Óleo Essencial de Mirra

Óleo Essencial de Mirra capa

Não há quem não tenha ouvido falar da Mirra, esse aroma mítico associado ao nascimento de Cristo. A Mirra é uma resina, extraída de uma planta com o nome científico Commiphora Myrrha  e desde a antiguidade que é usada para fazer incenso e  perfumes , como acontecia no antigo Egito. Na Grécia antiga o óleo essencial de Mirra era usado para curar feridas. Continua hoje a ter bastante uso na Aromaterapia e para fins medicinais.

O óleo essencial de Mirra  tem propriedades antimicrobianas e antivirais e é usado também como preventivo, em caso de feridas, intoxicação alimentar e alguns outros tipos de infeções, ajudando o sistema imunitário a libertar-se da infeção sem os aspetos secundários de alguns antibióticos. É igualmente útil para impedir a infeção quando há pequenos cortes ou feridas. É um anti-inflamatório, sedando as inflamações de natureza viral e  alivia sintomas de febre; também ajuda o estômago a fazer melhor a digestão  quando se ingere comida picante, etc.

É adstringente, ajudando a contrair todo o tipo de músculos e também as gengivas; torna mais firmes as raízes do cabelo, ajudando a prevenir a sua queda. Em caso de hemorragia contrai os vasos sanguíneos, impedindo, desse modo, a perda de sangue.

Este é um óleo que ajuda a suavizar a pele e combate as infeções fúngicas, podendo ser usado interna ou externamente segundo os peritos embora , para este propósito, deva ser usado de forma moderada.

Possui propriedades expetorantes, sendo útil em caso de constipação ou gripe.

O óleo essencial de Mirra é considerado um estimulante geral, ajudando toda a atividade orgânica e também mental pois estimula o cérebro e o sistema nervoso. Fortalece e ativa o sistema imunitário. Atua sobre o sistema circulatório, melhorando a circulação do sangue e ajudando a oxigenar os tecidos.

Uma propriedade bem interessante deste óleo essencial é que não só é carminativo, isto é, elimina os gases, aliviando a tensão ou dor abdominal como também ajuda a perder o apetite o que pode ser muito útil para os  (as) que estão em dieta uma vez que torna mais lentos os processos digestivos.  É considerado um óleo essencial bom para o estômago.

É também diaforético, ou seja, aumenta a transpiração, libertando desse modo muitas toxinas, excesso de sal, água, etc. do organismo.

O uso deste óleo favorece, segundo os peritos, a saúde uterina das mulheres. É também emenagogo, ajudando a regularizar os períodos menstruais.

É útil para o tratamento de problemas de pele, ajudando a  fechar poros abertos, alivia o eczema,  a comichão. Ajuda ainda  a atenuar cicatrizes e outras marcas na pele.

Os peritos atribuem ao óleo essencial de Mirra propriedades fortes de limpeza e purificação da boca e da garganta.

Na Aromaterapia este óleo é valorizado pelas propriedades sedativas e antidepressivas e pela ação positiva a nível mental e espiritual, pois ajuda a ter pensamentos de conforto espiritual e favorece o equilíbrio emocional.

Árvore de Mirra

Como usar o óleo essencial de Mirra

Como sucede com a generalidade dos óleos essenciais, a natureza altamente concentrada  destes pode causar alergias e irritações em algumas pessoas. Assim, faça o teste de colocar uma pequena porção de óleo essencial diluído numa zona do braço e aguarde até ao dia seguinte para ver se não surgem reações alérgicas. As mulheres grávidas não devem usar este óleo pois a sua ação estimulante sobre o útero pode causar o aborto.   Quando usado em excesso pode tornar-se tóxico por isso use-o com moderação.

Para melhorar a saúde da boca  e a sua higiene adicione 1 ou 2 gotas à pasta dentífrica  e escove os dentes com esta pasta melhorada.

Coloque 2 ou 3 gotas no difusor e deixe o aroma espalhar-se para melhorar o seu estado de humor e o bem- estar mental e emocional.

1 ou 2 gotas adicionadas à loção ou creme para o rosto/ corpo ajuda a atenuar  pequenas rugas e linhas no rosto e, no corpo, ajuda a amaciar a pele ao mesmo tempo que permite combater problemas e infeções da pele.

Para ajudar a aliviar o desconforto abdominal ou digestivo, adicione 1 ou 2 gotas a 50 ml de água e uma colherzinha de mel  e beba.

Para aumentar a autoconfiança coloque 1 ou 2 gotas de óleo essencial nas palmas da mão e coloque as mãos em concha, inalando depois o aroma com  o rosto próximo das mãos, respirando suavemente. O uso no difusor tem o mesmo efeito.

Resina de Mirra

Uso Metafísico do Óleo Essencial de Mirra

A tradição atribui ao óleo essencial de Mirra as propriedades de aceitação, paz, espiritualidade e proteção. Este óleo tem ligação com o percurso espiritual da alma, ajudando a perdoar os erros, os fracassos nas encruzilhadas da vida,  a aprender as lições associadas e  a seguir em frente. Ajuda a perdoar a si mesmo e aos outros. É considerada uma das fragrâncias angélicas, Promove a compreensão e a compaixão expandindo a natureza espiritual e curando as feridas emocionais profundas. Por essa razão,  a Mirra e o seu óleo essencial têm sido adicionados a saquinhos de cura. Para proteção podem colocar-se 3 gotas no queimador ou difusor e espalhar pela casa para purificação e preparação do ambiente para meditação.

ajude-nos a melhorar, deixe o seu comentário