Efeitos da Energia de Júpiter no Horóscopo #2


Júpiter é um  planeta gigante gasoso  simbolicamente considerado como o maior benéfico. Astronomicamente pensa-se também que exerce uma função de  protecção da Terra em relação aos muitos  asteroides que repetidamente se aproximam da órbita do nosso planeta, impedindo muitos deles de atravessar a atmosfera terrestre.
Júpiter completa uma volta em torno do seu eixo em cerca de 9 h e 55 min. Permanece cerca de um mês em cada signo, demorando cerca de treze meses a orbitar o Zodíaco.  Fica retrógrado cerca de 4 meses e uma semana em cada ano. Tem 39 luas, mais do que Saturno.
Na Astrologia Védica/Jyotish  Júpiter rege os signos de Sagitário e Peixes.  
Quanto à «dignidade» astrológica tem exaltação em Caranguejo – com a máxima força em desse signo- , «mooltrikona» entre 1 e 10 º de Sagitário  e debilitação em Capricórnio, onde tem os seus  resultados menos favoráveis, principalmente a 5º de do signo
Júpiter significa a Graça Divina e, para os que acreditam na reincarnação, simboliza os créditos pelo bom Karma de encarnações anteriores. Deste modo, considera-se que os significados positivos de Júpiter na carta natal exprimem Karma positivo na vida da pessoa  para ser vivido na existência presente.
Júpiter resultados positivos quando está  colocado nos signos  do Sol,  da Lua e de Marte ou em aspeto ou associação com estes.  A sua colocação nas casas do horóscopo 1, 5 e 9   é muito auspiciosa.   Porém, quando  está  colocado  no Ascendente a pessoa tem tendência para engordar. Devido ao facto de favorecer a riqueza e a sorte, também dá muito bons resultados na 2ª  e 11ª casas ; nas casas  angulares 4, 7 e 10 pode dar bons resultados mas também pode dar alguns resultados adversos.
 Nos signos regidos por Vénus e Mercúrio (Touro, Balança, Gémeos e Virgem) tem resultados menos auspiciosos,(mas menos do que em Capricórnio) embora devam ser considerados também os aspectos que recebe e as casas em que se localiza.
Na Astrologia Védica/Jyotish , Júpiter é considerado o significador natural das seguintes casas: 2= riqueza ; 5= filhos, inteligência, criatividade; 7=marido; 9=pai, sorte e religião; 10= profissão e status; 11= ganhos, realização dos desejos.
Por ser o maior benéfico, Júpiter nunca dá resultados completamente adversos na carta natal  mas considera-se que a colocação na 6ª, 8ª e 12ª casas  do horóscopo é a que  produz menos resultados benéficos (a não ser que  ele esteja exaltado ou no próprio signo) .Para além da colocação nas casas é necessário ter em conta que estes resultados podem mudarse Júpiter receber  algum aspeto  de outros planetas ou  se está  associado  a outros planetas benéficos/maléficos.  E também é preciso ter em conta a força, determinada quantitativamente pela Jyotish (Shadbal, Vimsopack, Ashtakbarg).
Quando é favorável na carta natal Júpiter potencia a fama, sucesso, honra, bom nome, riqueza,  honestidade,  pureza de propósito, os filhos e boas relações com estes. Também favorece as  viagens distantes e torna a pessoa  bondosa e caridosa,  respeitadora da verdade e de princípios morais  e éticos. Torna a pessoa ambiciosa mas  não a qualquer  preço; torna-a sábia e respeitada como uma autoridade no seu campo  e reconhecida por todos. Favorece uma elevada posição social e o desempenho de funções proeminentes no estado e na sociedade.
As pessoas com Júpiter positivo na carta natal são notadas pela sua serenidade, pela natureza compassiva, pela inteligência , pela sorte, pela  paz interior e felicidade. Um Júpiter fraco  ou  com  aspectos negativos na carta natal pode causar despesas desnecessárias frequentes, falta de sorte, problemas no percurso académico, dificuldades em ter filhos ou má relação com eles, problemas com o cônjuge e pouca harmonia na vida familiar.
Júpiter indica, na carta natal, o propósito de vida do destino individual nesta existência.  A Astrologia Jyotish  considera que, nas cartas  astrológicas femininas também indica o destino da vida conjugal. Num horóscopo feminino  Júpiter é o significador do marido. A posição em que se encontra no horóscopo, os aspectos que recebe e a sua força dão informação relevante acerca do marido e das energias actuantes na vida conjugal. 
Júpiter  mostra em geral o sentido de justiça, compaixão, grau de compreensão, tipo de atitude e de princípios seguidos pela pessoa, a sua potencialidade  para expandir a sua vida e a sua identidade  e o sucesso potencial que ela pode alcançar nesse intento
Os efeitos benéficos de Júpiter são tais que ele pode reduzir substancialmente  carácter negativo das energias dos planetas designados por «maléficos» quando está conjunto com eles ou pelos aspectos que forma na carta natal.
No corpo humano Júpiter rege os quadris, o baixo abdómen, a pressão arterial, o fígado e o pâncreas.
 Júpiteré um planeta masculino cuja natureza é a de sabedoria e conhecimento  (Sattvik). O dia atribuído a Júpiter é a Quinta Feira; a  cor é amarelo; a pedra preciosa é a safira amarela;
A direcção é Nordeste; o metal é o ouro; na numerologia o  número é o 3.
A maturidade  é 15-20 anos (com o pico aos 16).

Deixe um comentário