Trânsito Rahu Ketu 2017-19 Ascendente Balança

Trânsito Rahu Ketu 2017-19 Ascendente Balança capa

A partir de 18 de junho, os nodos vão iniciar mais um trânsito.  Rahu vai transitar pela 10ª casa e Ketu  vai  transitar pela 4ª casa. Durante este trânsito os nativos de Balança vão focar-se na sua dimensão pública, na carreira e no estatuto que alcançaram  e vão querer melhorar essa área de vida, ao mesmo tempo que  isso se fará através de alguma relação com a sua família. Esta vai desempenhar um papel central na imagem pública que você  deseja construir e isso poderá ser tão mais relevante quanto maior dimensão pública tiver a sua carreira. Para os que têm uma carreira política,  a sua imagem como protetor (a) da família e, num plano mais alargado, da sua comunidade, da população que  serve, será o ponto fulcral da sua imagem durante este período.

Do mesmo modo, todos os que estão envolvidos em funções de caráter social vão  procurar aumentar o seu prestígio e reconhecimento por parte do público, a sua popularidade, atuando em relação a este como se  fosse uma família alargada que tem a seu cargo. Adotará provavelmente um tom mais afetuoso  e será solidário(a) com todos os que sofrem, talvez mais ainda do que já acontecia; vai dar por si a defender as tradições e costumes da sua  terra , os valores da família e o patriotismo inerente á sua comunidade porque isso lhe traz popularidade  e torna ainda mais aceite a sua imagem pública. Se tiver poder de decisão, vai desenvolver um conjunto de obras sociais para favorecer os mais pobres e fracos da comunidade. Em suma, durante este trânsito de Rahu, a sua família pessoal tenderá a ficar em segundo plano e a  «verdadeira» família será a comunidade ou os grupos sociais com quem trabalha, a empresa e os seus trabalhadores, etc. Mas esta relação poderá ser por vezes instável e é provável que, num momento ou noutro, você sinta que todos os esforços e atenção que tem dedicado aos membros da comunidade, da sua empresa, da sociedade que serve, nem sempre são devidamente recompensados; ou sentirá que toda essa entrega é insuficiente para se sentir plenamente satisfeito (a) e preenchido (a). Esta é a natureza de Rahu que, ao mesmo tempo que faz surgir desejos compulsivos  para «tomar conta» dos seus colegas, membros da comunidade, empregados etc., e isso lhe permite aceder a vantagens públicas por causa dessa imagem de generosidade que dá de si, não permite  porém  total satisfação com isso porque tais experiências são, em grande parte ilusórias, mesmo que você não se dê conta disso durante boa parte do trânsito.

Você vai querer fazer coincidir a carreira com a felicidade e o afeto entre si e os que lhe são próximos, vai querer considerar os colegas de trabalho, membros da comunidade, pessoas que pode ajudar neste período, como uma verdadeira família. Mas poderá descobrir, em muitos casos, que o apreço que alguns lhe dedicam por isso é artificial e não genuíno e movido apenas pelo interesse em obter o que você lhes pode dar. E isso gera instabilidade e desassossego na sua disposição, sobretudo na parte final do trânsito, altura em que porventura terá que descobrir de forma crua que a vida privada e as relações familiares nunca coincidem na verdade, com a vida pública e os papeis sociais que desempenha.

Durante este período não é de estranhar se mudar de emprego ou até mesmo de carreira. Exatamente porque os nodos transitam por um dos eixos do horóscopo, este trânsito será muito importante para si e traz eventos kármicos que é preciso filtrar e superar. Talvez você  tenha, no  passado, associado a família ao trabalho, de tal modo que deixou de ser capaz de distinguir uma área da outra e talvez seja chamado (a) agora a compreender que são áreas diferentes , cada uma com a sua especificidade e com o seu papel na construção do seu destino terreno.

A 10ª casa é uma casa de projeção da pessoa na vida da comunidade e, nesta altura, Balança, cujo planeta regente , Vénus, pode implicar muita indecisão em relação ao que quer fazer realmente na vida, fazendo com que o seu sucesso profissional dependa das parcerias que faz,  em especial com o parceiro de vida, pode gerar uma insatisfação por não fazer exatamente aquilo que poderia preencher o seu sentido de propósito na vida. E isso pode criar, ao longo deste período, muita incerteza em relação ao futuro da sua vida profissional, em relação a saber exatamente o que quer fazer na vida para se realizar profissionalmente. E o facto de o signo Caranguejo, regente da 10ª casa, levar a confundir a carreira com a vida familiar, pode não ajudar muito a clarificar o que realmente deseja fazer nesta área. Por um lado, o nome ou reputação profissional vai  ser um ingrediente importante do seu modo de agir nestes meses.  Você vai  querer fazer alguma coisa realmente importante e que mereça ser lembrada pelos outros; vai querer destacar-se no desempenho profissional  e atingir o topo da sua profissão, com o correspondente reconhecimento e um estatuto mais  favorável.  Mas, estando Rahu no signo Caranguejo, você  vai querer ser notado (a) pelas suas qualidades como protetor(a), nutridor(a), cuidador(a) e isto nem sempre tem correspondente nas qualidades profissionais que os outros esperam de si. Assim, este trânsito de Rahu favorece essencialmente os que têm uma profissão de serviço, como acontece nos serviços sociais ou na política em que muitas das características de caranguejo têm forte relevo para implementar uma imagem profissional e pública de popularidade e reconhecimento pelos outros. Porém, lembre-se de que Rahu estará em signo inimigo e que poderá ser avisado refletir antes de efetuar qualquer mudança de emprego ou de atividade social, pois poderá haver obstáculos aos seus desejos.

