vão desafiar a sua capacidade de produzir melhorias que tornem estes aspetos da sua vida mais positivos . A sua coragem, por ex., para se lançar num projeto, para inovar em vez de repetir, podem agora aparecer como causa de insatisfação por algo que você desejava ter alcançado e não alcançou. A 7ª casa das parcerias , incluindo o casamento, é outra área que pode ser bastante  crítica: tudo o que não vai bem no casamento ou em alguma parceria de negócios, virá ao de cima. A boa noticia é que isso lhe dá a possibilidade de reparar e solucionar o que não corre bem (depois de algumas crises, bem entendido). A 10ªcasa, da carreira e do reconhecimento, ao receber este aspeto de Saturno levará a questionar  porque não atingiu ainda a posição profissional que ambiciona, porque não são as suas qualidades profissionais e o seu trabalho ainda reconhecidos como acha que merece. Nesta altura Saturno  vai mostrar as causas profundas de isso acontecer. E, se souber aproveitar a lição, poderá ,a partir de agora ,fazer as mudanças necessárias para ter mais sucesso e visibilidade no mundo.

ajude-nos a melhorar, deixe o seu comentário