Segundo os Vedas, a criação na Terra fez-se a partir da interação entre cinco elementos (Pancha Bhoota’s): fogo, ar, terra , água e uma matéria invisível designada por éter ou espaço (akasa).
Os signos zodiacais e os planetas representam estes elementose as suas qualidades.
Mas, em toda essa complexa rede de relacionamentos energéticos e materiais, três factores compõem a trindade básica da compreensão astrológica da realidade humana na Terra:
Explicarei hoje um pouco melhor o papel do Ascendente na carta natal.
Embora a Astrologia Jyotish considere vários tipos de ascendente, para o propósito desta mensagem vou considerar o ascendente designado por «Janma Lagna», que é aquele a que vulgarmente chamamos o signo ascendente da carta natal.
Embora a Astrologia Jyotish considere vários tipos de ascendente, para o propósito desta mensagem vou considerar o ascendente designado por «Janma Lagna», que é aquele a que vulgarmente chamamos o signo ascendente da carta natal.
No momento em que nascemos, num certo lugar da Terra, o ponto a erguer-se a Este durante a rotação diária do nosso planeta em torno do seu eixo é o Ascendente. Em 24 h, todo o Zodíaco se eleva gradualmente a Este e se põe a Oeste.
O Ascendente representa a entrada da alma no corpo encarnado, neste planeta em que vivemos. Ele simboliza o modo espontâneo como expressamos o nosso corpo, a nossa mente e a nossa alma desde o momento em que respiramos pela primeira vez e ao longo de toda a nossa existência terrena.
O Zodíaco é composto por 12 signos e por isso são 12 as possibilidadespara cada um de nós, ao nascermos, de ter este ou aquele signo a ascender. E, nesse preciso momento, a nossa existência fica marcada por uma matriz de interacções, pois é a partir do signo ascendente que se desenham na carta natal as restantes posições dos planetas e das diversas áreas da nossa vida.
O Ascendente é a primeira casa do horóscopo. Esta primeira casa representa a pessoa: a personalidade, a aparência física, os padrões de pensamento são muito influenciados pelas características do signo ascendente e pelo seu regente.
O signo ascendente exprime a nossa personalidade externa, os nossos atributos e aparência física, fruto do nosso ambiente próximo, num ponto determinado da Terra. Por isso ele influencia grandemente a nossa vitalidade a força física e a nossa saúde.
O signo presente no ascendente determina as qualidades com que nascemos.complementarmente com os significados da Lua e do sol ele refere-se à nossa herança genética e psíquica, às raízes familiares ancestrais e sócio-culturais.
O Ascendente é o principal indicadordo horóscopo quanto às possibilidades dedesenvolvimento do indivíduo. O seu estudo mostra até que ponto uma dada pessoa terá uma vida bem sucedida: em termos da longevidade física e biológica, do seu sucesso material e social, etc.
Assim, uma das coisas mais importantes na interpretação da carta natal é avaliar o estado e a força do signo Ascendente natal.
Como referi, o signo Ascendente representa o próprio nativo; as restantes 11 casas do horóscopo representam aspectos particulares da vida da pessoa, o ascendente representa a própria pessoa.
Para garantir uma vida boa, o Ascendente tem que ser forte. Um ascendente forte faz sobressair todas as assinaturas positivas da carta natal (yogas) enquanto um ascendente fraco reduz as possibilidades de estas frutificarem e afecta a saúde e a própria longevidade da pessoa.
Podemos deste modo considerar que o poder dos vários planetas na carta natal depende da força que tiver o signo ascendente.
Para determinar a força do Ascendente consideramos:
· 1.A colocação por signo e casa do regente do Ascendente e qual a sua «dignidade»: se está em estado de exaltação, debilitado, etc;
· 2. A colocação de outros planetas no Ascendente ;
· 3. Os aspectos de outros planetas para o Ascendente;
· 4. A colocação do Sol enquanto significador geral do self por casa e por signo e os aspectos que recebe.
A análise do Ascendente permite-nos ter uma ideia muito clara acerca dos padrões gerais de comportamento de uma pessoa.
A Astrologia védica/Jyotish, analisa um conjunto muito amplo de cartas natais (vargas) o que lhe permite obter previsões rigorosas e pormenorizadas acerca das várias áreas da vida de uma pessoa mas dá importância especial à análise de três delas, devido à sua importância na análise global da vida do nativo:
1. A carta natal do ascendente, que é a mais vulgarmente conhecida por carta natal;
2. A carta natal da Lua, cuja importância se vê pelo facto de os trânsitos dos planetas terem por referência a posição da Lua no horóscopo;
3. A carta natal do Sol, o indicador fundamental do self.
A análise destes três elementos constitui, para os astrólogos védicos, o ponto de referência básico para efectuar previsões astrológicas privilegiando-se a carta natal que se mostre mais forte entre as 3 e cujo ponto de vista se torna, por isso, dominante na vida da pessoa.