Óleo Essencial de Hissopo

Óleo essencial de Hissopo

Este óleo essencial é extraído pelo processo de destilação a vapor das folhas e flores do arbusto cientificamente designado por Hyssopus Officinalis ou Hissopo na linguagem vulgar. Trata-se de uma planta que era considerada sagrada em tempos antigos. Cresce espontaneamente na Europa central e do Sul  e no Mediterrâneo e é citada no velho testamento pelas suas propriedades purificadoras. No passado era usada pelos leprosos antes de receberem visitas dos parentes que não sofriam da doença para assegurar que estes não ficariam contaminados.

A ciência de hoje, que conhece as substâncias químicas que se encontram na planta, confirma as suas propriedades terapêuticas :

As propriedades adstringentes têm uma acção de contração na pele, gengivas, abdómen, músculos, intestinos, vasos sanguíneos etc. e  torna-os mais firmes ajudando a retardar os efeitos do envelhecimento.

O Hissopo é um antiespasmódico e o seu óleo essencial ajuda a aliviar espasmos no trato respiratório e também os de origem nervosa e muscular, cãibras, espasmos intestinais ,reduzindo os efeitos das convulsões, segundo os peritos. Ajuda igualmente a reduzir a dor abdominal aguda.

O óleo de Hissopo melhora a circulação do sangue e, por isso, também auxilia no tratamento de reumatismo, artrite, inchaço e gota.

Aplicado nas feridas, a sua ação antissética previne a infeção das feridas. Além do mais, tem uma ação cicatrizante, ajudando a desvanecer cicatrizes de feridas,  de picadas de insetos etc..

É também facilitador da digestão, aumentando a produção de sucos gástricos e acelerando a decomposição e absorção dos nutrientes pelo organismo.

Tem acção diurética, ajudando o organismo a libertar toxinas , excesso de água e sódio e aumentando a frequência e o volume de urina. Ajuda também a digestão e diminui a produção de gás.

Tem acção emenagoga, isto é facilita o processo de menstruação, tornando-a mais regular e reduzindo as dores e mal -estar associados.

A sua ação expetorante ajuda no alívio e cura dos sintomas da constipação e inflamação da garganta, asma e bronquite. Também é eficaz em infeções como eczema e dermatite.

O óleo essencial de Hissopo tem acção carminativa ajudando a reduzir os gases e aliviando os sintomas de estômago pesado. Em caso de infeção, também ajuda a reduzir a febre pela sua ação desinfetante.

O óleo essencial de Hissopo tem acção hipertensiva, isto é, aumenta a pressão arterial ,razão pela qual não deve ser usado por pessoas hipertensas. É, no entanto, útil para os hipotensos, evitando sintomas como náuseas e vómitos por causa da tensão baixa.

Possui uma acção tónica sobre o sistema nervoso, ajudando a manter a sua boa saúde. Tem igualmente uma ação estimulante sobre as diversas funções do organismo incluindo o sistema endócrino e excretório. Isto contribui para o bom funcionamento geral do metabolismo.

O óleo de Hissopo é ainda sudorífico, aumentando a transpiração e, desse modo, ajudando a libertação de substâncias tóxicas do organismo.

Os peritos referem ainda a sua ação vermífuga que mata os parasitas intestinais.

O óleo de Hissopo pode é usado na  indústria cosmética, entrando na composição de perfumes e sabonetes.

Hissopo

Como Usar o Óleo Essencial de Hissopo

Pessoas sofrendo de Hipertensão, Epilepsia e perturbações nervosas não devem usar este óleo essencial. Mulheres grávidas  ou a amamentar também não deverão usar este óleo, a não ser que seja especificamente indicado por um médico ou especialista em aromaterapia. Como referimos antes, o óleo de Hissopo aumenta a pressão arterial e pode propiciar convulsões nas pessoas com epilepsia. As crianças, especialmente com menos de 5 anos, não devem usar este óleo, que pode causar febre, sensibilização e irritação da pele ou mesmo convulsões. Este óleo, segundo os peritos, não deve ser ingerido, devendo aplicar-se apenas externamente. O componente pinocamphone pode tornar este óleo tóxico, se for usado em dosagens demasiado concentradas. Esses efeitos tóxicos fazem-se sentir no sistema nervoso e podem dar origem a convulsões que, em casos extremos, podem causar a morte. Assim, deverá ser diluído e usado em doses baixas.

Antes de usar este e outros óleos essenciais, não se esqueça de testar numa zona do braço, uma pequena aplicação com  óleo diluído e esperar até ao dia seguinte para ter a certeza de que não há reação alérgica.

Para alívio da fadiga e dores no corpo, coloque duas gotas do óleo essencial de Hissopo no banho. Também ajuda a dormir uma noite descansada.

Para alívio das dores menstruais ou da menopausa, misture 3 gotas de óleo de Hissopo com uma colher de sopa de óleo de amêndoas doces ou de coco ou azeite virgem  e massaje  o abdómen. Se massajar o estômago com este óleo também alivia as dores de estômago e o mesmo acontece quando tem dores musculares: massaje os músculos doridos para alívio da dor.

Em estados febris, misture 2 gotas de óleo de Hissopo com 5 ml de óleo de coco e massaje a planta dos pés para reduzir a febre.

Para alívio de constipações, dores de garganta e para limpar  o trato respiratório junte 2 gotas de óleo de Hissopo com água quente e respire este vapor. Também reduz a congestão nasal.

Para reduzir marcas e cicatrizes na pele, adicione 1 gota à loção ou creme e aplique nas zonas afetadas.

Hissopo planta

Uso Metafísico do Óleo Essencial de Hissopo

A tradição relaciona o Hissopo com as propriedades de cura, protecção e purificação.  É considerada uma erva sagrada que desperta  o coração , ajudando a desenvolver a tolerância e o amor incondicional. Permite a clareza espiritual. É considerada uma das fragrâncias angélicas.

Segundo a metafísica tradicional, o óleo essencial de Hissopo ajuda a limpeza emocional   e o processo de remoção de sentimentos de culpa, medo, etc. ; ajuda a perdoar-se a si mesmo e a afastar os sentimentos negativos que impedem a pessoa de se ver numa perspectiva mais positiva

O Hissopo é a erva mais usada para fins de purificação, podendo usar-se de diversos modos: no banho, misturando-se algumas gotas; nas pedras e cristais (ou outros objectos) adicionando-se 3 a 5 gotas num recipiente onde se colocam as pedras; em saquinhos com ervas de purificação, adicionando-se 3 a 5 gotas e transportando os saquinhos na mala; no queimador ou difusor, colocando 3 gotas e permitindo que o aroma se espalhe pela casa para proteção e purificação.

ajude-nos a melhorar, deixe o seu comentário