Trânsito Rahu Ketu 2017-19 Ascendente Capricórnio

trânsito Rahu Ketu 2017-19 Ascendente Capricórnio capa

Os leitores poderão ler uma introdução geral sobre os efeitos do novo trânsito de Rahu e Ketu pelo eixo Caranguejo/Capricórnio aqui.

Os nativos com Ascendente Capricórnio fazem parte do grupo para quem o trânsito de Rahu e Ketu terá um significado mais forte pois o trânsito ocorre num dos eixos do mapa, em duas casas kendra- a  7ª e a .

Rahu vai transitar pela 7ª casa no signo Caranguejo, enquanto Ketu transitará pelo Ascendente, no signo Capricórnio. Sendo um trânsito que envolve o eixo da  1ª / 7ª casas, referente à identidade e à relação com o cônjuge e outros parceiros, são de esperar eventos importantes para a  sua vida ao longo deste novo trânsito. Rahu e Ketu neste eixo vão fazer surgir eventos do karma específico individual que contribuirão para uma transformação profunda. Rahu na 7ª casa vai, por um lado, tornar obsessiva a necessidade de cuidar e nutrir um relacionamento afetivo com alguém que se possa tornar num parceiro de vida, feminino ou masculino; se ainda não casou ou se está separado (a) ou divorciado (a) sentirá provavelmente o desejo intenso de casar, de formar uma família da qual possa cuidar. A forma como  deseja que os outros o (a) vejam inclui a sua relação com a família. Você quer poder mostrar a sua família com orgulho e apresentar-se como cuidador (a) da família; como a pessoa que  dá á sua família tudo o que esta precisa e cuja felicidade lhe deve ser atribuída a si.  O (a) parceiro (a) de vida pode surgir como a pessoa que lhe vai  fazer voltar a sentir que pertence a alguém, a algum lugar, que tem raízes sólidas, etc..Toda a sua idealização de um lar, de uma terra onde deseja viver, da casa que pretende adquirir na comunidade a que quer pertencer, rodam em torno da questão que representa para si fazer parte de uma comunidade, ter o seu lugar e posição devidos nessa comunidade porque deseja alcançar o estatuto de  homem ou mulher de família , com ligação forte à comunidade, aos seus costumes e tradições.

Mas, por outro lado, este trânsito vai  provocar, nos relacionamentos existentes, uma atitude de insatisfação em relação a tudo o que diz respeito aos parceiros; tanto o parceiro de vida como os parceiros de negócios podem esperar agora uma atitude de ambivalência dos nativos  de Capricórnio, do tipo «faço tudo o que posso para manter esta família e lhe dar tudo mas recebo pouca gratidão». Os que têm um cônjuge ou um parceiro, nesta altura irão pôr à prova o relacionamento pois tenderão a  querer controlar o parceiro, decidindo o que é melhor este fazer ou não fazer. E, embora possam parecer muito afáveis, a verdade é que quererão ser eles ( ou elas) a decidir o que é melhor para cada um dos parceiros. E, se estes resistem, estes nativos poderão sentir –se deprimidos e desvalorizados por causa disso. Você está empenhado (a) em viver o seu próprio sonho de um relacionamento perfeito e haverá pouco que o parceiro envolvido possa fazer a não ser desapontá-lo (a). Talvez você ache que o seu parceiro não é  quem julgava ou idealizava ou não lhe retribui todo o afeto que acha que merece e isso parece-lhe intolerável agora. Ou talvez tenha que confrontar-se com a sua própria incapacidade para viver de forma espontânea, as suas próprias emoções  e culpa  o parceiro pela inaptidão que, na verdade, está em si. Ao confrontar-se com as críticas e desapontamentos em relação ao parceiro, o nativo de Capricórnio tem a oportunidade de tomar consciência da sua própria identidade e do impacto que os parceiros, especialmente o cônjuge ou companheiro(a), têm sobre a sua própria consciência: na verdade, agora é o momento de se olhar no espelho através do parceiro e de se dar conta da sua realidade própria. Se o parceiro de vida o (a) desaponta,  talvez na verdade esse desapontamento seja a projeção  interior do seu próprio desconforto por não ser capaz de ser mais espontâneo (a) na expressão das emoções.

Todo o desencanto crítico que possa surgir agora tem a ver com a insatisfação a nível profundo que você sente por saber que, no fundo, ignorou ou negligenciou  as suas responsabilidades  como parceiro (a) de relacionamento e é preciso mudar isso. Podemos assim ver agora alguns destes nativos a esforçar-se verdadeiramente para construir um relacionamento com a sua «cara metade» ou com o sócio de um negócio, com um novo nível de consciência e de responsabilidade e com o impulso para cuidar e se aproximar, de forma realmente mais afetiva.. Quererão ser perfeitos a este nível e estão dispostos a fazer o necessário para corrigir essa falta de envolvimento do passado.  Rahu no signo Caranguejo vai levar a uma necessidade obsessiva de se encontrar a si mesmo (a) através do cuidado dos parceiros, da ajuda e disponibilidade afetiva para os parceiros.  Muito do que você está disposto (a) a fazer pelos seus parceiros neste momento é, na verdade, projetado a partir das suas próprias necessidades: o parceiro- de negócios e/ou de vida- faz-lhe falta para você poder desenvolver todo o seu potencial, para o seu mérito  ser reconhecido pela sociedade e pelos seus pares. Assim, apesar de estar focado(a) no outro que é seu parceiro, na verdade, faz isso para proveito próprio e pessoal porque Rahu no signo de Caranguejo leva-o (a) a ter consciência de si a partir do seu cuidado aos outros. De modo que, se não tiver outros a quem dedicar os seus cuidados, sentir-se-á a si mesmo (a) totalmente vazio (a) e sem qualquer mérito.

