Jyotish e o Karma nos Relacionamentos

Os  relacionamentos são a  área privilegiada em que se desenrola o Karma humano, enraizado nos  desejos e nas emoções   que continuamente o alimentam e constituem.
Nas cartas astrológicas das pessoas que  mantêm relações de íntima proximidade existem muitas vezes ligações kármicas fortes que nos permitem dizer que muitos dos encontros que temos uns com os outros são, em grande medida, «predestinados». 
Cada um de nós parece ser atraído para pessoas   cujos fatores do «destino», nas suas próprias cartasse conjugam  com os nossos num entrelaçar criador de  uma dinâmica   própria que dá origem a  um certo tipo de relacionamento.
Por vezes, quando isso está indicado na nossa própria carta, esses relacionamentos são harmoniosos e causadores de felicidade mútua; outras vezes existem focos de tensão e de conflito que dão origem a  interações difíceis  mas em que  os parceiros envolvidos têm alguma «lição» para  aprender em conjunto. E, pelo menos  durante algum tempo (um trânsito longo, um período ou sub-período dasha)  as pessoas ficarão juntas. Noutros casos, a ligação dura toda a vida.
Nestas interações kármicas tanto encontramos relacionamentos amorosos como relações pais/filhos, irmãos, amigos, marido e mulher…  e estes são os relacionamentos da nossa vida que mais nos fazem crescer  e evoluir, nas áreas indicadas na nossa carta natal. 
Este tipo de experiências parece funcionar como um importante catalisador  do nosso crescimento  como seres humanos,  melhorando a nossa capacidade de compreender a realidade essencial.
O exemplo que apresentarei a seguir refere-se a duas pessoas que foram casadas durante  40 anos, numa dinâmica  em que os fatores mútuos do destino  se cruzaram, revelando, na sua interacção, um conjunto de áreas das suas vidas que foram, desse modo, conjuntamente ativadas e transformadas.
Dados  do horóscopo feminino: eixo do destino: Rahu em Capricórnio, Ketu em Caranguejo , Rahu na 4ª casa e Ketu na 10ª. Saturno em Aquário  na 5ª casa.  Saturno é o dispositor de Rahu e rege a 4ª e a 5ª casa acentuando desse modo o significado de Rahu. A lua, dispositor de Ketu, rege a 10ª casa.  Rahu é muito forte pois  é o regente do Nakshatra em que se encontra colocado. Saturno rege o Nakshatra onde se encontra Ketu o que reforça os significados do eixo  4ª/10ª casa.
O impacto destes fatores na  vida desta mulher mostrou uma clara tensão envolvida neste eixo pois viveu uma vida de dedicação à família, sem constituir carreira mas a frustração por não desenvolver esse lado da vida teve um preço  grande ao nível da sua felicidade pessoal. 
Dados do horóscopo masculino : Rahu encontra-se na 12ª casa , Ketu está na 6ª. Saturno encontra-se no próprio signo , conjunto com Marte, exaltado e regente do ascendente. Rege a 10ª e a 11ª casas.  Rahu está conjunto com o seu dispositor, Júpiter, que rege a 9ª e a 12ª casas  e com a lua. Mercúrio, dispositor de Ketu,  rege a 3ª e a 6ª casas. O regente do Nakshatra onde se encontra Rahu é Saturno o que reforça o poder deste planeta na condução do destino desta pessoa. Ketu está no Nakshatra regido pelo Sol . 
A presença do Sol, Marte exaltado e Saturno no próprio signo deram a esta pessoa a capacidade e determinação para se «fazer a si próprio» e ser bem sucedido na profissão.   A sua poderosa  10ªcasa  sobrepôs-se à da esposa, ativando o Ketu  colocado na 10º casa dela  e fazendo-a confinar-se  ao espaço  do seu Rahu natal- a 4ª casa do lar,  cumprindo-se assim  um dos  significados simbólicos de Ketu na 10ª casa, de perda de uma vida profissional e de reconhecimento público. 
Olhando para o cruzamento de aspetos entre  ambas as cartas,  encontramos os seguintes interaspetos: O Rahu dele está conjunto com o Sol/Mercúrio dela .  O Rahu dela está conjunto com o Sol dele.  
O Ketu dela está conjunto com Júpiter e Marte dele e o Saturno dela está conjunto com o Vénus dele.
Com indicadores tão poderosos não admira que estas duas pessoas tenham contribuído, ao longo do tempo que passaram juntas, para uma refundação das suas identidades e objetivos de vida.  Com o   Ketu  dela associado com diversos planetas dele,(Ketu está  associado à perda material)  ele tornou-se  a personalidade dominante e dominadora nesta relação, ao ponto de a identidade dela se ter confundido muitas vezes com a identidade dele. Mas ela  também ativou os significados do Rahu natal dele na 12ª casa, ajudando-o a descobrir um sentido mais espiritual no conhecimento  de si mesmo e na visão da realidade.
 
A  associação entre o Saturno dela e o Vénus dele  criou simultaneamente um sentimento de obrigação e de dever  em relação a ele mas também possibilitou  o desenvolvimento de um sentimento de grande segurança e de confiança-  ele era a pessoa em  quem  ela podia confiar e a única com que sabia que  podia sempre contar.
   

Deixe um Comentário a sua opinião conta