Novo Trânsito de Júpiter 2017-18

trânsito Júpiter 2017-18 capa

No próximo mês de setembro, mais precisamente no dia 11, Júpiter inicia o seu novo trânsito de mais um ano, desta vez, pelo signo Balança, onde ficará até ao dia 11 de outubro de 2018.

Júpiter tem uma relação de inimizade com Vénus, o regente de Balança. Assim, a sua energia tendencialmente espiritual não se sente muito confortável no signo de Vénus, mais materialista e sensual. No entanto, no conjunto geral, a influência de Júpiter é benéfica para muitos dos significados de Vénus e a característica de expansão própria de Júpiter pode fazer proliferar todo o tipo de consensos e de  acordos, contratos, negociações e parcerias, adicionando a compreensão e o sentido de igualdade e justiça que são  caros a ambos os planetas a estas áreas e permitindo, desse modo, alcançar melhores resultados para todos nas interações pessoais e sociais.

Júpiter simboliza o princípio da expansão , otimismo e esperança e, no signo Balança, ajuda todas as parcerias do tipo «eu –tu», desde negócios a casamento, a alcançar uma expansão dos seus limites. Leva os nativos a sentir maior esperança e otimismo nas interações com os outros, Assim, é provável que haja maior tolerância e aceitação dos pontos de vista e diferenças entre parceiros, mais bonomia, abertura mental e atitude positiva. E isto pode melhorar muito a forma como as pessoas interagem umas com as outras, dependendo, é claro, do estado de Júpiter e do seu dispositor Vénus, no horóscopo.

Nenhum planeta vê Júpiter como inimigo e, deste modo, Vénus não vê Júpiter como inimigo mas este tem uma relação de inimizade com Vénus, devido ao sensualismo deste que se envolve principalmente na procura de bens e prazeres materiais. Assim, os efeitos deste trânsito  sofrem com esta inimizade de Júpiter em relação ao signo por onde vai transitar.  Mas esses efeitos são mitigados e Júpiter estende a sua sabedoria sobre todas as áreas de interação pessoa a pessoa, sobre os tipos de acordos e contratos, estendendo a sua benevolência sobre tudo isso e inspirando as pessoas para acreditar na bondade cósmica da divina Sabedoria e levando-as a confiar nessa sabedoria cósmica.

No signo de Vénus, mais «terra a terra», Júpiter deixa o plano da transcendência para se virar para os assuntos terrenos e, dessa forma, ajuda a melhorar muitas das áreas de vida ligadas ao conforto material e á justiça social:  a energia de Júpiter inspira e ajuda a desenvolver contratos, parcerias e acordos mais justos  e igualitários para todos, ajuda as relações diplomáticas e todo o tipo de negociações; todas as interações pessoais podem ser «iluminadas» pela compreensão tolerante de Júpiter e preconceitos e fundamentalismos podem ser superados, sobretudo no plano das relações pessoais; socialmente, Júpiter ajuda a compreender a natureza dos costumes e das convenções, mostrando a sua razão útil de ser; ajuda a aumentar o conhecimento em diversas áreas de vida, embora não ajude especialmente a formalizar acordos de  natureza pessoal (isso é a área de Vénus). Pode, no entanto, iluminar a pessoa para estabelecer bases mais justas na dinâmica dos relacionamentos, sobretudo tendo em conta o propósito de vida ou dharma de cada um. O princípio expansionista de Júpiter pode , no entanto, fazer com que relacionamentos pessoais estendam os seus resultados benéficos para muitos outros, pois o objetivo fundamental de Júpiter é unir e sintetizar todos e estender os benefícios a todos. Favorece deste modo as atividades do ensino, em que uma pessoa propaga saber para outros, permitindo que a sabedoria inspire esse saber de forma justa e generosa.  Mas, porque a área de atuação de Júpiter não é apenas  terrena mas é espiritual, este não contribui necessariamente para alterar a ordem social embora Vénus, se estiver bem colocado, o possa fazer. Júpiter atua inspirando e iluminado para que as pessoas mudem as instituições e o modo de se relacionarem com os outros, contribuindo dessa forma para uma sociedade mais aberta e justa para todos.  De uma maneira geral, neste ano em que transita pelo signo Balança, Júpiter vai trazer os tópicos da justiça, igualdade e harmonia para a «boca de cena» e pode inspirar os que têm maior consciência social a fazer efetivamente algo para que muitas situações de injustiça, inclusivamente no sistema legal, sejam modificadas e melhoradas.

