Trânsito de Júpiter 2017-18 Ascendente Escorpião

trânsito Júpiter 2017-18 Ascendente Escorpião capa

No próximo mês de setembro, mais precisamente no dia 11, Júpiter abandona o signo Virgem, entrando no signo Balança onde irá permanecer até ao dia 11 de outubro. de 2018.

Júpiter estará, durante este novo trânsito, no signo de Balança onde, mais uma vez, estará num signo inimigo embora Vénus não seja inimigo de Júpiter. É Júpiter que sente inimizade contra Vénus pois a sua natureza espiritual é oposta à natureza materialista e sensual de Vénus. Daqui, Júpiter lança aspeto para os signos Aquário, Carneiro e Gémeos. Deste modo, todos os signos de Ar estarão implicados neste novo trânsito de Júpiter e, desse modo, a ênfase será nos conhecimentos, ideias, valores que Júpiter fará expandir para revitalizar os relacionamentos e as interações humanas uma vez que os signos de Ar são, essencialmente, signos humanos e de interação e comunicação. Aprender, ensinar, disseminar esse conhecimento são fatores fundamentais deste novo trânsito de Júpiter. Mais harmonia, diálogo e comunicação com abertura mental poderão ser muito benéficos para a forma como a humanidade em geral e cada um de nós se liga e interage com os outros.

Para ler o artigo sobre os efeitos gerais do  novo trânsito de Júpiter, por favor clique aqui.

Trânsito de Júpiter 2017-18  Ascendente Escorpião

Apresentamos o trânsito de Júpiter 2017-18 para o Ascendente Escorpião. Júpiter  rege a 2ª e a 5 ª casas do seu horóscopo e vai estar a transitar pela 12ª casa.  Sendo a 2ª casa uma casa de acumulação de riqueza, não é bom ter o seu regente na casa das perdas, como é a 12ª. Assim, ao primeiro relance, este vai ser um ano em que vai ser difícil fazer contenção das despesas e em que o dinheiro que ganhar pode escoar-se rapidamente sem que possa fazer muito contra isso.  Mas, para  além deste aspeto financeiro, este trânsito tem outras implicações. A 12ª casa significa algum tipo de isolamento ou afastamento e você vai afastar-se da vida doméstica habitual, aquilo que o (a) fazia feliz agora parece insuficiente e uma inquietação interior impele para a procura de algo que lhe nutra o espírito e a fantasia.  Pode acontecer que inicie um novo envolvimento romântico e sexual intenso neste período, que se manterá secreto. Para os mais ascetas, pode ser um período de grande desenvolvimento espiritual e de estudo metafísico, através do qual a vida adquire novos significados transcendentes. O regente da 5ª casa na 12ª pode indicar um percurso de iluminação espiritual, através do qual a sua identidade pode passar por um processo de transformação em que muitas das perturbações habituais do dia-a-dia deixam simplesmente de fazer sentido. Um sentido profundo de paz interior e de ligação ao todo da realidade pode tomar conta de si e uma atitude de maior tolerância e compreensão pode alterar a forma como se interliga com os outros.

Os filhos, se existirem, poderão ser fonte de despesas e de algumas dores de cabeça pois poderão não dedicar aos estudos a atenção devida a menos que estejam a estudar numa área artística ou literária em que a criatividade seja o aspeto fundamental. Os amores podem ser instáveis e o entendimento pode ser difícil, sobretudo durante os períodos em que Júpiter transita nos Nakshatras de Marte e Rahu. O desejo de fazer alguma viagem de longa distância para fins espirituais ou de autodescoberta pode ser realizado e coincidir com despesas adicionais este ano.

Durante este trânsito todas as atividades de caráter artístico, religioso, criativo, são favorecidas mas tudo o que tem caráter mais racional, analítico ou lógico tende a dar menos resultados, razão pela qual os estudos académicos podem  ser menos compensadores. A sua intuição estará ao rubro mas o pensamento lógico pode ser menos claro do que é habitual. A intuição poderá, no entanto, ser um excelente guia para a sua vida ao longo deste trânsito .

