Trânsito Rahu Ketu 2017-19 Ascendente Aquário

trânsito rahu ketu 2'017-19 Ascendente Aquário capa

Os leitores poderão ler uma introdução geral sobre os efeitos do novo trânsito de Rahu e Ketu pelo eixo Caranguejo/Capricórnio aqui.

No próximo mês de Agosto os nodos iniciam um novo trânsito que influenciará as vidas de cada um durante mais de 18 meses.  Rahu transita pela 6ª casa no signo Caranguejo  e Ketu transita pela 12ª casa no signo Capricórnio. Os nativos com Ascendente Aquário poderão ter que enfrentar alguns desafios com a passagem de Rahu pela casa dos conflitos , da servidão e exploração. Rahu representa ele próprio a tendência para «furar» as regras convencionais e, durante este período, poderá haver o desejo e a aptidão para formar parcerias ou acordos com pessoas que atuam fora das margens da sociedade, que são perigosas ou antissociais. Estas pessoas podem ser estrangeiras ou de setores minoritários da sociedade, cujas atitudes chocam com os costumes ou regras aceites. Durante este trânsito o nativo pode identificar-se conscientemente com valores conservadores  aceites pela sua comunidade, com a finalidade que afirmam pretender uma sociedade mais organizada e «limpa», assumindo uma visão  dualista  que separa os bons e os maus, os criminosos e os cidadãos «de bem», os exploradores e os explorados, os criminosos e os agentes da lei que os apanham, os traficantes de drogas e de pessoas  e as vítimas, as pessoas honestas e sexualmente puras e as/os prostitutas, etc. e opta por pertencer a um dos lados, procurando  o reconhecimento social  por essa luta.  Poderá usar meios pouco convencionais ou ortodoxos para fazer esse combate mas uma das formas mais positivas  que esta tendência pode assumir será a atividade política ou envolvimento em  organizações de defesa dos direitos humanos, por ex.

Dadas as características de Aquário, que se identifica com o coletivo e a ordem social expressa por Saturno, os nativos com este Ascendente podem envolver-se profundamente durante este trânsito num combate sem tréguas contra o que identificam como sendo o «veneno» da sociedade e podem usar meios pouco  convencionais para alcançar projeção social e se tornarem bem  visíveis nesse combate. Durante este período, os nativos de Aquário não procuram consensos, argumentam ou escrevem ferozmente contra a origem identificada do «mal» social. Qualquer acordo existente, seja no trabalho ou na vida privada (com o cônjuge) pode ser alvo de divergência e conflito nesta altura. A posição de Rahu no signo Caranguejo    pode indicar divergências  no seio familiar, desacordos relativos à educação e à administração dos bens da família, incluindo a casa e pode haver litígios que se resolverão apenas em tribunal. A relação com subordinados e colegas ou colaboradores de trabalho, geralmente conduzida de forma amigável e comparável com a proximidade familiar, pode agora tornar-se um campo minado em que cada divergência tende a originar uma visão a «preto e branco» difícil de harmonizar. O nativo pode desempenhar o papel de vítima em relação a promessas  não cumpridas, exploração no trabalho, tanto para seu ganho  como a favor dos subordinados ou colaboradores. Este pode ser um período difícil no local de trabalho, com um ambiente de animosidade ou antagonismo latente ou declarado. Em alguns casos, trata-se de defender os direitos dos trabalhadores contra a exploração dos patrões, por ex., na atividade de sindicalista.  Mas, também nos ambientes próximos não diretamente relacionados com o trabalho ,a tendência é agora para    o desafio e a desconfiança, para ser «cada um por si». Na expressão mais positiva, estes nativos são ativistas que lutam, neste período, por fazer chegar aos mais sacrificados ou vítimas de algum tipo de exploração, as recompensas ou direitos que lhes pertencem e têm sido negados. E usarão os meios menos convencionais para conseguir o que pretendem,  de modo a originar mudanças drásticas em relação a todos os contratos quebrados, tipos de exploração dos trabalhadores, manipulação e servidão sexual, etc..

A própria família  do nativo será agora alvo de um ação radical de análise quanto à «justiça» do seu modo de funcionar e as dissensões podem surgir em relação a este ou aquele membro da família que explora ou desrespeita outros membros da família. Habitualmente, estes nativos podem ter um relacionamento familiar pouco ortodoxo mas, se existirem esquemas de «exploração» a qualquer nível no ambiente familiar, estes serão agora objeto de insatisfação e feroz crítica que pode terminar com o afastamento de alguns que podem ser vistos como «inimigos» por parte dos outros membros. Outra possibilidade de manifestação deste trânsito  é a ativa manipulação de algum membro da família pelo nativo, de modo a obter alguns benefícios ou privilégios, sobretudo quando a família tem bens materiais de monta  ou quando a sua reputação social é elevada, podendo servir ao nativo para alcançar poder e dinheiro através da exploração do nome familiar.

