Trânsito Rahu Ketu 2017-19 Ascendente Leão

 trânsito Rahu ketu 2017-19 Ascendente Leão

Para conhecer os efeitos gerais do trânsito de Rahu e Ketu nos signos Caranguejo e Capricórnio (respetivamente) leia o artigo aqui.

No dia 18 de agosto  e até março de 2019, os nodos efetuarão um novo trânsito que trará eventos novos para a sua vida.

Rahu transitará pela 12ª casa e Ketu transitará pela 6ª casa. A 12ª casa é uma casa de isolamento e de espiritualidade, de afastamento dos assuntos mundanos e a sua energia é contrária aos significados desta casa. Nesta altura, você vai mudar bastante a sua postura habitual em relação ao modo como se vê a si mesmo(a); Rahu também significa países estrangeiros e pode haver uma grande atração por conhecer países longínquos que têm povoado a sua imaginação.

Rahu vai fazer surgir um súbito desejo de estar sozinho(a), de se encontrar a si próprio(a) fora dos olhares dos outros e do mundo em geral. Subitamente você pode  interessar-se por um programa de recolhimento num asram, num mosteiro, no quarto da sua casa ou num local longínquo, ao qual acederá numa longa viagem e no qual poderá isolar-se do mundo e estar consigo próprio (a) com um grupo privado a partir do qual procurará alcançar alguns privilégios importantes como por ex., a imagem de alguém espiritualmente desenvolvido , proficiente  em saberes ocultos, privilegiados. Pode ser ocasião para se associar a grupos esotéricos que procuram alcançar formas de poder e de influência não reconhecidos pela sociedade mas que podem ser muito eficazes (magia e ocultismo, conhecimento de «segredos» importantes de nível internacional, atividades de camuflagem  como espionagem, etc.) Rahu vai tornar fascinantes os papeis em que se atua sob disfarce e fora dos olhares públicos mas que permitem deter muito poder, o poder de guiar e de decidir orientações, caminhos e objetivos. Estes papeis poderão ser muito variados, podendo incluir  o trabalho de orientação  e aconselhamento de prisioneiros, refugiados, pessoas hospitalizadas, etc. De algum modo, Rahu vai impelir para cuidar e nutrir essas pessoas , talvez nem sempre com desinteressado altruísmo mas porque esse papel de benemérito, de solidário, pode trazer outras vantagens a nível pessoal, melhorando substancialmente a imagem pública e o reconhecimento social junto de algum grupo seletivo.  A nível subjetivo, os sonhos, incluindo o «sonhar acordado» podem agora ter um relevo especial e significado interno especial de orientação interior. Por outro lado, pode haver uma compulsão muito difícil de controlar para gastar todo o dinheiro que tem ( e o que não tem) em confortos ou outros itens para seu uso pessoal. Vai ser muito difícil controlar os gastos e as despesas podem fazer-lhe passar momentos difíceis se não fizer um esforço para conter todos os gastos não essenciais.

Segundo a tradição, Rahu na 12ª casa permite igualmente aceder aos «mundos subtis» de planos não terrenos, havendo uma atração por aceder a esses planos, o que pode levar a associar-se a grupos de esoterismo ou de ocultismo. Não se trata apenas de curiosidade, mas de uma atração imensa pelo poder que esse conhecimento privilegiado pode trazer para as ambições pessoais. A intuição estará agora muito viva, pela colocação de Rahu no signo subjetivo de Caranguejo. Neste período, indivíduos que se consideram «gurus» de práticas ocultas podem aparecer na sua vida e deverá ter algum cuidado em relação a entrar de ânimo leve em tais associações,  que muitas vezes trazem energias negativas e influências das quais será difícil livrar-se.  O signo Caranguejo impele para procurar as raízes do ser , a memória ancestral e poderá  ser fácil cair na armadilha da «espiritualidade», sem ter consciência de que Rahu é um batoteiro e um subtil mestre do disfarce, mais ligado com as trevas do que com a Luz por isso, esteja atento (a) a que, com Rahu, nada do que parece, é.

Muitos nativos de Leão poderão encontrar agora importantes insights através de atividades de lazer como pintar, escrever uma estória, representar um personagem, estudar música. Não, porém, para o «grande público» mas para um público restrito e privado ou fechado.  Atividades como meditação, prática de yoga e outras podem ser um canal de expressão importante e de acesso a «conhecimento» obtido por intuição que podem ser de grande valia para a sua orientação interior. Você pode mesmo aspirar a papeis de aconselhamento e orientação dos outros, dando-se a si mesmo (a) como exemplo. A associação com grupos de origem estrangeira com os quais se identifica ou com os quais iniciou uma relação secreta ou privada é também comum. Alguns nativos poderão criar um mundo de fantasia alternativo, que apresentam como produto da imaginação mas que na sua mente funciona como um mundo alternativo real.