A 10ª casa é uma casa de ação, razão pela qual é designada na Astrologia Jyotish por casa do karma. E esta é também uma casa angular (kendra) o que significa que, durante este período, há eventos kármicos importantes a afetar esta área da sua  vida , com mudanças que podem ser  muito significativas. Talvez você seja levado (a) a  descobrir  que a sua carreira precisa de seguir um novo rumo, para que reconheçam o seu real valor . De uma forma ou de outra, trata-se de mostrar que você tem as qualidades certas para o cargo ou função que desempenha e quererá que todos reconheçam isso.  E estará realmente muito empenhado (a) em  prestar serviço à sua comunidade , melhorar o modo de vida dos que têm mais dificuldades, por uma razão ou por outra, quererá servir o seu país ou comunidade o melhor que é capaz de fazer. Tal esforço pode no entanto ser esgotante em várias etapas deste trânsito por isso aprenda a encontrar algumas formas de relaxar, quem sabe cultivando um pequeno jardim no espaço de trabalho ou mantendo alguma coisa perto de si que lhe lembre o seu lar, como um animal de estimação.  E não será inútil colocar um sofá estratégico no escritório pois poderá bem acontecer que, muitas vezes, por excesso de trabalho, durma no escritório em vez de ir para casa.

Por outro lado, Ketu vai estar na 4ª casa , no signo Capricórnio, numa casa angular relacionada com o lar, com os bens móveis e imóveis, com a sua casa  com as propriedades familiares, os veículos, as posses e luxos pessoais que, habitualmente, poderiam fazê-lo (a) feliz. Porém, durante este período, você  experimenta uma inversão de significados entre a 10ª e a 4ª casa.  Esta casa que habitualmente significa o lar, aparece agora talvez como um espaço desprovido de calor humano e regido pelas regras, pela disciplina, transformando-se num espaço impessoal no qual você não consegue realmente sentir-se «em casa». Talvez a sua mãe , durante a infância, tenha dado mais importância às regras do que ao conforto e carinho que você desejava receber e a sua atividade pública apareceu como um meio de compensação e uma outra forma de aprender a valorizar-se perante si e os outros. E agora, em que Rahu e Ketu transitam ambos por estas casas, vai revisitar muitas dessas experiências que talvez tenham deixado feridas profundas emocionais pois, mais uma vez, «o lar» não lhe parecerá apetecível e tenderá a considerar o seu trabalho e as pessoas que ajuda através do desempenho  profissional, como a sua verdadeira família.  Talvez Ketu obrigue agora a enfrentar memórias antigas que têm pendentes resíduos que é preciso abandonar pois Capricórnio tende a criar estruturas rígidas em relação ao conceito de  família, de tradição, de conforto e segurança e Ketu agora vai cortar a sua ligação com todas as regras rígidas que estruturaram a sua vida familiar no passado, dando-lhe a oportunidade de sarar velhas feridas e de seguir em frente, recriando um novo conceito de felicidade e de família. Este é um período em que, para sarar, vai poder perdoar-se a si mesmo (a) por tudo o que não foi perfeito na sua vida passada nem na família que teve ou não conseguiu ter.  Ketu na 4ª casa permite despedaçar todas as muralhas defensivas que construiu á volta  da sua personalidade, dos seus reais desejos e sentimentos e libertar-se de tudo isso, sem qualquer remorso. É claro que tal não acontecerá de forma repentina, o mais provável será querer reviver alguns relacionamentos ou modelos de relação familiar do passado mas, a pouco e pouco, tudo isso se desvanecerá porque são fantasmas que já não têm verdadeira substância na vida atual.

Se, no passado deu muita importância a ter a sua própria casa, carro, possuir bens materiais de conforto e de luxo que pudesse mostrar aos outros como sinal da sua felicidade   e do valor da sua família, tudo isso parecerá agora não fazer sentido e você  acabará por valorizar mais os afetos do que as posses; a felicidade interior do que o conforto externo num peito vazio.

Deverá acautelar, entretanto, o efeito depressivo que Ketu na 4ª casa pode ter sobre o seu sentimento subjetivo de bem -estar, pois é um efeito do seu trânsito pela 4ª casa o produzir pensamentos negativos ou nostálgicos.

ajude-nos a melhorar, deixe o seu comentário