Princípios Básicos da Astrologia como Ciência

Como referi na última mensagem publicada, a Astrologia considera que os planetas e constelações  que preenchem a faixa da eclíptica  a que chamamos  Zodíaco Sideral   constituem um complexo de energias que interagem entre si e com a vida na Terra.
Essas energias centram-se na radiação solar e nas  modificações  que esta sofre a partir das  interacções  entre  o sol e os diversos s planetas que compõem o sistema solar . 
 A Física  parte do princípio de que existem 4 forças fundamentais na Natureza: forte e fraca, electromagnética e gravitacional. Mas a sua abordagem em relação a essas forças não ultrapassa o ponto de vista dos fenómenos puramente físicos.
A Astrologia afirma que , para além da  influência  física dessas energias, existe uma outrainfluência em planos mais subtis da realidade humana e da vida na Terra,  e que tem a ver com  o desenvolvimento temporal, não só dos organismos a nível físico e biológico mas também a nível  mental e espiritual .
A Astrologia considera que, no momento em que algum evento ou nascimento ocorrem na Terra, essa relação específica espaço/tempo  em que se dá o nascimento ou ocorrência exprime  o  mapa  das interacções cósmicas energéticas que determinam as características a natureza básica e as possibilidades de desenvolvimento no tempo desse evento ou ser.
A Astrologia  considera ainda que  as energias  cósmicas que influenciam a vida na Terra  se diferenciam  funcionalmente em :
·         energias orientadas pelo impulso criador;
·         energias orientadas para a manutenção da vida;
·         energias orientadas para a destruição  da vida.
As energias referidas desenvolvem a sua actividade no tempo. Simbolicamente, a Astrologia considera que o Tempo é a essência de todas as coisas na Terra e o seu símbolo geral é o Sol e as suas radiações.
 
Os dois movimentos da Terra- movimento diurno  em que esta gira à volta do seu próprio eixo e que chamamos Linha do Equador; e o movimento anual à volta do  Sol a que chamamos Eclíptica  são  as grandes referências a partir das quais podemos calcular e medir  a influência das estrelas e dos planetas na vida da Terra.
Continuarei esta questão.
Nota: Todas as  menções  à Astrologia  se referem à Astrologia Védica/Jyotish

Deixe um comentário a sua opinião conta