Caranguejo  é um signo que se foca nas memórias ancestrais, muito antigas e presentes na raiz matricial do ser. É um signo subjetivo, emocional, intuitivo, um canal de ligação com as energias mais subtis que se mesclam com o mundo terreno mais material. A 12ª casa é igualmente uma casa de subjetividade, metafísica, de dissolução com os laços terrenos e este trânsito de Rahu por esta casa/signo pode ter um efeito disruptivo  sobre a vida quotidiana, levando a pessoa a procurar refúgio em uma posição em que possa ser reconhecida como legítima prestadora de serviços e de cuidados, como forma de obter uma imagem respeitável de espiritualidade, generosidade e capacidade de servir os outros. Por isso poderá , se não é ainda o caso, iniciar atividade voluntária em hospitais e prisões, junto de pessoas refugiadas e sem abrigo, etc., de modo a poder desempenhar os papeis solidários para que se sente compelido (a) agora.  Será difícil, no entanto, sentir total satisfação com esses papeis, embora a preocupação de se mostrar totalmente envolvido (a) neles seja grande.

Alguns poderão sentir um desejo premente de viajar para lugares longínquos e exóticos vivendo, dessa forma, na relação com outros países e com outras gentes, um encontro com a transcendência representada pela 12ªcasa. E, se outros fatores do horóscopo o suportarem, podem mesmo querer residir no estrangeiro, podem tomar a decisão de ir viver para um outro país, longe da terra natal.  Será bom estar prevenido (a) em relação ao desejo de experimentar substâncias que permitem alucinações e «visões» e resistir ao excesso de álcool pois Rahu simboliza os venenos e a 12ª casa é também uma casa de dependência de substâncias tóxicas.

De uma forma ou de outra, as experiências trazidas por este trânsito levarão a alguma experiência de desapego  em relação às atividades mundanas usuais e ao encontro com  os desejos inconscientes, à necessidade de experimentar alguma forma de transcendência em relação ao imediato e aos ambientes  em que você tem vivido. E esta necessidade tem um cunho kármico pois Rahu, ao mudar de signo, muda também a direção do karma que condiciona as nossas vidas. A entrada de Rahu em Caranguejo faz surgir a necessidade de cuidar e nutrir os outros, de se afirmar no interior de um grupo fechado ou local de santuário e muitas das experiências que viver poderão alterar significativamente o sentido da sua vida.

Ketu a transitar pela 6ª casa, no signo de Capricórnio pode indicar excesso de despreocupação em relação à sua saúde, aos deveres e responsabilidades materiais, como por ex., dívidas, compromissos de trabalho, acusações e litígios, problemas de relacionamento conjugal, crime, situações de guerra e de conflito, problemas ambientais,  problemas de exploração e servidão humana e animal, etc.. E, se isto pode ser até certo ponto saudável, pode trazer muitos problemas práticos para a gestão do dia-a-dia pois os problemas  normais continuarão a aparecer, simplesmente você  não quererá saber, pois estará «desligado (a)» de todas essas «preocupações». Toda a competitividade no emprego e a ambição de alcançar uma posição mais elevada, o desejo de se salientar pelo mérito e de adquirir melhor status ,de ser reconhecido(a) como alguém respeitável e responsável, tudo isso se dissolve  agora podendo gerar problemas no emprego causados pela sua inércia , vista como «irresponsabilidade» pelos outros . A influência de Ketu pode mesmo levar a associar-se a pessoas que atuam de forma criminosa ou ilegal e a sua apatia em relação ao  modo como os outros pensam acerca de si pode , em circunstâncias extremas, causar problemas com a lei. Esta despreocupação pode conduzir a algum grau de negligência  nos cuidados prestados a todos os dependentes, tanto os  familiares que estão a seu cargo como animais e a não ter em consideração as suas necessidades.  A tendência para não dar importância aos inimigos e opositores pode levar a ser vítima de fraude, roubo e outros tipos de crime.

Você vai ser bastante mais  passivo (a) em relação ao trabalho e à relação com os colegas, o ambiente do lar e os dependentes em que tem tido que  pensar  e de que  tem sido preciso cuidar; os empregados, que tiver, se existirem, tudo isso deixa repentinamente de ser um interesse principal. Você pensa que tem trabalhado muito sem pensar em si mesmo(a), tem oferecido serviço aos outros, tem cuidado da organização do lar, dos animais de estimação e dos colaboradores e colegas e, por agora, «está farto(a)»; precisa de fazer uma pausa nessa área de vida  e «descansar» de tudo isso. Afinal, há outros que podem fazer o mesmo serviço que você tem feito. Provavelmente usará os recursos  financeiros que tiver acumulado ( e os que não tem) E, deste modo pode até, se tiver essa possibilidade, pedir uma licença sem vencimento e deixar Rahu ir ao encontro  de uma transcendência que o subconsciente lhe apela para conhecer.  Por isso delegará todas as suas funções habituais em outros, se isso for possível, para se libertar. O seu apego ao trabalho e aos ambientes  domésticos e profissionais agora perdem importância e foco . Se não de forma aberta porque nem todos poderão abandonar o seu serviço e partir para algum lugar longínquo, pelo menos psicologicamente você estará desligado (a) do trabalho, dos colegas e demais membros da equipa que poderão achar que você não parece a mesma pessoa pois a sua atitude em relação ao trabalho  e aos seus  deveres concomitantes, mudou. Mas isso não será uma preocupação para si agora.

ajude-nos a melhorar, deixe o seu comentário