Óleo Essencial de Manjerona

óleo essencial de manjerona capa

A Manjerona é uma erva aromática bem conhecida e popular.   O seu nome científico, Origanum Marjorana  mostra o seu parentesco com outra erva aromática bastante apreciada em usos culinário, o Orégão. A Manjerona também tem uso culinário mas os seus efeitos medicinais são igualmente conhecidos desde há muito. Esta é uma planta natural do mediterrâneo, não sendo difícil de encontrar a crescer de forma espontânea, como muitas outras ervas aromáticas. Os antigos gregos e romanos consideravam a Manjerona como um símbolo da felicidade.

O óleo essencial de Manjerona extrai-se por destilação a vapor, tanto das folhas secas como frescas, por destilação a vapor.

Passamos em seguida a apresentar alguns dos usos medicinais mais relevantes do óleo de Manjerona:

É um analgésico natural, aliviando a dor em situação de cansaço muscular, inflamações, constipações, dores de dentes e dores de cabeça, para além de outras situações com causas diferentes. É um tratamento natural da dor e , segundo os peritos, não tem efeitos secundários adversos. Também pode ser usado para corrigir  dores e incómodos menstruais e na menopausa.

É eficaz no alívio dos espasmos de origem diversa, como os do trato respiratório ou intestinal, além dos espasmos musculares nas pernas. As propriedades anti espasmódicas são consideradas também eficazes em situação de convulsão.

Uma propriedade surpreendente do óleo essencial de Manjerona é que é um antiafrodisíaco, ou seja,  suprime desejos de caráter sexual, de acordo com os peritos induzindo, em vez deste, emoções de ternura e carinho.

As propriedades antisséticas tornam este óleo útil  em situação de  feridas , internas ou externas, impedindo-as de infetar. Por isso é um ingrediente que pode acrescentar-se a loções ou cremes para lhes dar a propriedade antissética. De acordo com os peritos este óleo essencial tem também propriedades antivirais, ajudando a curar infeções por vírus, desde a  normal gripe ou, segundo dizem, o sarampo e a rubéola. (como coadjuvante, calculamos. Em caso de tais doenças, convém sempre consultar a opinião científica de um médico). Além destas propriedades que são referidas pelos peritos, acrescenta-se a bactericida pois, segundo estes, este óleo é eficaz também no combate ás bactérias, o que pode ser útil em caso de ligeira intoxicação alimentar ou para prevenir infeções bacteriológicas  causadas pelos alimentos, etc. ; é também útil contra os fungos, aliviando várias situações de infeção da pele causadas por fungos. É considerado um óleo vulnerário, isto é, ajuda a curar mais rapidamente todo o tipo de feridas, internas e externas.

Uma outra propriedade muito útil do óleo essencial de Manjerona é a carminativa, isto é , é eficaz no combate à flatulência  ou excesso de produção de gases no intestino.

O óleo essencial de Manjerona é também útil para a saúde do cérebro e do sistema nervoso, ajudando a manter a sua atividade saudável por mais tempo. O seu efeito de aquecimento do  corpo ajuda a melhorar a circulação sanguínea a aumenta o volume de sangue em circulação. Isto alivia alguns processos  dolorosos causados pela artrite ou reumatismo. Tonifica e fortalece o sistema nervoso, ajudando a prevenir algumas das desordens cerebrais. Alivia, além disso, o stress e a ansiedade nervosa e tem efeitos calmantes e sedativos, ajudando a melhorar o estado de humor, sobretudo em situações de choque, ansiedade ou tristeza.

O óleo essencial de Manjerona é diaforético, ajudando a libertação de toxinas do corpo e o excesso de água, contribuindo para desinchar o corpo. Também ajuda a libertação de gordura através da urina, sendo útil para a perda de peso.

Outra característica muito apreciada do óleo essencial de Manjerona é a ação sobre os processos digestivos, tanto ao nível da assimilação dos alimentos, pela ação benéfica sobre os sucos gástricos, como pela expulsão dos resíduos pelo intestino, pois favorece o movimento peristáltico. É também diurético, aumentando a quantidade urina e favorecendo a libertação de toxinas e resíduos e, em consequência, promove  a purificação do organismo. As pessoas que sofrem de edema, ou acumulação de água no organismo devem, no entanto, consultar o médico antes de  usar este óleo pois pode não ser indicado para elas. Tem também um efeito laxante, ajudando o peristaltismo e a libertação mais rápida dos resíduos intestinais.

Outra propriedade muito útil é a expetorante: este óleo essencial ajuda a libertação dos mucos que entopem o trato respiratório o nariz, a laringe, brônquios, etc..

Outra propriedade do óleo Essencial de Manjerona é o de baixar a tensão. Assim, se é útil para os que sofrem de hipertensão, os que têm hipotensão não deverão usar este óleo, a não ser sob supervisão  médica.

Manjerona planta

Como Usar o óleo Essencial de Manjerona

Como deve fazer  em relação a qualquer óleo essencial, antes de usar este óleo, teste a sua reação, colocando um pouco numa zona do braço e aguardando até ao dia seguinte para ver se não há reação adversa. Mulheres grávidas ou a amamentar, não devem usar este óleo, pelo menos sem supervisão médica. As crianças não devem usar este óleo, sem supervisão médica, o mesmo devendo acontecer com pessoas com doenças crónicas. Tenha em atenção os efeitos de hipotensão deste óleo, e as suas características diuréticas que podem causar desidratação em algumas pessoas. Não deve ser usado perto dos olhos, no interior dos ouvidos nem em zonas mais sensíveis da pele.

Pode colocar uma  gota de óleo essencial de Manjerona em uma colher de sopa de óleo de coco, azeite virgem de oliveira ou óleo de amêndoas doces (ou outro óleo de transporte da sua preferência) e massajar na parte de trás do pescoço para aliviar o stress e sentimentos de ansiedade. A mesma quantidade poderá ser  aplicada na sola dos pés antes de  dormir para favorecer o sono.

Pode ser adicionado aos alimentos ao cozinhar tendo em conta que 1 gota de óleo essencial corresponde a duas colheres de sopa de plantas secas. Favorece a digestão e previne intoxicações alimentares. assim, deverá ser diluído em líquido, na proporção de 1 gota para 120 ml de líquido.

Para tonificar e aliviar os músculos, adicionar 1 gota de óleo essencial  a uma colher de sopa de óleo de coco e massajar nas zonas doridas ou que irão ser trabalhadas num exercício físico.

Para usar no difusor e usufruir dos benefícios gerais do óleo, coloque 3 ou 4 gotas e inale o aroma.

Para uso interno, misture 1 gota com 120ml de água ou líquido.

Para massajar ou aplicar externamente em feridas ou problemas de pele, dilua 1 ou 2 gotas em 30 ml de óleo de transporte.

Manjerona em flor

Uso Metafísico do óleo Essencial de Manjerona

Este óleo essencial está associado ao equilíbrio, calma, perseverança e paz interior. Favorece, segundo a tradição, a saúde, a felicidade, o amor,  o dinheiro e a proteção. É uma das fragrâncias angélicas. Acalma a alma, pacifica a mente e pode, por isso, ser muito útil para os que sofrem de alguma obsessão ou angústia mental. Diz-se que canaliza ajuda angélica para acalmar e pacificar.  O seu perfume, quando usado, atrai o amor e dinheiro, segundo a tradição. É considerada uma energia feminina capaz de curar uma desilusão amorosa pois traz conforto emocional.

ajude-nos a melhorar, deixe o seu comentário