Na primeira fase deste trânsito – entre 11 de agosto e 14 de outubro –  Júpiter transita pelo Nakshatra de Chitra que tem regência de Marte. Este é um bom período para vencer oponentes e litígios mas também  é muito fácil entrar em desacordo com os que lhe são próximos por isso seja diplomata, sobretudo em ambiente familiar. Pode ser um período excelente para todas as atividades criativas. Evite discussões no local de trabalho com subordinados e colaboradores. Neste período poderá ganhar bastante dinheiro. Tenha cautela para não o gastar todo a seguir!

Entre 14 de outubro e 16 de dezembro Júpiter transita pelo Nakshatra de Swati que tem regência de Rahu. Neste período vigie a sua saúde. Continua a poder ganhar bastante dinheiro mas evite meios menos transparentes ou negócios «à margem» dos limites legais. Rahu poderá fazer surgir o desejo de aparecer como alguém especial, em termos espirituais e você  poderá ter o desejo de aparecer como alguém que detém um saber oculto, misterioso ou simplesmente escondido o que, para alguns, poderá indicar a associação com pessoas que formam um grupo à parte da sociedade e se regem por regras que não são as convencionalmente aceites. Ser o líder de um grupo desse tipo pode parecer uma coisa formidável nesta altura. Lembre-se porém de que, com Rahu, as aparências iludem e muito.  A vida familiar pode sofrer bastante instabilidade neste período e pode preferir estar com pessoas que lhe permitem desenvolver algumas fantasias de poder e ajudar a explorar aspetos desconhecidos da realidade. Os amores podem suceder-se de forma secreta e muito volátil.

A partir de 16 dezembro Júpiter transita pelo Nakshatra Vishakha que ele próprio rege e onde ficará até ao final deste trânsito em 11 de outubro de 2018. Este será um período de mais sorte e poderá haver bons ganhos embora sejam de evitar investimentos de risco e atividades de jogo.  A fase mais positiva do trânsito por este Nakshatra será entre 16 de dezembro e 27 janeiro. Entre 3 e 27 de janeiro Júpiter transita num «pushkara navamsa» e poderá por isso indicar ganho de  grandes somas de dinheiro. Depois, ao transitar no 3º pada, com regência de Mercúrio, as atividades  intelectuais e de comunicação ganham expressão na sua vida, porventura de forma criativa . Exerça disciplina para usar os seus dons de persuasão de forma não egoísta. Poderá haver uma tendência forte para pensar em si em primeiríssimo lugar (e segundo, talvez….)

Da 12ª casa Júpiter lança aspeto para a 4ª casa, para a 6ª e para a 8ª casa. Uma transformação profunda pode ocorrer no seu âmago e você pode realmente ser capaz de captar aspetos da sua realidade mais espiritual. Estará mais intuitivo (a) do que nunca mas também pode ser permeável a energias menos positivas neste período, por isso será bastante útil cultivar atividades de relaxamento positivo e libertar toda a energia em excesso sobretudo nos períodos em que Júpiter transita nos Nakshatras de Marte e Rahu. A procura de conhecimento esotérico, se tem sido uma vertente da sua vida, vai intensificar-se neste período e poderá começar a conhecer bem o funcionamento dos mecanismos kármicos que limitam e sujeitam as suas escolhas e possibilidades ao longo do tempo. O «poder», tanto no plano mundano como subtil – psicológico e não físico- será outro fator muito presente, seja porque você poderá querer aumentar esse poder, sejar porque outros tentarão fazer isso sobre si. A tentação para exercer poder sobre outros- na forma de domínio (físico, psicológico, social, etc.) poderá ser muito forte e poderá ter que fazer algumas escolhas em relação a isso, na oposição entre «servir e dominar», cooperar ou atacar.

Saturno, o planeta lento  cuja ação anda a par com a de Júpiter, está a transitar pela 2ª casa , em Sagitário , a casa das posses e da acumulação de riqueza e de saber e pode tornar mais lento do que você gostaria essa aquisição.  Nem Saturno nem Júpiter estarão em aspeto um com o outro e estará livre para decidir qual das vias quer trilhar, começando um novo ciclo de experiências.

ajude-nos a melhorar, deixe o seu comentário