Inicio aqui a explicitação deste tema fundamental no sistema astrológico da Jyotish, com uma breve apresentação das 27 constelações – Nakshatras- que têm um papel de primeira importância no sistema de previsão da Astrologia Hindu.
Começo com um esclarecimento do conceito e, posteriormente, abordarei cada uma das constelações.
A Astrologia Jyotish , como referido antes, baseia-se no Zodíaco Sideral.Este, por sua vez, estende-se por umafaixa de 360º ocupada por um conjunto de constelações (Nakshatras = estrelas) .
Estas «estrelas» são absolutamente essenciais no sistema Jyotish e dão a ver a relação deste com a Lua: apesar de, em casos especiais, serem usados 28 Nakshatras, são reconhecidos habitualmente 27, correspondentes a cerca de um mês lunar (27.32 dias). Assim, em cada dia a lua atravessa (com ligeiras variações) um Nakshatra ou constelação (13º 20’).
No momento em que nascemos a Lua encontra-se num determinado ponto de um desses conjuntos de estrelas. Cada um dosNakshatra é constituído por 4 partes iguais (Padas) de 3º 20’ cada e tem as características dos vários signos, começando com o signo de Aries e seguindo depois a sequência normal do Zodíaco.
Os Nakshatras estão divididos por três grupos de 9 (Navamsa) e cada signo do Zodíaco cobre 9 partes(Padas) , distribuídas por 2 e ¼ Nakshatras. Cada «Pada» representa um signo do Zodíaco num grupo de 3 Nakshatras. Assim, cada Nakshatra tem um regentecorrespondente a um dos signos do Zodíaco.
No momento em que nascemos, um desses Nakshatras está a ser ocupado pelo trânsito da Lua.
O primeiro passo para determinar a carta astrológica de alguém consiste em encontrar o Nakshatra ocupado pela Lua no momento do nascimento e determinar qual o seu regente. Essa Estrela é então a nossa estrela de nascimento.
Esse Nakhatra e o seu regente determinam qual o planeta que, no momento do nascimento, controla o ciclo de eventos da nossa vida e decide a sequência, ao longo da nossa existência , dos planetas que, sucessivamente, irão ter o papel principal do controlo da carta astrológica na sua relação com o tempo da nossa vida.
Existe uma sequência fixa para os planetas : Ketu, Vénus, Sol, Lua, Marte, Rahu, Júpiter, Saturno, Mercúrio – cada um vai presidir a um período com uma duração determinada em anos , e a Jyotish utiliza um sistema, desenvolvido pelo Sábio Parashara, chamado Vimsottari Dasha, que permite estabelecer por toda a existência do indivíduo, os vários ciclos correspondentes a esses planetas.
Cada um desses ciclos maiores é sub-dividido em períodos menores para permitir um olhar pormenorizado sobre os diversos eventos, simbolizados nas «promessas» da carta astrológica, de modo a prever sucessivamente os acontecimentos de um determinado período, tanto a nível geral- maha-dasha – como específico, ao sub-dividir esse período em períodos mais pequenos de meses, dias ou mesmo horas (antar-dasha e pratyantar-dasha). Porém, esta precisão só é possível quando temos a hora certa do nascimento.
Constatamos assim que, no sistema Jyotish, a Lua é o fator básico central que permite compreender as diversas circunstâncias da vida humana ao estabelecer os ciclos pelos quais cada um de nós desenvolve a matriz das promessas natais expressas na carta astrológica de nascimento.
Olá! Encontrei o site pesquisando por Nakshatras. Sei a minha, mas fiquei confusa com a expressão Sistema Astrológico Jyotish. Eu pensava ser da Astrologia indiana, baseada nos Vedas. Desculpe, se a dúvida for muito básica, mas queria entender isso melhor.
Além disso, é possível ter uma leitura completa do mapa pelo site?
Obrigada.
Olá, a Astrologia da índia é em geral referida por astrologia Jyotish, uma vez que a expressão «védica» reporta para os Vedas, textos de filosofia e sabedoria datados de entre 2000 e 1500 a. c. e relacionados com muitos outros aspetos sagrados que vão além da astrologia. A jyotish era inicialmente referida ao calendário, à ciência que estudava os corpos celestes para definir o calendário e, mais tarde, com a chegada da Astrologia helenística à índia, por via das conquistas de Alexandre o Grande, passou então também a definir a astrologia. Quanto à leitura do seu mapa, sugerimos vivamente que visite o nosso outro site- https://aprendizdeastrologia.com- totalmente dedicado ao ensino da astrologia e que complementa este, ensinando a interpretar os fatores do horóscopo. Aceda ao menu «vamos começar» para as primeiras indicações.