Em termos globais, o trânsito de Júpiter pelo signo Balança pode ajudar as pessoas a terem mais fé e confiança nos acordos e contratos, sobretudo os que afetam um grande número de pessoas e têm um caráter internacional. Político e diplomático. As ações de natureza diplomática poderão ser mais alargadas e muitos conflitos podem ser atenuados ou resolvidos agora, devido à influência de Júpiter. Deste modo, vários países podem estabelecer bases de acordo de forma mais fácil e produtiva para todos pois as negociações serão ajudadas pela clarividência da compreensão de Júpiter e também devido a uma vontade mais forte de justiça para todos.

Nos relacionamentos pessoais, o trânsito de Júpiter será igualmente benéfico, ajudando as partes a serem mais cordatas, tolerantes e a terem a mente mais aberta para aceitar diferenças, tendo igualmente maior tendência para procurar formar acordos justos para todas as partes envolvidas e não para beneficiar apenas uma delas. Porém, como é óbvio, cada pessoa age de acordo com as tendências principais da sua natureza e as que naturalmente propendem para os princípios representados por Júpiter serão as que marcarão realmente a diferença.

Durante o trânsito de Júpiter pelo signo Balança, Júpiter transitará também por três diferentes Nakshatras: Chitra, no 3º e 4º pada especificamente, sendo que o Nakshatra tem Marte como regente . Adicionalmente, o 3º pada fica no navamsa com regência de Vénus e o 4ª pada tem regência de Marte.  O trânsito de Júpiter pelos primeiros 6º 40 ‘ do signo Balança não deverá apresentar problemas de maior; mas, quando Júpiter transitar pelo Nakshatra de Swati– 6º41 ‘ a 20 º do signo Balança, as coisas poderão ser mais problemáticas e imprevisíveis pois este Nakshatra tem  regência de Rahu e não há dúvida de que Rahu não tem qualquer relação de amizade com Júpiter. No entanto, o 1º pada (6º 40’ a 10º de Balança) e o 4º pada (16º 40’ a 20º de Balança) caem no navamsa de Júpiter, podendo ser mitigados alguns problemas surgidos nessa altura. Mas, quando Júpiter transitar pelo 2º e 3º padas de Swati (10º  a 16º 40’ de Balança) que caem no navamsa de Saturno, será mais difícil que o trânsito de Júpiter produza bons resultados.

O trânsito de Júpiter pelo Nakshatra Vishakha será o período mais  tranquilo e benéfico deste trânsito pois Júpiter é o regente deste Nakshatra. Ainda assim, salienta-se o 1º pada (20º a 23º 20’ de Balança) que tem regência de Marte, como o período mais auspicioso; o 2º pada (23º 20’ a 26º 40’ de Balança) cai no navamsa de Vénus e o 3º pada 26º 40’ a 30 º de Balança cai no navamsa de Mercúrio. O trânsito por estes padas será ligeiramente menos benéfico mas, ainda assim, é globalmente auspicioso.

Júpiter transitará pelo Nakshatra Chitra entre 11 e 14 de outubro, sendo por isso um trânsito curto; transitará pelo Nakshtra Swati entre 14 de outubro e 16 de dezembro de 2017; e, finalmente, transitará em movimento muito lento e por vezes retrógrado, no Nakshatra que ele próprio rege, entre 16 de dezembro  2017 e 11 de outubro 2018.

Nos próximos artigos explicaremos os efeitos deste trânsito de Júpiter para cada signo Ascendente.

2 opiniões sobre “Novo Trânsito de Júpiter 2017-18”

  1. Puxa, parece ser um transito legal 😃
    Estou me programando para fazer uma longa viagem a outro país. Espero que para o ascendente em escorpião este trânsito seja bastante auspicioso e que Júpiter ativando a minha casa 12 seja o meu protetor 🙏
    Estou no maradasha de Rahu(até 2025) e o mesmo está em libra (Chitra).
    Tenho Júpiter em Jyestha conjunto ao ascendente. E Vênus em Moola na casa 2 conjunto a Marte.
    Olhando por este ângulo, seria este trânsito benéfico para meu mapa? Ficaria grata com um conselho relacionado a isto, qualquer que seja. Obrigada.

ajude-nos a melhorar, deixe o seu comentário