As Energias Estudadas pela Astrologia

A  aplicação prática  da Astrologia parte de  dois conceitos fundamentais :  relacionamento e correspondência.
Relação entre todos os aspectos  já mencionados O que é a Astrologia /Jyotish e correspondência entre o  Macrocosmos e o microcosmos- Universo e indivíduo.
Mas sejamos claros: como já tive oportunidade de explicitar antes , a Astrologia Védica/Jyotish tem como hipótese fundamental que a influência que se estende do Cosmos para a vida na Terra se circunscreve a uma faixa  correspondente ao Zodíaco sideral, cuja extensão é de 8º para cada lado da eclíptica.
Entre essa faixa, correspondente às constelações- Nakshatras – e aos demais planetas do sistema solar do qual faz parte a Terra, estabelece-se uma dinâmica de interações  energéticas  que exprimem a simbólica de que assim como é em cima, é em baixo.
O que isso significa é que os vários elementos do Zodíaco constituem padrões de energia que têm uma semelhança de natureza com as energias humanas que os exprimem e  refletem nas múltiplas dimensões da sua expressão.
Quando digo que a Lua significa a mente e  a inteligência, por exemplo, e observo na carta natal qual a posição por casa e signo que ela ocupa, o que estou a pressupor  é que a Lua representa simbolicamente um fator cósmico  de influência que, na realidade humana, se exprime de acordo com estas ou aquelas características. 
Pois, assim como é em cima, é em baixo.
Neste sentido, podemos considerar que o Zodíaco sideral exprime o modelo energético arquetípico da realidade humana em toda a complexidade das suas múltiplas  dimensões. 
Simbolicamente, é o homem celeste exprimindo as qualidades, positivas e negativas, da aventura da existência humana.
Ao longo de milénios, tem sido a tarefa da Astrologia descodificar as regras e os padrões implícitos em todas essas formas de expressão.
Continuarei com esta questão.
Nota: Todas as menções da astrologia se referem à Astrologia Védica/Jyotish.

3 Thoughts to “As Energias Estudadas pela Astrologia”

  1. Quiosque do Ken

    Post muito interessante. Claro e dinâmico! Parabéns!

  2. J.RAFAEL

    oiiii, uma dica… porque tu não linka as observaçoes anteriores.
    ex acima:(oportunidade de explicitar antes)linke sua postagem anterior referente ha que tu tinha explicado.
    Entendeu? aí iremos ler tb sua postagem anterior.
    Foi só uma ideia.
    abraçossss

    1. Astrologo Observador

      Tem toda a razão, vou fazer isso muito em breve, ok?
      Obrigada pela sua sugestão

Deixe um comentário a sua opinião conta