Óleo Absoluto de Jasmim

óleo de Jasmim

O óleo essencial de Jasmim é extraído das flores do Jasmim,  Jasminum Officinale o nome científico do jasmim vulgar, havendo outras variedades mas que não são usadas para este fim.  O processo de extração do óleo é conhecido como «extração absoluta» das flores, que usa um álcool de cereais para extração do óleo, pois o processo habitual de destilação a vapor danificaria os óleos da planta. Este é um óleo mais raro e caro. O álcool evapora e, no seu lugar, ficam apenas os óleos das flores. O nome mais correto para este óleo é «óleo absoluto de Jasmim».

O Jasmim e as suas flores delicadas, que emanam um aroma forte e doce , é associado ao amor e ao romance nos países do médio oriente, sendo esta uma das flores mais conhecidas e apreciadas. Mas o Jasmim  tem mais propriedades do que simplesmente inspirar poetas  e pares românticos, sendo também uma planta bastante útil para a saúde.

O aroma do Jasmim tem efeitos antidepressivos, combate a depressão e eleva o humor para estados de alegria e desperta até, segundo os peritos, uma atmosfera de romance.  Isto explica-se pelo efeito que o aroma do óleo de jasmim tem sobre a secreção de hormonas de bem -estar como a serotonina.

O óleo de Jasmim tem propriedades antisséticas e desinfetantes. Componentes como o ácido benzóico e outros têm ação germicida, bactericida, fungicida e antiviral.  Assim, quando aplicado externamente sobre feridas, previne que estas se tornem séticas. Quando é inalado, ajuda a debelar infeções respiratórias alivia constipações e a tosse.

Tem propriedades cicatrizantes e ajuda a desvanecer marcas e cicatrizes na pele, bem como tem ação eficaz, segundo os peritos, no acne e na eliminação de estrias durante a gravidez.

As propriedades expectorantes ajudam a libertar mucosidades e a aliviar a tosse. Alguns afirmam que ajuda a eliminar o ressonar durante o sono, pois promove a de congestão nasal e  liberta o trato respiratório.

É um auxiliar eficaz do sono, ao associar propriedades antiespasmódicas, sedativas e expectorantes, permitindo desse modo um sono tranquilo e descansado e aliviando a insónia.

É considerado útil no combate às dores menstruais e para regularizar estes ciclos, ao mesmo tempo que, segundo se diz, atrasa a menopausa.

Outra característica considerada muito útil neste óleo essencial é a sua eficácia para tratar pele seca, desidratada ou fragilizada- promove a saúde da pele, sendo útil no tratamento do eczema ou dermatite. No entanto, para os que têm peles sensíveis, será necessário testar primeiro o uso deste óleo pois pode causar irritação. Estas pessoas não deverão usar o óleo de Jasmim no tratamento de feridas pelas mesmas razões.

Alguns aconselham o uso do óleo absoluto de Jasmim no parto, pois este fortalece as contrações tornando mais curto o período de espera até ao nascimento. Também se diz que o uso deste óleo ajuda a prevenir a «depressão pós parto». Porém, não deve usar-se na gravidez, devido às propriedades emenagogas.

Este óleo é um anti espasmódico, aliviando espasmos e dores causadas nos intestinos e outros locais do corpo e também os causados por problemas respiratórios como a asma.

As características sedativas do óleo  de Jasmim fazem dele um antidepressivo, capaz de reduz a ansiedade e o stress no plano mental e as dores e incómodos físicos no corpo. Alguns aconselham-no para ajudar os que sofrem de dependência de drogas e narcóticos.

Internamente, os peritos dizem que é útil  o seu uso pelas mulheres pelas propriedades tonificantes do útero e a promoção de secreções hormonais que ajudam a saúde do útero.

Jasmim flores

Como Usar o Óleo  de Jasmim

Como com qualquer outro óleo essencial, não se esqueça de testar primeiro numa zona do braço, o óleo e esperar até ao dia seguinte para ver se não tem nenhuma reação alérgica. Não deve ser usado na gravidez.

As pessoas alérgicas ao Jasmim, não deverão, obviamente, usar este óleo.  Por ter propriedades sedativas e  altamente relaxantes, não deve usar-se muito concentrado, devendo ser diluído.  Não use o óleo de Jasmim internamente, use-o apenas em aplicações externas.

Pode misturar 1 gota ao condicionador de cabelo e aplicar  no cabelo e escalpe para nutrição e hidratação do cabelo;

Adicione 1 ou 2 gotas de óleo de Jasmim a 10 ml de óleo de amêndoas doces e aplique nas rugas e linhas do rosto e também no decote antes do creme hidratante.

A mesma mistura pode aplicar-se no pulso para aliviar a tensão e levantar o humor.

Coloque um pouco de óleo diluído nas palmas das mãos e leve as mãos acima do nariz e inale profundamente para alívio de problemas respiratórios  constipações dores de garganta.. Pode massajar na zona do chakra cardíaco para desenvolver sentimentos positivos de esperança e amor.

Massaje o abdómen com uma gota diluída em óleo de amêndoas doces ou de coco para alívio dos sintomas menstruais e para ajudar a evitar as estrias na pele..

Coloque 1 gota no difusor misturada com  1 gota de óleo de patchouli e 1 gota de óleo de  laranja  para manter uma atmosfera romântica no ambiente.

flores de Jasmim 2

Uso Metafísico do Óleo Essencial de Jasmim

As propriedades metafísicas do óleo essencial de Jasmim relacionam-se com o amor, os sonhos e o dinheiro.  Sendo um antidepressivo e um sedativo, o óleo absoluto de Jasmim liga-se fortemente com a dimensão emocional . A tradição diz que  torna a mente mais consciente e ajuda os desejos do coração a vir até á luz, com assistência angélica. É considerado uma das fragrâncias angélicas, associada aos seres de luz e com ligação ao amor e compaixão.  Diz a tradição que usar perfume de Jasmim atrai o amor e usar o mesmo perfume com intenção de atrair dinheiro, realmente atrai dinheiro;  do mesmo modo, se colocar algumas gotas de óleo de jasmim na água do banho  isso atrairá sonhos proféticos e um sono descansado. Também consta  que o perfume do jasmim desperta a imagem absoluta do feminino num homem.

ajude-nos a melhorar, deixe o seu comentário