Pode a Astrologia (Jyotish) ser Útil na vida das Pessoas?

Em quê e como é que  Astrologia (Jyotish) pode ser útil na vida das pessoas?
A  Medicina ajuda-nos quando alguma doença se instala no nosso corpo, vencendo o nosso sistema imunitário;
A Psicologia estuda o comportamento humano nas suas interações  com a mente e o mundo biológico, social e cultural e pode ajudar-nosem muitas situações. 
E poderíamos continuar com o rol de todas as ciências que se ocupam deste ou daquele aspeto da  complexa realidade humanaO que sobra para a Astrologia? Quais são os problemas e as dimensões em que a Astrologia especificamente nos pode ajudar?
A Astrologia parte da asserção  de que, no momento em que nascemos, esse evento, situado no espaço e no tempo, dá-se no contexto de um complexo conjunto de interações  de energias cósmicas que determinam e condicionam todo o nosso desenvolvimento existencial.
Um  exemplo desse tipo de energias refere-se à influência,bem conhecida por todos os agricultores, da Lua no crescimento das plantasque cultivamos na Terra.
Tais energias e suas características  são simbolizadas pelos planetas  e  pelos signos, pelos aspetos que se formam entre eles (e que se referem ao modo como se combinam e interagem tais energias)   e pela relação  de tudo isso com o momento e o espaço em que se deu o nosso nascimento na Terra – e que é mostrado pelo ascendente natal e pelas configurações representadas na carta natal.
Essas energias não são visíveisa olho nu,  mas podem ser sentidas e por isso  têm sido estudadas ao longo dos  mais de 5 mil anos de história da Astrologia.  E, do mesmo modo que as partículas  atómicas e subatómicas estudadas pela Física também não são visíveis aos nossos olhos mas sabemos, indiretamenteque elas existem, o mesmo se passa com as energias estudadas pela Astrologia:
O longo percurso de estudo empírico dos efeitos dessas energias cósmicas tem legitimado, ao longo dos séculos, o caráter científico da Astrologia  e permitido apurar e testar os métodos e técnicas de análise e de previsão astrológica.
Na compreensão do modo como  estas energias afetam e influenciam a nossa vida, está uma mais valia muito importante para uma existência mais bem sucedida porque nos ajuda a tirar partido das configurações positivas e a minorar os efeitos das negativas. E nestes procedimentos, não assistimos a nenhum processo «sobrenatural» pois as energias com que lida a Astrologia são energias cósmicas naturais.
Continuaremos a analisar esta questão.
NOTA:  O artigo refere-se sempre à Astrologia Védica/Jyotish

Poderá Gostar de Ler