Um Outro Olhar sobre os Nakshatras Poorva Phalguni

um outro olhar sobre os Nakshatras - Poorva Phalguni capa

Falamos hoje de Poorva Phalguni, o 11º Nakshtra. Ocupa a extensão entre 13º 20’ e 26º 40’ do signo Leão. Forma um par com o Nakshatra seguinte Uttara Phalguni.

Astronomicamente fica localizado no círculo de estrelas, na constelação Halft- Aurang que é designada como «vigilante do céu austral»(sul). Salientam-se nesta constelação as estrelas «Zosma» ou Zozca, delta leonis e theta leonis.

Bhaga, uma entidade da classe divina dos Aditya é o regente divino do Nakshatra. Diz-se que é um protetor da felicidade do casamento, especialmente para as mulheres. Vénus é o regente astrológico.

A árvore sagrada deste Nakshatra é a Butea Monosperma popularmente designada como «Chama da floresta» e é natural de Bengala oeste.

A gema associada ao Nakshatra é o Diamante.

O símbolo do Nakshatra é uma cama de rede balançando. Também se encontra como símbolo do Nakshatra um divã e duas pernas de cama, associando-lhe assim a indulgência e o amor pelos prazeres. O grupo (Gana) de Poorva Phalguni é o humano (manushya). Este Nakshatra está associado à procura dos prazeres sensuais e materiais representados por Vénus e que podem levar à «queda» moral do ser humano quando são procurados em excesso. Os nativos gostam naturalmente de música, são inclinados para ganhar dinheiro e obter sucesso mundano e podem ser dados a excessos sexuais.

A shakti ou poder deste Nakshstra é o do poder criativo da procriação e, figuradamente, de  obter  «os frutos da árvore», de alcançar tudo através da sorte, de aumentar, elevar-se (das águas), crescer, ganhar dinheiro , aumentar riqueza, «inchar», aumentar de volume,  prosperidade, bem estar e felicidade, lucrar com empréstimos, etc.. Alguns acrescentam a sorte, o usufruto dos prazeres do amor. Ficam com «a melhor parte» de todos os prazeres entre os pares.

O Nakshatra de Poorva Phalguni dá aos nativos poder criativo, talentos artísticos e uma natureza sensual. Os nativos com este Nakshatra dominante podem ser músicos, atores, podem envolver-se no mundo da moda e em outras atividades artísticas, na indústria cosmética, joias, fotografia, televisão, rádio e cinema, etc. Também podem ser professores, negociantes de arte, terapeutas sexuais, políticos e dedicar-se a todas as atividades com caráter social associadas ao prazer e à beleza.

Os relacionamentos e os seus dramas são uma importante lição a aprender por estas pessoas, que gostam de estar sob as luzes da ribalta, desejam ser admiradas, adoram o brilho das festas e das atividades mundanas e as suas conquistas. As mulheres nascidas neste Nakshatra têm grande poder de sedução e de interação social, sendo excelentes esposas de políticos, entertainers, atores, músicos, etc., podendo também elas fazer parte desse mundo por escolha própria. São também talentosas e sensíveis na realização de contratos, acordos e alianças de todos os tipos, podendo dar-se muito bem no mundo dos negócios e da vida pública, combinando uma imagem agradável, atraente e refinada com uma habilidade inata para interagir com os outros e respeitar também os seus interesses.

Os nativos de Poorva Phalguni gostam do mundo da moda, de estar em companhia de celebridades (e de serem celebridades); são muitas vezes ajudados por uma família de origem abastada e com boa reputação, construindo para si próprios um caminho no qual também conquistam o apreço dos outros. São sensuais, gostam de luxo e podem ser algo excessivos na forma como se relacionam com os outros, construindo uma personagem que mostram com alguma teatralidade. Adoram envolver-se em relacionamentos românticos, de serem alvo da admiração dos outros. Gostam igualmente de viajar com todo o luxo e requinte e de ser tratados como figuras especiais. Gostam de joias e de tudo o que é dourado. São também genuínos apreciadores de arte e de tudo o que é belo. Aspiram a tornar-se ícones para os outros mas correm o risco de confundir a divinização que o público faz dos seus ídolos e os privilégios que os outros lhes dão ao trata-los como «figuras reais», com a divindade que está para além  do plano meramente material das suas vidas.

As mulheres de Poorva Phalguni têm o rosto oval e bem proporcionado, uma voz agradável, doce e serena, são modestas e sem pretensões; são dotadas de um excelente caráter; e mostram-se sociáveis e hospitaleiras adorando envolver-se na vida social. Gostam de ouvir os outros e estão atentas às suas necessidades. São «fadas do lar», gostando de coser e de bordar. ocupando-se com isto quanto estão em casa. São inteligentes e sentem atração por conhecimentos ocultos, gostando também de estudar estes assuntos. Cumprem escrupulosamente as suas obrigações e são agradecidas quando recebem favores dos outros.

Os homens de Poorva Phalguni têm uma expressão mais física do que mental. A sua constituição física é forte e saudável; mostram uma atitude tranquila, não sendo dados a ansiedades nem preocupações acerca da vida. São muitas vezes impulsivos na ação, agindo sem pensar, o que pode trazer consequências bastante negativas muitas vezes difíceis de reparar. Possuem muita energia física e praticam frequentemente vários desportos. Gostam de ação e estão sempre em movimento mesmo quando não têm nada realmente para fazer. Fazem frequentemente mais do que uma coisa ao mesmo tempo.

