Óleo Essencial de Gerânio

óleo essencial de Gerânio

O Gerânio é uma flor largamente conhecida e apreciada, estando presente nas varandas e balcões de muitas casas. O óleo essencial que se extrai desta planta é muitas vezes designado por «o óleo de rosa do homem pobre», por ter um aroma semelhante ao da  Rosa. Tem sido usado ao longo do tempo para melhorar a saúde e a aparência pele e para alívio emocional.

O óleo essencial de Gerânio é extraído por destilação a vapor das hastes e folhas do Gerânio, cientificamente designado por Pelargonium Odorantissimum.. Se for extraído de folhas e hastes novas, o seu aroma assemelha-se ao do limão mas, se for extraído das folhas e hastes maduras, o aroma é semelhante ao da Rosa.  Há diversas variedades de óleo de Gerânio, conforme o local de cultivo. O mais conceituado é o que se obtém das plantas da ilha de Reunião, pertencente a França. Este óleo essencial é muito usado pelas suas propriedades benéficas para a saúde,  pelo efeito de redução de processos inflamatórios e irritação cutânea, alívio de stress e depressão, promoção do equilíbrio hormonal, melhoria da saúde da pele etc.

O óleo essencial de Gerânio tem um efeito adstringente sobre os músculos, a pele, os intestinos, as gengivas e os vasos sanguíneos. Deste modo, ao contrair estas áreas, ajuda a prevenir a flacidez da pele e dos músculos, atrasando o aparecimento dos sinais de envelhecimento.

Possui propriedades antibacterianas e antimicrobianas, contribuindo para a prevenção de infeções quando há feridas ou cortes, ao mesmo tempo que fortalece o sistema imunitário. Os peritos afirmam que também acelera os processos de cura de feridas, cortes e incisões cirúrgicas.

O óleo essencial de Gerânio é considerado um poderoso cicatrizante, pois promove a circulação do sangue nas zonas superficiais da pele, permitindo que as cicatrizes se desvaneçam e atenuem.

Também é considerado útil em caso de hemorragias pois contrai os vasos sanguíneos, ao mesmo tempo que ajuda a acelerar o processo de coagulação do sangue, prevenindo, deste modo, a infeção das feridas por estarem abertas.

Outra propriedade que os peritos associam a este óleo essencial é a de ajudar os processos de regeneração celular, contribuindo desse modo para a saúde geral.

Favorece também a libertação de toxinas devido aos seus  efeitos diuréticos, que promovem a expulsão de resíduos tóxicos, ácidos, e outros elementos potencialmente patogénicos.

Devido ao seu aroma muito agradável, o óleo essencial de Gerânio tem também efeitos desodorizantes em que uma mistura de aromas florais e hortelã se mantém de forma duradoura, sendo suave para a pele. Também elimina, em simultâneo,  bactérias e micróbios da pele, que causam odor. Também tem sido referido por promover a saúde do cabelo.

Os peritos atribuem ao óleo essencial de Gerânio propriedades que combatem a degeneração neurológicas, havendo quem ache que ajuda a prevenir algumas doenças como Alzheimer e demência pelo papel que tem na ativação das células da microglia.

Gerânio

Como Usar o Óleo Essencial de Gerânio

As pessoas com pele sensível devem testar o óleo colocando um pouco no braço e aguardar 24 h para ver se não têm reação alérgica. Por não haver estudos sobre os efeitos deste óleo em mulheres grávidas, estas não deverão usá-lo. O mesmo deve ser seguido pelas mulheres a amamentar. As crianças e bebés não devem ser tratados com óleo essencial de Gerânio pois têm pele muito sensível. Também não se deverá aproximar o  difusor das mucosas nasais, ouvidos,

e boca das crianças pois pode isso ter efeitos perigosos ,havendo relatos de sérias complicações por causa disso. Apesar de todos os seus benefícios, os óleos essenciais devem ser usados com cautela e deve perguntar-se ao médico se são particularmente adequados para uma determinada pessoa. Finalmente, o óleo de Gerânio não tem efeitos secundários  evidentes para a maioria mas algumas pessoas mais sensíveis poderão ter alergias e podem ficar com irritação na pele .

Feitas as advertências, vejamos alguns dos usos do óleo essencial de Gerânio:

Pode usar-se em aromaterapia, num vaporizador sobre a face para melhorar a saúde e aparência da pele.

1 Gota adicionada ao creme hidratante ajuda a prevenir excesso de oleosidade da pele.

2 a 3 gotas misturadas com o champô ou condicionador favorecem a saúde do cabelo, tanto seco como oleoso, segundo os peritos.

3 gotas colocadas no difusor ajudam a diminuir o stress e tensão emocional e aumentam a sensação de bem estar.   O mesmo efeito pode ser alcançado deitando 1 gota na palma da mão, esfregar nas duas mãos e aproximando depois as mãos do nariz e da boca, respirando lentamente  e inalando o aroma.

Gerânio 2

Como Fazer o seu Óleo Essencial de Gerânio

Colha uma porção de folhas e hastes da planta e limpe-as de pó e outros resíduos. Seque com papel de cozinha e coloque-as num almofariz. Com o pilão, esmague as partes da planta até formarem polpa e deixe ficar as plantas esmagadas num recipiente durante umas horas. Depois coloque as plantas esmagadas num recipiente de vidro e cubra-as com óleo de jojoba ou óleo de amêndoas doces. Feche o recipiente e coloque-o num local fresco e seco durante duas semanas.  Após esse tempo coe através de um filtro, para separar as plantas do óleo. Sinta o aroma. Se achar que não é suficientemente forte,  pode adicionar mais algumas folhas e hastes esmagadas e deixar estar mais uma semana (com o recipiente fechado). Se, pelo contrário, o aroma for demasiado intenso, deite um pouco mais de óleo de jojoba ou de amêndoas doces. Distribua o óleo essencial por frasquinhos pequenos e esterilizados e arrume num sítio fresco e seco.

Gerânio 3

Uso Metafísico do Óleo de Gerânio

Este óleo está associado a qualidades de equilíbrio, confiança, tranquilidade e também à saúde, amor e proteção.  O seu aroma de rosa fá-lo ressoar com a energia feminina da «Mãe Terra» , ao conforto nutridor e à regeneração. A tradição tem usado este óleo essencial com respeito , sendo uma das fragrâncias angélicas. Diz-se que ajuda a curar dores e memórias emocionais.  O calor emocional que faz sentir ajuda a compreender tanto as boas oportunidades como os desafios da vida, ajudando a desenvolver sabedoria . 10 gotas de óleo de gerânio misturadas  na água do banho dão proteção, amor e aumento da fertilidade, segundo a tradição. Manter um vaso de Gerânios numa janela ou varanda também atrai proteção segundo o folclore tradicional.

ajude-nos a melhorar, deixe o seu comentário