Durante este período, você vai dar muita importância ao ambiente de trabalho, ao relacionamento com os colegas, à competição no local de trabalho. Pode haver uma atitude muito crítica  em relação a tudo o que não estiver bem nesta área incluindo  a relação com os colegas, colaboradores e superiores e também em relação a si próprio(a) – a forma como você  tem exercido as funções profissionais será objeto de crítica e de insatisfação, o que pode ser positivo, na  medida em que pode conduzir a um aprimoramento a este nível.  Você vai  querer  ver reconhecida a excelência na execução das tarefas e funções profissionais que são da sua competência. Do mesmo modo,  outras áreas como a saúde, o estilo de vida, a manutenção de uma boa condição física e o correspondente exercício físico, também irão estar em evidência, e pode mesmo querer iniciar algum regime alimentar novo e pouco convencional, com o objetivo de aperfeiçoar a sua saúde e de viver melhor. Alguma doença que tenha vindo a insinuar-se será agora objeto claro de preocupação e agora quererá tratá-la, não protelando mais com desculpas de «falta de tempo».

Durante este período, vai sentir necessidade de organizar o ambiente em que vive e trabalha, otimizando a sua limpeza e  arrumação segundo o critério da eficácia. O momento é para se focar no lado prático da vida, para que as necessidades imediatas da sobrevivência possam ser tornadas conscientes. Durante este trânsito, os seus inimigos ou opositores podem aumentar sem razão aparente mas isso não o (a) perturba, pois Rahu vai incentivar a combatividade e o desejo de confronto com todos os que lhe querem mal. Habitualmente você tende a sacrificar-se e a prestar serviço aos outros, muitas vezes sofrendo perdas em resultado mas agora há um desejo de «acertar contas com a vida», um ímpeto para vencer todos os que estão contra si por alguma razão; quer sentir-se vencedor (a) no campo de batalha que é a vida, lutando pelas próprias necessidades e salvaguarda da sua própria dignidade. Por essa razão, não vai coibir-se de entrar em confronto mesmo com os superiores, no local de trabalho. E deseja sentir a satisfação de os vencer, porque essa é também uma necessidade do seu ego agora, desejoso de recuperar uma elevada autoestima.

Se não está satisfeito (a) com o emprego que tem, obter um novo emprego pode tornar-se uma obsessão, que vai lutar para se tornar realidade. A partir dos significados da 6ª casa, relacionada com o serviço, você deseja ser reconhecido (a) como alguém que presta serviço e, por essa razão, pode mesmo voluntariar-se para trabalhar junto de instituições humanitárias, de caráter político e reformista, etc.. Trata-se de se sentir valorizado (a) aos seus olhos e dos outros, como alguém que é capaz de se preocupar com os outros . E, embora o faça para fortalecer a própria autoestima e sentido de auto valor, nem por isso perde brilho e importância esta atitude da sua parte.

Terá que fazer um esforço para manter a paz no local de trabalho e controlar o desejo excessivo de se intrometer nos assuntos privados de colegas e colaboradores. E talvez queira também dedicar tempo da sua vida aos seus animais domésticos ou até adquirir algum, caso não tenha nenhum, pela necessidade de provar a si mesmo (a) que é capaz de assumir a responsabilidade por outros seres dependentes de si.

O trânsito de Rahu pela 6ª casa é positivo, permitindo-lhe sair vencedor(a) das batalhas que travar agora, relacionadas com os significados da 6ª casa. Porém, lembre-se de que Rahu vai estar no signo inimigo de Caranguejo e que, por isso, deve ter cuidado extra com a sua saúde e evitar litígios e confrontos quando estes são dispensáveis.

Por outro lado, Ketu na 12ª casa no signo  Capricórnio indica uma dissolução  ou corte das vias intuitivas interiores, exprime a dificuldade em aceitar ou assumir as regras convencionais em relação aos segredos de qualquer tipo. Deste modo, alguns aspetos da privacidade individual poderão ser expostos, sem que  o indivíduo sinta energia suficiente para se opor. Qualquer «indiscrição» de tipo sexual tem fortes probabilidades de ser revelada, sem que você se importe minimamente com as consequências. Para os que têm uma atividade na área diplomática ou de política sigilosa este é um período difícil agora pois sentirão uma resistência em levar a sério todas as regras a que estavam habituados e também não são capazes de respeitar verdadeiramente as «hierarquias» de autoridade que reconheciam até agora.  Este pode também ser um período difícil com insónias constantes e com stress acrescido pela dificuldade em encontrar verdadeiro refúgio ou privacidade. Durante este período Ketu «dissolve» todos os laços com o passado, com os ambientes privados ou secretos, com países estrangeiros ou com o ideal de vida monástica ou «santa». Uma crise profunda de caráter espiritual instala-se pois neste período em que as escolhas passadas de vida (sob uma qualquer «regra» espiritual) não farão  qualquer sentido. O vazio interior em relação à confiança que tinha em certos guias espirituais ou por um certo tipo de vida espiritual  e que agora se desfaz pode ser muito difícil de enfrentar. Para os que têm acreditado numa certa religião, este é um período em que a apatia e a insatisfação em relação a tudo o que é proposto pelos líderes ou dogmas religiosos mergulha a pessoa na incerteza e desequilíbrio interior.

No final deste trânsito talvez possa haver uma re-polarização positiva, logo que cada um seja capaz de superar a visão dualista e simplista da realidade, descobrindo então que, provavelmente, o serviço prestado a outros com altruísmo e generosidade tem mais valor para o desenvolvimento espiritual do que a mera crença religiosa, sem prática  na ação.

ajude-nos a melhorar, deixe o seu comentário