Óleo Essencial de Neroli

óleo essencial de Neroli capa

A planta designada por Neroli, cientificamente Citrus Aurantiam é da família dos citrinos, como o nome indica. É também a planta a partir da qual se faz a conhecida «água de colónia» tão popular,  razão pela qual o Neroli está associado vulgarmente a «perfume» pois o seu óleo essencial tem larga aplicação nesta indústria  devido ao seu aroma cítrico e floral. São precisas muitas pétalas de flores para produzir este óleo essencial.

O óleo essencial de Neroli é extraído por destilação a vapor das flores desta planta. Na aromaterapia, o óleo de Neroli é usado para combater a depressão e aliviar sentimentos de tristeza pois o seu aroma estimula sentimentos de alegria e eleva o humor.

É referido também como um afrodisíaco que estimula a líbido e cura , segundo dizem, a perda de interesse  pelo sexo.

Tem propriedades antisséticas, podendo ser usado, segundo os peritos, para prevenir infeções como o tétano, quando se faz uma ferida ou corte e antes de um tratamento mais completo, servindo como apoio de emergência.. A sua ação anti-inflamatória é eficaz tanto  nos processos inflamatórios agudos como crónicos . Estudos têm mostrado que é eficaz no tratamento da dor.

Tem também propriedades antibacterianas, matando diversos micróbios e bactérias podendo ser usado  em certas infeções da pele e também em caso de intoxicação alimentar etc., sendo útil também para libertar o organismo de substâncias tóxicas. Não substitui outros tratamentos necessários nestas situações mas pode dar alívio complementar.

Os peritos assinalam as propriedades protetoras do sistema respiratório afirmando que o uso deste óleo ajuda a prevenir constipações e resfriados e diminui a produção de mucos .

O óleo de Neroli  tem ação carminativa, reduzindo os gases no estômago e intestinos, elimina a inflamação  e melhora os sintomas de indigestão e enfartamento.

O óleo de Neroli  tem ação cicatrizante na pele, entrando na composição de muitas loções e cremes com esse propósito ajudando a desaparecer as marcas de cicatrizes, estrias, acne, etc.. É também um desinfetante, curando infeções da pele e prevenindo o seu surgimento.  Tem simultaneamente ação antioxidante. Este óleo estimula a renovação celular, sendo por isso rejuvenescedor da pele, razão pela qual é eficaz a reduzir as cicatrizes e marcas e, pela mesma razão, pode ajudar a atenuar rugas e estrias.

Tem uma ação relaxante generalizada nos músculos do corpo e é um antiespasmódico, aliviando dores causadas por espasmos , cãibras, etc..

Estudos recentes mostram que o óleo essencial de Neroli alivia os sintomas da menopausa, melhoram o funcionamento do sistema endócrino e aliviam o stress associado a este processo. Também age sobre a pressão arterial, reduzindo-a. Estudos de 2014 parecem indicar que  o aroma inalado deste óleo essencial tem efeito redutor sobre a pressão arterial e na redução do stress quando efetuado diariamente. Mas. se sofre de pressão arterial baixa, este óleo não é indicado para si pelo  menos sem supervisão médica.

Outra propriedade do óleo essencial de Neroli é a de ser um anticonvulsivo, sendo por isso auxiliar da proteção de convulsões.

Flores de Neroli

Como usar o Óleo Essencial de Neroli

Este óleo essencial pode comprar-se puro- precisando, nesse caso de ser diluído num óleo de transporte  de acordo com o uso terapêutico que se queira efetuar ou pode comprar-se já diluído em óleo de Jojoba, sendo mais barato  neste caso e não precisando de ser doseado. Para os que quiserem usar o óleo para a pele, esta segunda opção é adequada. Mas, para fins de aromaterapia, será melhor adquirir o óleo no seu estado puro e usar de acordo com o fim em vista.

Como referimos habitualmente, antes de usar qualquer óleo essencial (e este nunca deve ser aplicado sem ser diluído) faça um teste com uma pequena aplicação no braço e aguarde 24 h para ver se não há reação alérgica. Não use este óleo junto dos olhos nem nas mucosas, no interior dos ouvidos, etc.. Não ingira este óleo essencial. Não use em crianças. Mulheres grávidas e a amamentar também não devem usar este óleo.

Para reduzir o stress e melhorar a sua disposição antes de sair de casa para o trabalho ou para realizar alguma tarefa exigente, simplesmente inale o aroma do óleo destapando o frasco, durante alguns segundos.

Para ajudar a dormir melhor, coloque uma gota de óleo essencial num pedaço pequeno de algodão  e coloque-o junto da almofada antes de dormir.

Para tratamento de acne, borbulhas ou das marcas deixadas por estas,  dilua 1 gota de óleo de Neroli com 5 gotas de óleo de transporte (amêndoas doces, jojoba, coco) e molhe um cotonete nesta mistura, passando depois o cotonete pela área afetada.

Pode colocar 1 ou 2 gotas no difusor e deixar espalhar pela casa o aroma (ou sala onde esteja a trabalhar) . Purifica o ar matando germes e bactérias e melhora o estado mental.

Para combater a ansiedade, stress, pânico, etc., coloque 3 a 4 gotas de óleo essencial de Neroli na água do banho e tome um banho total de imersão ou um banho de pés.

Para alívio das dores de cabeça causadas por tensão . ansiedade, etc., coloque 1 ou 2 gotas numa compressa molhada quente ou fria e aplique na testa.

Para os que precisam de baixar a  pressão arterial, o uso deste óleo no difusor ou a inalação do aroma a partir do frasco por alguns segundos tem o efeito de baixar a pressão arterial, se for feito diariamente. Baixa também os níveis de cortisol.

Para alívio das dores espasmódicas, diarreia, problemas do cólon, podem adicionar-se 2 a 3 gotas a um difusor ou, caso prefira massajar, 4 gotas num óleo de massagem e massajar na zona do baixo ventre.

Para a regeneração da pele adicione 1 gota à loção ou creme de uso  diário e aplique normalmente. Para reduzir as estrias e reduzir a aparência de vasos capilares rompidos na pele, adicione 3 gotas deste óleo essencial à loção ou creme para o corpo.

Neroli planta

Uso Metafísico do óleo Essencial de Neroli

O óleo essencial de Neroli está associado à paz, alegria e calma. Diz-se que este óleo traz a calma de ser tocado pelas asas dos anjos. Este óleo está associado com a Luz, com a libertação da escuridão e da depressão. É uma das fragrâncias angélicas. Acalma a mente e traz paz à alma. É uma energia feminina que dá apoio e conforto emocional.

Segundo a tradição, este óleo essencial vibra ao nível da dimensão mais pura e espiritual do ser. Mas a tradição também lhe atribui propriedades mais materiais. Segundo esta, colocar 1 ou 2 gotas na carteira ou na mala atrai dinheiro e sucesso em tudo o que se faz.

 

ajude-nos a melhorar, deixe o seu comentário