Óleo Essencial de Erva Limão (Lemongrass)

A Erva Limão, cientificamente conhecida como Cymbopogon citratos, é muito conhecida, graças ao seu sabor a limão e aroma cítrico. Para além  do seu extenso uso em aromaterapia, tem muitas propriedades positivas para a saúde, razão pela qual é amplamente usada. Trata-se de uma erva perene e alta, originária da Ásia tropical e da Índia e, para além do seu uso culinário, tem um grande número de aplicações medicinais tradicionais especialmente pelas suas qualidades antifúngicas, antimicrobianas e antibacterianas, especialmente no sudoeste asiático e nos continentes africano e americano.

O género ao qual pertence a planta de cujo óleo falamos neste artigo possui uma quantidade apreciável de diferentes subespécies mas  há apenas duas conhecidas como «erva limão»: a variedade do oeste da Índia e a do Este da Índia (Cimbopogon flexuosus) . Esta última é especificamente usada para o fabrico de produtos cosméticos e perfumes pois tem uma  maior duração, enquanto a primeira variedade é comumente usada em culinária.

O óleo essencial é extraído da planta seca pelo processo de destilação a vapor.

A Erva limão é muito rica em nutrientes como vitaminas A, C   e do complexo B e também em minerais. Contém, além disso, compostos antioxidantes, flavonóides e fenólicos que lhe dão grande importância no plano medicinal. O composto mais importante é o lemonal ou citral, que lhe  dá as propriedades antibacterianas e antimicrobianas. Assim, salientamos alguns dos benefícios do óleo essencial desta erva:

Tem potencial  analgésico, combatendo a dor e a inflamação nos músculos e nas articulações., as dores de dentes e dores de cabeça que resultam de infeções virais. Também combate a dor resultante do esforço físico como as actividades de atletismo ou ginástica.

O aroma cítrico da Erva Limão dá a este óleo propriedades auto depressivas, aumenta a autoestima e a confiança, a determinação para enfrentar obstáculos e resolvê-los com sentido positivo. Dizem os peritos que ajuda os que passam por processos de fracasso nas várias áreas de vida a erguer-se de novo  com esperança e sem ansiedade perante os novos desafios.

As propriedades antifúngicas, anti microbianas  e anti bacteriológicas ajudam a inibir o crescimento destes agentes patogénicos, tanto no sistema respiratório como digestivo e no trato urinário e ajudam a curar as infeções.

Possui uma acção positiva sobre a febre, que ajuda a baixar, e o chá desta planta é também usado para o mesmo efeito, desde há muito tempo.

É também antissético, ajudando o processo de cicatrização das feridas, tanto internas como externas e é por isso um ingrediente frequente em cremes e loções antisséticas

A acção adstringente do óleo de Erva Limão é muito útil para ajudar a coagular o sangue mais rapidamente em caso de feridas. Esta propriedade também é útil para prevenir a  queda do cabelo e dos dentes pois fortalece e contrai as gengivas.

Outras funções  igualmente úteis do óleo de Erva Limão  são a propriedade de prevenir o aumento de gases ao mesmo tempo que ajuda a sua libertação do intestino; a sua  ação eficaz  como desodorizante, diluído e aplicado de seguida, a ação diurética que aumenta a quantidade de urina e promove a libertação de toxinas e de gordura, o que reduz o inchaço dos membros e promove a boa digestão. E, como se não bastassem todas estas qualidades, o óleo Essencial de Erva Limão também tem propriedades inseticidas, afastando os insetos como um repelente natural.

Possui também uma ação tónica  e sedativa sobre o sistema nervoso. Há quem o aponte também como agente anti celulite.

Erva Limão

Como Usar o Óleo Essencial de Erva Limão

Nas pessoas sensíveis, este óleo pode causar irritação  na pele e não deve ser usado por mulheres grávidas ou a amamentar, nem deve ser usado por crianças sem conselho médico. Não deve usar-se perto dos olhos, nariz e áreas sensíveis. De qualquer modo, este é um óleo bastante usado para massagens, pelos benefícios que pode trazer para a pele. Mas, antes de o usar extensivamente, teste um pouco na pele do braço e aguarde para ver se não há irritação.

Para alívio das dores nas articulações ou dores musculares misture a mesma quantidade de óleo essencial de Erva Limão com óleo de amêndoas doces ou de coco e massaje nas áreas dolorosas. Pode aplicar igualmente no abdómen para alívio de cólicas abdominais.

Pode usar-se uma gota em pratos culinários para adicionar o sabor a limão e auxiliar a digestão.

Algumas pessoas usam este óleo sem o diluir, diretamente na pele mas o melhor é diluí-lo com um pouco de óleo de transporte para evitar irritações na pele. Pode colocar uma gota de óleo Erva Limão e 1 gota de óleo de amêndoas doces e , com as mãos em concha, inalar o aroma, para combater dor de cabeça, stress ou depressão. Também pode inalar o aroma para melhorar a sua atenção quando precisa de estudar ou de se concentrar em alguma coisa.

Misture o óleo essencial de Erva Limão com um pouco de óleo de coco ou amêndoas doces para repelir os insetos voadores. Coloque algumas gotas no difusor para o mesmo efeito, livrando-se dos insetos voadores rapidamente.

Misture 120 ml de água com 10 gotas de óleo essencial de Erva Limão numa garrafinha de spray e use como desodorizante debaixo dos braços.

Erva Limão2

Propriedades Metafísicas do óleo Essencial de Erva Limão

As características associadas com este óleo são o equilíbrio, calma , a capacidade de perdoar a nós e aos outros e de esquecer. É uma das fragrâncias angélicas. A tradição considera que o óleo de Erva Limão limpa o plano físico que obstrui o plano espiritual, ajudando a pessoa a libertar-se de estados mentais que levam à estagnação e ajudando a superá-los.

Segundo as crenças tradicionais, este óleo ajuda a desenvolver faculdades psíquicas e tem sido usado ao longo dos tempos em saquinhos para atrair o amor.

Colocado no difusor ou queimador, ajuda a libertar a casa da negatividade. Pode ser também borrifado pela casa (misturado com água) para o mesmo efeito.

ajude-nos a melhorar, deixe o seu comentário