Efeitos da Colocação de Vénus no Horóscopo #2


Efeitos da colocação de Vénus  no Horóscopo
Vénus é o 2º planeta mais próximo do Sol e, a seguir à Lua, é o astro mais brilhante no céu. 
Astronomicamente tem algumas semelhanças  com a Terra: tem uma massa que é cerca de 80% da massa da Terra, um diâmetro que é 95%  do da Terra. Ambos têm deste modo tamanhos e campos gravitacionais bastante semelhantes. Vénus é maioritariamente composto por sílica ,está coberto por uma camada   de  densas  nuvens de ácido sulfúrico e  a sua atmosfera é composta principalmente por C02.
Vénus leva cerca de 11 meses a orbitar o Zodíaco. Permanece cerca de 28 dias no mesmo signo.
Na carta natal Vénus mostra a nossa capacidade para sentir contentamento e felicidade; mostra  o nosso sentido de harmonia com a vida; representa o nosso sentido estético, a nossa forma de apreciação do belo e indica o nosso gosto ou talento em relação às Belas Artes:  Música, Pintura, Dança, etc.  No  horóscopo dos grandes artistas encontramos um  Vénus proeminente.
 Vénus indica a nossa sensibilidade, o nosso refinamento e gentileza.
No nível externo, Vénus representa a nossa procura do prazer, do conforto e do luxo. Representa os prazeres dos sentidos e os confortos do corpo. Representa a sexualidade e a atração sexual em ambos os sexos.
Na carta natal masculina, Vénus simboliza a esposa.
Um Vénus benéfico e forte na carta natal dá-nos o refinamento que direciona a nossa  energia criativa  na procura do sublime, da verdade última, da devoção e do amor universal que permite a transmutação do egoísmo e nos torna seres mais evoluídos espiritualmente; permite-nos a apreciação do Belo e  o sentimento de  fraternidade que nos liga aos seres que nos são próximos  mas também a  todos os outros, numa comunidade universal.
 Um Vénus fraco e  a receber aspectos desarmónicos pode tornar-nos vaidosos e superficiais, procurando a cada momento a adulação e a auto-exibição narcisista  da  beleza e dos seus adornos; pode conduzir-nos a uma procura desenfreada pelo prazer em todas as suas formas, até à  exaustão e à auto-indulgência que se transforma em preguiça e  sensualidade vazia.

 

Vénus rege dois signos na Astrologia Védica: Touro  e Balança e dá  bons resultados  quando  está colocado nestes signos. Mas tem os melhores resultados quando está localizado no signo de Peixes, tendo o  pico  a 27 graus de Peixes. De 0 a 15 º de Balança tem  a dignidade de «mooltrikona» onde dá resultados ainda mais  positivos  do  que no resto desse signo.
Vénus também dá resultados positivos quando está nos signos regidos por Saturno: Capricórnio e Aquário, mas principalmente em Capricórnio, onde se torna «yogakaraka», ou seja, um planeta muito auspicioso para os nativos. Em Aquário  numa carta natal feminina pode dar atributos masculinos   (robustez atlética, por ex.,).
Quando está colocado no signo de Virgem Vénus dá os seus piores resultados  pois neste signo está «debilitado». O pico da debilitação atinge-se a 27 º de Virgem.  Isto acontece apesar de Vénus e Mercúrio terem energias compatíveis ou «amigas» entre si. 
A razão tem a ver com os aspectos ocultos da relação alquímica entre Vénus e Mercúrio  enquanto os dois aspectos da mente: Mercúrio representa a inteligência humana mundana como já explicado anteriormente e Vénus, num sentido elevado representa a abertura espiritual para uma forma de compreensão que está para lá do intelecto racional na mente intuitiva.
 Esta última não pode expressar-se quando a outra é dominante e viceversa  por isso Vénus fica debilitado em Virgem da mesma forma que Mercúrio fica debilitado em Peixes, signo da exaltação de Vénus. Mas ambos são necessários e indispensáveis  por isso formam uma parceria a que alguns chamam o «casamento alquímico de Vénus e Mercúrio»  querendo com isso dizer que, em cada indivíduo, estes  dois planos da mente estão presentes e, embora tenham funções opostas, são complementares.

 

Vénus é o significador natural da 7ª casa , da felicidade , da beleza e da criatividade. É o significador dos luxos e dos trabalhos estéticos. Também significa as quedas  de água, as flores, a juventude, as Belas Artes.  Com Saturno, é significador da Justiça (Saturno fica exaltado no signo de Vénus, Balança). 
Quando colocado na 4ª casa, Vénus tem a força direcional (Digbal) que torna a sua energia poderosa. Dá também bons resultados nas outras casas angulares 7 e 10; dá resultados muito auspiciosos quando está colocado na 5ª casa e na 9ª casa  da carta natal. A sua colocação na 12ª casa permite alcançar ganhos materiais,  luxo  e confortos;
A  sua colocação nas  casas natais 3, 6 e 8  resultados mistos favorecendo alguns aspectos e negando outros. Porém, sendo um planeta benéfico, Vénus nunca dá resultados totalmente negativos.
Estas indicações são genéricas. Para além da colocação nas casas do horóscopo é necessário  ter em conta a força (medida quantitativamente pelos métodos da Jyotish- shadbal, Vimsopack, Ashtakbarg) e os aspectos recebidos de outros planetas antes de um juízo final sobre os efeitos do planeta na carta natal.
Quando em trânsito, contando-se as casas a partir da posição da Lua natal, Vénus dá bons resultados na 1ª (felicidade e riqueza); na 2ª (dinheiro e respeito); na 3ª (contacto com objectos belos); na 4ª (felicidade nas associações com amigos e mulheres); na 5ª (riqueza e prosperidade); na 8ª ou 9ª (Felicidade); na 11ª (riqueza, coragem e sucesso); na 12ª (riqueza e confortos materiais).
Quando transita pelas casas 6ª(pode fazer inimigos e perder riqueza); (discussões e problemas com o cônjuge/parceiro); 10ª (pode fazer inimigos, perder dinheiro, ter stress mental); nestas casas os trânsitos de Vénus podem ser perturbadores da vida da pessoa nos aspectos indicados.

 

O dia atribuído a Vénus é a Sexta Feira; a sua direção é o sudeste; a cor é Branco;
Os  planetas amigos são Mercúrio, Saturno e Rahu; Marte e Júpiter são seus iguais (neutros); 
os  planetas inimigos são o sol e a Lua.
metal é a Prata; a  pedra preciosa é o diamante;  atinge a maturidade entre os 25 e os 27 anos  com o pico aos 25.  Na Numerologia rege o  número  6.

Deixe um comentário