Boa Páscoa

Boa Páscoa 2017Estamos mais uma vez  naquela altura do ano que é a Páscoa e  que voltamos a  celebrar  : para uns é altura de lembrar a história que conta o ritual religioso tradicional;  para outros é uma ocasião privilegiada para juntar a  família e/ou os amigos a uma mesa de  refeição e usufruir de momentos especiais de partilha .

Para nós, a Páscoa teve sempre um sabor agridoce, talvez porque é marcada pelo «sacrifício», pelo significado de que o amor é dádiva total de si ao ponto  de incluir  a renúncia completa de si mesmo por amor de outrém. Durante muito tempo foi com estranheza que sentimos este significado mas a sua «lógica advém do sentir, não da razão: quantos seres humanos não renunciaram já à sua própria felicidade para que os que amam possam ser felizes? Ou deram mesmo a sua vida para salvar alguém que amavam?  Nesse ato final de amor, viveram certamente  o significado profundo da morte do Cristo, que assumiu em si os pecados da humanidade para que esta pudesse salvar-se.

Certamente haverá muitos significados simbólicos deste ritual cristão por explorar mas, por agora, queremos lembrar e celebrar todas as pessoas que foram capazes de amar tão profundamente  que não hesitaram em sacrificar algo  vital que era seu,  por amor de outrem. E que, sendo humanas, se tornaram divinas na generosidade total de se darem.

Feliz Páscoa para Todos

ajude-nos a melhorar, deixe o seu comentário