Para ambos os sexos, os nativos nascidos em Poorva Phalguni são atraentes e têm um corpo robusto. Suam com facilidade. O nariz é pequeno, a personalidade é agradável . Gostam de liberdade total e não aceitam ser dependentes de ninguém, razão pela qual também escolhem profissões onde não têm que se subordinar a ninguém. Em geral tornam-se conhecidos ou famosos em algum campo.  Porém, podem mesmo assim ser tomados por inquietações constantes.  Possuem uma intuição natural para apreender os problemas dos outros e ajudam-nos sem ser necessário pedir. A sua voz é suave e agradável. São honestos e sinceros, não participando em atos ilegais nem aceitando ser beneficiados por esse tipo de atividades.

Estas pessoas adoram viajar.  Gostam de poder e de alcançar posições de autoridade na sociedade mais do que  de acumular dinheiro. Têm inimigos escondidos mas serão capazes de os vencer, embora estes permaneçam em geral ao longo da vida, criando obstáculos ao sucesso. Acreditam no progresso e podem devotar-se a contribuir para este. Embora subam na vida, em geral não alcançam as posições ambicionadas mas subirão na vida. Mudarão de emprego ou atividade ao longo da vida, especialmente aos 22, 27, 30, 32, 37 e 44 anos. Atingirão a posição que desejam a partir dos 45 anos obtendo então uma posição de autoridade no campo a que se dedicarem. Podem perder continuamente dinheiro que emprestam a outros, por estes não pagarem.

O casamento será feliz embora por vezes o nativo não case com a pessoa que queria. Terá felicidade do casamento e através dos filhos . Viverá a sua vida longe do local de nascimento e dos restantes familiares.

A saúde é em geral boa mas há propensão para doença dos dentes.

Nativos do 1º Pada- 13º 20’ a 16º 40’ do signo Leão- Regente Sol. Os nativos deste pada são corajosos, muito ligados à mãe, têm dificuldades em lidar com o sexo oposto. Casam bem tendo um bom cônjuge e têm filhos respeitadores. Podem sofrer ,em algum momento, de pobreza e passar fome. Podem ganhar a vida a trabalhar com químicos ou em atividades ligadas à saúde. Os homens podem ser especialistas na área do comércio de produtos de matéria prima.  Ganham riqueza na última parte da vida.  Viajarão muito para a concretização dos seus negócios. O seu único grande objetivo na vida é ganhar dinheiro.  O sucesso aumenta o Ego destas pessoas embora os que têm «almas» mais evoluídas iluminarão os que os rodeiam  com as suas qualidades. Procuram uma vida que se materialize numa posição digna e de privilégio. O Sol, Marte, Júpiter e ketu são fortes neste Nakshatra e podem dar qualidades executivas ao nativo.

Nativos do 2º Pada- 16º 40’ a 20 º do Signo Leão- Regente Mercúrio. Estas pessoas podem manter muita raiva reprimida. Aprenderão a ser mais controladas na meia idade e, na velhice, serão calmas e tranquilas. Podem sofrer de problemas de estômago e dos dentes. Os homens são muito polidos mas são dados a excessos na relação com mulheres, sexo, bebida. Adoram dança e música. Em geral vivem afastados dos pais. Este pada é o mais equilibrado e aquele em que os nativos trabalham mais arduamente. Os nativos são empreendedores ou comerciantes. quando Mercúrio está qui colocado permite obter grandes lucros através do comércio e dá sensatez nas decisões.

Nativos do 3º Pada – 20º a 23º 20’ do signo Leão- Regente Vénus.  Os nativos têm muitas responsabilidades. Têm personalidade agressiva. Podem ser vítimas de roubo em casa mas não perderão muito, recuperando o que foi roubado. Os homens apreciam exercício agressivo, como luta ou boxe. Gostam de estar rodeados pela família.  Mas, nos últimos anos, estarão sozinhos em total solidão. Os nativos deste pada são muito criativos mas também indulgentes. Apreciam a beleza e a harmonia, adoram viajar e de se rodear de luxo, refinamento e conforto. Este é um Pushkara Navamsa e todos os planetas à exceção do Sol dão aqui bons resultados. Vénus é muito forte neste pada, permitindo alcançar muita riqueza e desfrutar de todos os prazeres materiais.

Nativos do 4º Pada- 23º 20’ a 26º 40’ do Signo Leão- Regente Marte.  Estes nativos dominam as tecnologias. Conhecerão a fama na sua área de atividade pública. Ajudarão financeiramente os outros sem receber nada em troca. Os homens apreciam exercício agressivo, como luta ou boxe. Gostam de estar rodeados pela família.  Mas, nos últimos anos, estarão sozinhos em total solidão. Os nativos deste pada são muito criativos mas também indulgentes. Apreciam a beleza e a harmonia, adoram viajar e de se rodear de luxo, refinamento e conforto.

Estes nativos têm paixões muito fortes e reagem em geral com agressividade e determinação às situações da vida, gostando de provar o seu valor. Quando Júpiter e o Sol estão aqui colocados dão bons resultados. Os restantes planetas causam perturbações e problemas nas áreas de vida que significam e não dão resultados positivos.

ajude-nos a melhorar, deixe o seu comentário