A atitude excêntrica de Rahu pode levar a procurar um novo parceiro ou parceira num local exótico ou estrangeiro e poderá também levar a obter bens e riqueza, posição social e status através do(a)  parceiro(a). Poderá fazer  sentir a  necessidade de exibir o parceiro ou parceira, para se tornar mais visível para os outros, para que estes saibam que você é competente nos cuidados da sua família e providencia tudo o que é necessário para o seu bem estar. Será, no entanto, avisado ter alguma cautela no início de novos relacionamentos durante o trânsito de Rahu, o planeta -sombra que rege a ilusão. O caráter inimigo da colocação de Rahu no signo de Caranguejo também exige cautela na gestão das parcerias de negócios e no casamento, pois desentendimentos serão fáceis agora. Será necessário um esforço extra para conseguir harmonia em todas as formas de cooperação. Neste período, a atividade de negociação ou mediação poderá ser procurada por estas pessoas como especialmente adequada.

Por sua vez, Ketu transita pela 1ª casa, um trânsito que tem sempre efeitos disruptivos em que, tão depressa você pode  passar por momentos de grande auto confiança, otimismo e de crença nas suas capacidades como logo a seguir duvida completamente de si e do seu valor e este efeito complementa a perceção do que acontece ao nível da 7ª casa, onde está Rahu.

Uma coisa é certa, você não vai estar  focado(a) a em si agora, quer ver-se através do relacionamento com o outro. Por isso, toda a combatividade, perseverança e paciência manifestados ao longo do tempo para «chegar a ser quem é», deixa agora de ter qualquer significado, bem como o desejo de alcançar esta ou aquela posição social por «merecimento» próprio ou pelo seu valor, o respeito que mostrou ter pelas regras e instituições, pelas hierarquias sociais, parecem um desperdício inexorável. O foco vai estar em alcançar o que deseja através das parcerias, seja a parceria de casamento, seja a de negócios.  Não deseja ver-se como «sozinho (a) numa fortaleza que ninguém lhe consegue tomar»; deseja ver-se como parte num todo que são dois e, por isso, tudo o que diz respeito à sua aparência, identidade e maneira de ser, tende a ficar desvanecido. Você fica como que cortado (a) da relação consigo próprio (a). Este trânsito tende também a gerar uma apatia geral em relação à sua própria identidade,  o que é acompanhado de um sentimento de solidão impossível de superar por completo.  Pode passar por momentos em que deseja ligar-se aos parceiros mas em que essa conexão nunca é total, a barreira entre o eu e o outro é insuperável no plano material. Assim, apesar de todo o empenho de Rahu em cuidar e nutrir o outro, Ketu na 1ª casa gera contínua insatisfação em relação a todas as parcerias e a única forma de encontrar algum alívio é procurar ligar-se ao plano espiritual no interior se si mesmo (a).  Estes nativos são incapazes de assumir uma verdadeira identidade independente e, ou refletem a imagem do parceiro ou recorrem a um «personagem» socialmente aceite que «encarnam». Durante este trânsito,  vestem a imagem de pessoa de família, mas a obnubilação da sua própria identidade pode levá-los a desenvolver um pensamento confuso acerca de si e do mundo e a apatia geral em relação a tudo o que lhes diz respeito e a insatisfação em relação a todos os parceiros é um momento difícil. Poderá haver problemas de saúde porque, neste período, o desinteresse total em relação a si próprio pode negligenciar a saúde. Este trânsito causa, além disso, indecisão em relação a tudo, incapacidade de enfrentar os problemas e desafios, colocando a pessoa numa espécie de «hibernação psíquica» na qual nega apaticamente todos os estímulos que podem ser incomodativos.

O trânsito de Ketu pela 1ª casa não favorece a manutenção das parcerias , sejam estas quais forem e pode haver perda do parceiro neste período e essa  separação tanto pode ser traumática como institucional, como quebra de contrato de casamento ou outro. O nativo sente-se desligado, da realidade em geral, além da própria identidade. Cuidado deverá ser colocado na vigilância da saúde pois pode acontecer algum acidente devido a distração ou mesmo á atitude de «não querer saber», própria de Ketu  em relação aos cuidados do corpo e à saúde deste.  O que a sociedade pensa acerca dos cuidados de saúde e do corpo, da aparência, etc., não interessam absolutamente nada durante este período. Este desinteresse tem, segundo a tradição, origem no facto de, no passado remoto, estes nativos terem dado excessiva importância ao seu ego, aparência e identidade pessoal, de modo que , durante o trânsito de Ketu pela 1ª casa, podem ser confrontados com alguma situação em que devem dar atenção a tudo isso mas sentem-se incapazes de o fazer, podendo a sua negligência ter efeitos negativos para a sua saúde e vida em geral.

ajude-nos a melhorar, deixe o seu comentário