O 7º Nakshatra – Punarvasu

Ocupa a extensão  entre os 20º de Gémeos e os 3º 20’ de Cancer (Caranguejo)
Representa  duas estrelas brilhantes da constelação de Gémeos,  Castor e Pólux.
 A palavra «Punarvasu» significa retorno, renovação, restauração e repetição. Simboliza a reaparição do que é bom após a escuridão  do mal. 
O símbolo do Nakshatra é uma aljava com setas.
Punarvasu é o regresso a casa, a recuperação de algo antes perdido, o triunfo da Harmonia conseguida pela regeneração  que rejuvenesce, nutre e volta a  fazer nascer de modo mais positivo.
Punarvasu  representa a possibilidade do recomeço nas várias facetas da vida humana e, neste sentido, ela é o fruto da Esperança, da certeza de que existe um princípio de generosidade inerente à realidade  que nos permite recomeçar a nossa vida quando tudo parecia indicar o seu fim,  libertando-nos de todas as restrições que nos condicionam  e  limitam.
Punarvasu  é o espaço sem limites, o domínio da Grande Deusa Mãe  ADITI mãe de vários deuses, incluindo o poderoso Vishnu. Ela é o reservatório da Verdade, da Beleza, da Pureza, da Generosidade e Nobreza  que cuida, nutre e protege. 
É a expressão da vitória sobre os nossos fracassos, o poder de se erguer de novo e de se tornar mais forte na exploração de tudo o que nos permite alcançar o conhecimento e libertar de todas as nossas prisões.
 
A natureza dualista de Castor e Pólux ,as estrelas deste Nakshatra, revela a contradição inerente no seu simbolismo: só se regenera algo que entretanto perdeu qualidades ou enfraqueceu– Castor representa as  perdas . Pólux  permite a sua recuperação.
Segundo a maioria das fontes, o regente do Naskhstra é Júpiter. Mas  algumas fontes referem a Lua e Mercúrio como  regentes.
Este Nakshatra relaciona-se com a «Vastuva prapana shakti», que  significa o poder de renovar, restaurar ou recuperar objetos e objetivos.
Os nativos deste Nakshatra refletem as qualidades  referidas. São pessoas bem dispostas e felizes, que acreditam  na possibilidade de se libertarem das energias negativas  e dos obstáculos  pelo trabalho e pelo desenvolvimento da  autoconfiança. 
Estas pessoas estabelecem uma boa interação entre os planos emocional e mental, atingindo uma compreensão espiritual  que lhes permite, por um lado, a auto-realização e, por outro, compreender as necessidades dos outros. 
Este Nakshatra relaciona-se com a espiritualidade e os seus nativos são pessoas benévolas, amigáveis, serenas, agradáveis  e nobres. Possuem pontos de vista simples  sobre a vida,  que encaram com otimismo , acreditando na presença divina na ordem das coisas.
São pessoas bondosas, afetivas e delicadas. Apreciam as tradições e as crenças  ancestrais da sua cultura onde encontram refletido um verdadeiro Saber.  Parecem ter algum tipo de proteção em relação aos problemas da vida.
Não exigem muito em relação à realidade , permanecendo felizes e pacíficas, rodeando-se de um clima de beleza e de amor. Gostam de fazer o bem aos outros. O seu sentido moral leva-os a desejar que todos sejam igualmente felizes. 
Fisicamente são geralmente altos, com tendência para o excesso de peso.  Têm uma aparência distinta, aristocrática.
Apesar da sua bonomia, por vezes enfrentam dificuldades na vida conjugal e muitos deles casam mais do que uma vez ou sofrem com a má saúde do seu parceiro. As mulheres aqui nascidas têm tendência para ser argumentativas, o que por vezes perturba a paz doméstica.
Normalmente estes nativos têm boas condições de vida, sendo proprietários e possuindo dinheiro. Na sociedade, relacionam-se com pessoas importantes, podendo desenvolver cargos de destaque a nível da vida económica e política.
Cada PADA acrescenta ainda as seguintes características:
1º PADA- Aries Navamsa- 20º a 23º e 20’ de Gémeos.
Regente Marte. Os nativos caracterizam-se pelo espírito pioneiro, pela necessidade de estarem em constante movimento, por gostarem de aventura, por serem amigáveis. Fisicamente tendem para o excesso de peso, podem ter propensão para doenças respiratórias, são pessoas sábias com alguma tendência para a arrogância  e, se provocados,  zangam-se facilmente.
2º PADA- Touro Navamsa- 23º 20´ a 26º 40’ de Gémeos.
Regente Vénus. Caracterizam-se pelo gosto de viajar, por alguma fixidez no modo de ser, protegem os seus próximos. São inteligentes no trabalho, possuem bons hábitos, alguns são religiosos. Outros são materialistas. Têm temperamento bilioso.
3º PADA- Gémeos Navamsa- 26º 40’ a 30 º de Gémeos.
Regente Mercúrio. Caracterizam-se pela sua imaginação, pelo foco mental na relação com as coisas , pelo gosto pela ciência.
Alguns são gananciosos e hipócritas. Têm forte sentido poético. Boa longevidade. Podem ter problemas dentários.
4º PADA- Cancer (Caranguejo) Navamsa- 0º a 3º 20’ de Cancer (Caranguejo).
Regente Lua. Possuem forte sentido maternal,  gosto pela expansão na sua vida, são amados pelo  sexo oposto, elegantes e bons oradores.
GANA (temperamento)-  Punarvasu é DEVA/divino. Transmite aos nativos a sua natureza benigna e compassiva.
Segundo o sábio Varahamhira  esta influência lunar dá aos nativos a sua bonomia, uma  natureza honesta   e o dom da aprendizagem.

One Thought to “O 7º Nakshatra – Punarvasu”

  1. CuriosoNaMatéria

    Há muitos termos e expressões que desconheço. De qualquer forma o fio condutor do blogue tem-me apresentado e mostrado novos conceitos astrológicos. Muito bom!

Deixe um comentário a sua opinião conta