Quando Rahu e Ketu se encontram associados a outros planetas existem experiências específicas ligadas aos significados desses planetas e à sua localização na carta natal que definem o destino pessoal .
A energia de Rahu e Ketu altera-se quando em associação com outros planetas– pois assumem a natureza desses planetas magnificando as suas qualidades.
Rahu distorce a energia dos outros planetas exagerando os seus efeitos, que podem fazer-se sentir externamente ou psicologicamente ,cria ilusões de grandeza e de poder associadas aos significados dos planetas e à sua localização. Rahu cria o desejo obsessivo pela posse mas simultaneamente faz surgir o medo de perder isso que se possui pelo que podem surgir muitos comportamentos compulsivos e dependências. Rahu também significa todos os tipos de veneno e de substâncias intoxicantes (venenos, álcool, drogas).
As conjunções dos planetas com Ketu revelam tipos de experiência que já foram muito trabalhadas e onde já desenvolvemos muitas competências. Desse modo, os planetas conjuntos com ketu representam energias refinadas e maduras da nossa identidade embora a pessoa possa não se sentir satisfeita com esse desenvolvimento. Isto faz com que Ketu interiorize e de certo modo desintegre a energia dos planetas com que está associado.
Costuma-se dizer que Ketu nega o planeta com o qual está conjunto. O que se passa é que Ketu magnifica o planeta a que se associa de maneira invulgar : ele é o ponto onde o karma da pessoa é processado e libertado para o pólo de Rahu onde é vivenciado através das experiências significadas por Rahu.
Rahu na conjunção com um planeta mostra uma energia em desenvolvimento; Ketu mostra o ponto onde essa energia será completada.
A associação dos nodos com os outros planetas revela as seguintes características psicológicas específicas:
A associação com o Sol
Rahu conjunto com o Sol– O Sol simboliza a alma e é por isso uma referência essencial . Quando conjunto com Rahu pode criar um tremendo desejo de poder e de ser o centro do mundo. A pessoa fica obcecada pelo seu poder pessoal, procurando tudo o que lhe permita alcançar a máxima visibilidade. O indivíduo sente-se impelido a exprimir uma personalidade forte, carismática e muito confiante, a imagem do seu poder pessoal. Em algumas pessoas isto pode ser percepcionado como «um grande ego» e com expressões narcisistas de um extremo auto- centramento.
Em todos os casos, porém, a imagem de autoconfiança esconde por vezes muito stress e ansiedade em relação às suas capacidades e valor pessoal. O indivíduo necessita de explorar todos os aspectos da sua realidade pessoal para descobrir o significado da individualidade e das metas do seu auto- desenvolvimento. Esta pessoa precisa de construir e de estruturar o seu ego. É este o foco do seu desenvolvimento na existência.
Ketu conjunto com Sol é uma associação difícil porque o indivíduo é o maior crítico de si próprio, sempre insatisfeito com todas as suas acções e manifestações da sua individualidade. A função de Ketu é o trabalho interior que permite à alma descobrir a verdadeira essência da identidade individual . Para alcançar isso Ketu cria sentimentos de desamparo, falta de confiança e dúvidas acerca de si próprio . A forma como atua é a da humilhação e a da perda da estabilidade mental. Nos indivíduos mais fracos isto leva muitas vezes a formas de dependência próprias de Rahu/Ketu, como as drogas e o álcool.
Quando Ketu está conjunto com o Sol, a auto-estima da pessoa é duramente colocada à prova. Esta pessoa é perfeccionista , porém, nenhuma acção lhe traz o conforto da auto-realização e da satisfação pessoal. A nível subconsciente, esta pessoa está progressivamente a libertar-se do ego pessoal e a desenvolver um sentido de identidade mais profundo e interior. Ela dá-se conta, como ninguém, de todas as armadilhas e ilusões construídas pela sua persona e as formas de manipulação geradas pela vaidade pessoal e pela ambição mundana.
Estas pessoas passam muitas vezes por uma infância em que se confrontam com situações que os levam a duvidarem constantemente de si próprios. Muitas delas tornam-se pessoas altamente espirituais embora pessimistas em relação ao mundo material.
