Óleo Essencial de Eucalipto

óleo essencial de eucalipto

O Eucalipto é uma árvore bem conhecida a  Eucalyptus Globulus,  amada e odiada  em várias partes do mundo. Por um lado, cresce rapidamente e consegue sobreviver em ambientes incrivelmente secos dando retorno económico rápido mas, por outro lado, o seu comportamento como planta invasiva põe em perigo a sobrevivência de muitas espécies locais. Tem ,no entanto, potencialidades medicinais ímpares embora o seu óleo essencial seja usado apenas desde há alguns séculos, quando se começaram a valorizar  as virtudes medicinais desta planta. Esta árvore é nativa da Austrália, tendo-se espalhado nos últimos séculos por todo o mundo, encontrando-se na índia, Europa, África do Sul.

O óleo de Eucalipto extrai-se por destilação a vapor das folhas frescas do Eucalipto.

As propriedades germicidas e antisséticas tornam-no útil no tratamento de feridas, cortes, queimaduras, abrasões, etc., prevenindo infeções das feridas. Além do mais, é um excelente repelente de insetos. Vaporizado no ar, ajuda a matar as bactérias em ambientes de risco como os hospitais e permite ter um ambiente mais limpo e saudável.

Um outro uso bem conhecido do Eucalipto e do seu óleo essencial é nas afeções respiratórias como constipações e resfriados, congestão nasal, garganta inflamada, asma, bronquite, sinusite. As propriedades antivirais, antifúngicas, antimicrobianas, antibacterianas,  anti-inflamatórias e descongestionantes fazem dele um bom auxiliar no alívio destes problemas. Umas gotas de óleo essencial de Eucalipto misturadas com água morna  em gargarejos (sem engolir) ajudam a melhorar a garganta inflamada, protegendo a boca e a garganta do desenvolvimento microbiano.

Este óleo essencial é também um estimulante, tendo um efeito de frescura que ajuda a superar o stress, o sentimento de exaustão e cansaço mental.  O seu efeito vasodilatador torna mais abundante o sangue em circulação e isso também beneficia o funcionamento cerebral, sendo por isso este óleo considerado por muitos como um estimulante do funcionamento mental e cognitivo. O efeito refrescante também é útil no combate a febres. Misturado com o óleo essencial de hortelã  pulverizado pelo corpo , ajuda a reduzir a temperatura do corpo.

Um outro uso bem conhecido é a aplicação nos músculos e articulações doridas, para alívio das dores . Funciona como um analgésico e, quando massajado nas zonas doridas, traz alívio da dor sendo por isso também útil nas situações de dores reumáticas, dores nervosas, problemas nos tendões e ligamentos. Para alívio das dores, o óleo deve massajar-se com movimentos circulares nas zonas afetadas.

As propriedades germicidas também o tornam útil nas afeções da boca, dos dentes e das gengivas, ajudando a combater a placa, cáries, gengivite, etc..

O óleo de Eucalipto é também  usado para combater piolhos e lêndeas no cabelo. Do mesmo modo, atua como  um vermífugo em relação aos vermes intestinais, sobretudo no cólon e intestinos, libertando-os destes parasitas. Também pode ser aplicado na pele para tratamento de infeções da pele (diluído).

As propriedades vasodilatadoras do óleo de Eucalipto que melhoram a circulação do sangue atuam positivamente nos doentes de diabetes, uma vez que a melhora a circulação do fluxo sanguíneo e ajuda a controlar o açúcar no sangue.

As propriedades do óleo essencial de Eucalipto fazem dele um ingrediente comum em muitos produtos de limpeza, tanto do corpo e do rosto como da casa: é ingrediente comum em pastas dentífricas, sabonetes, detergentes para a casa, etc..

Aplicado em massagens no peito e nas costas, alivia os sintomas e a inflamação da tuberculose e até da pneumonia, segundo se diz, pois limpa os pulmões e reduz a inflamação.

Eucalipto com flores

Como Usar o óleo Essencial de Eucalipto

Como em todos os casos em que vai usar um óleo essencial pela 1ª vez, teste o seu uso previamente colocando uma pequena fração de óleo diluído no braço e aguarde até ao dia seguinte para saber se não há irritação na pele.  Pessoas com alergias devem evitar este óleo. Quando usado de forma excessiva, este óleo torna-se tóxico para quem o usa, devendo por isso usar-se de forma regrada e sempre seguindo as instruções da embalagem. Não deve ser usado em crianças  muito novas devido ao seu potencial irritativo. Por ser tóxico, não deve ser ingerido e, quando o aplicado na pele, deve ser sempre diluído.  O óleo essencial de Eucalipto deve ser guardado num frasco escuro e fora da exposição solar direta.

Para a sinusite e congestão nasal, diluam-se 2 ou 3 gotas de óleo essencial de Eucalipto em água quente e respirar o vapor assim gerado. Atenção, manter os olhos fechados enquanto estiver a receber o vapor pois a ação direta dos princípios voláteis do óleo pode irritar bastante os olhos. Para a congestão do peito gerada por afeções respiratórias., constipações e resfriados, misture 2 a 3 gotas com uma colher de sopa de óleo de transporte- azeite de oliveira, óleo de amêndoas doces, óleo de coco.

2 a 3 gotas de óleo essencial de Eucalipto numa colher se sopa de óleo de coco usado em massagens circulares nas áreas musculares dolorosas, ajuda a aliviar a dor e a inflamação muscular.

Eucalipto com flores 2

Uso metafísico do óleo Essencial de Eucalipto

Este óleo essencial é considerado como tendo poder de cura .A tradição diz  que desperta o poder de cura inerente a cada um de nós. Dizem igualmente que promove a cura espiritual, expulsando toda a energia residual . Promove tanto a cura física como espiritual, ao ajudar a pessoa a conectar-se com pensamentos que ajudam a cura.

ajude-nos a melhorar, deixe o seu comentário