A Associação com a Lua:
Rahu conjunto com a Lua– A associação com a Lua é uma das mais difíceis em termos de experiência pessoal. A Lua significa a nossa mente emocional, a consciência reflexiva nutridora e protectora, a nossa capacidade para nos harmonizarmos com o nosso ambiente e nos sentirmos em «nossa casa». Quando a Lua está conjunta com Rahu existe um sentimento de corte e de separação entre os sentimentos e as emoções e o corpo e o ambiente físico. Há uma generalizada sensação de desadequação e de alienação.
Há muitas vezes relacionamentos dolorosos , de todos os tipos porque a pessoa procura no exterior a segurança emocional que lhe falta interiormente mas o seu sentimento de desadequação não podeser colmatado dessa forma porque o seu sentimento de vazio tem origem no interior de si própria.
Com o tempo a pessoa interioriza o seu foco de atenção e os tumultos emocionais apaziguam-se e pode mesmo desenvolver uma forte capacidade psíquica de percepção.
Ketu conjunto com a Lua– Esta combinação mostra uma pessoa que é extremamente crítica em relação à sua aparência física e às suas competências mentais e emocionais. É uma combinação também muito difícil pois há uma dificuldade em a pessoa se aceitar a si própria e às suas imperfeições e provoca muitas e difíceis mudanças de humor incontroláveis, sentimentos de culpa profundamente enraizados no inconsciente que muitas vezes emergem na consciência e perturbam o equilíbrio emocional. Existe uma permanente sensação subliminar de auto- rejeição.
A associação com Vénus
Rahu conjunto com Vénus– Vénus é o planeta dos relacionamentos, da criatividade, da Arte, dos prazeres físicos, da sexualidade e dos confortos gerais da vida. Rahu conjunto com Vénus magnifica todos estes significados pelo que pode levar a pessoa a procurar obsessivamente todo o tipo de confortos e luxos, todos os prazeres, podendo tornar-se bastante promíscua a nível da sexualidade e dos relacionamentos. Há a tendência para a experimentação insaciável de tudo o que a pessoa identifique como a sua fonte máxima de prazer .
A outro nível, em alguém com talento artístico, por ex., pode levar à obsessão pela criação (nunca aquietada) do objeto perfeito a nível artístico. Esta combinação pode , quando bem colocada, trazer riqueza e conforto à vida da pessoa. Mas há a tendência para a contínua irrequietude que nunca se satisfaz com o que alcança, seja qual for a área em que a combinação se exprime (por causa do aspeto de Ketu).
Ketu conjunto com Vénus- Quando Ketu está colocado numa casa benéfica de acordo com a relação funcional dos planetas, pode trazer experiências de grande abundância material. Isto sucede porque a casa onde se encontra Ketu é percepcionada como um vazio gerando a necessidade de o preencher e, associado a um planeta benéfico, Ketu aumenta as qualidades da casa onde se encontra, sobretudo se a conjunção se dá no signo do próprio planeta (neste caso Vénus).
Quando isto sucede, nos períodos dasa de Ketu e Vénus, pode ser atingido grande sucesso material. Embora Ketu seja um indicador das perdas, também mostra as áreas de vida onde tendemos a compensar esse sentimento de perda. Também é referido, no entanto, que toda a riqueza trazida por Ketu no seu período de 7 anos pode ser perdida no final desse período.
Para além destes aspectos, há a referir que a conjunção de Ketu com Vénus mostra que a pessoa tem muitos talentos artísticos e criativos previamente desenvolvidos.
Esta pessoa explorou todos os aspectos simbolizados por Vénus na sua experiência pessoal e, no presente, mostra a tendência para ser crítico em relação a esses aspectos, tendo dificuldade em aceder de forma espontânea a essa área de vida que é objecto de insegurança e de dúvida em relação a si próprio.
Ao nível dos relacionamentos, esta pessoa precisa de aprender que uma relação com os outros só é duradoura se for para além dos aspectos físicos e impulsivos da paixão e se centrar numa interação mais profunda que envolva a expressão espiritual do ser.
(Continua)