A Lua em Aquário no Horóscopo


Características Psicológicas da Lua  em Aquário
A Lua em Aquário descreve uma pessoa que emocionalmente se identifica com o colectivo da humanidade.   Aquário simboliza a superação da individualidade isolada por uma identificação com os grupos e, desse modo, com uma identidade  social.
Para a Lua em Aquário, é essencial efectuar conexões com outros indivíduos. Esta Lua encontra a sua segurança emocional no sentimento de pertença ao grupo e da partilha de ideias , valores e representações com o grupo.
Esta posição lunar mantém uma relação de 8ª casa com a posição natural da Lua em Caranguejo. Esta posição revela-se difícil para os processos de transformação e recriação das forças vitais. Surgem muitas vezes reviravoltas súbitas e difíceis que provocam os processos de transformação e regeneração emocional. As posses materiais do nativo podem também servir como meios de transformação  pessoal.
Os nativos com a Lua em Aquário sentem a necessidade emocional de socializar com grandes agrupamentos de pessoas. Sentem-se atraídos por todos os tipos de encontros em que se juntam muitas pessoas: espectáculos, encontros comunitários, assembleias cívicas, festas, etc.
Estas pessoas identificam-se com as massas, as pessoas comuns, proletários, etc.. O signo de Aquário rege estes aspectos  e ainda a complexa teia de comunicações humanas em toda as suas redes e com as suas regras.
Aquário está interessado em estabelecer contactos e interacções entre os indivíduos no esforço que conduz à partilha mútua de ideias e valores, e ainda de todo o tipo de transacções.
O nativo com a Lua em Aquário é um facilitador de  contactos, um organizador de eventos de larga escala,  alguém que cria redes de comunicação entre indivíduos e grupos.
Aquário rege todas as trocas humanas que se estabelecem através da interacção comunicativa.  Representa o arauto, o interlocutor, o que difunde as notícias, importantes ou simples rumores. O nativo com a Lua em Aquário sente a necessidade instintiva de servir de mediador na ligação das pessoas que têm alguma afinidade para as juntar num grupo.
Esta capacidade para apreender os interesses comuns que levam os indivíduos a querer juntar-se em rede para trocar ideias e práticas é um dos maiores talentos dos nativos com esta posição lunar e constitui um impulso básico da sua actuação a nível social: precisam de mostrar as vantagens dessa união colectiva, na expansão da participação e partilha de oportunidades vantajosas para todos, incluindo o plano comercial. Os mercados de transacções são outro aspecto regido pelo signo de Aquário.
Este talento para juntar indivíduos em grupos que criam uma dinâmica colectiva de partilha e de expansão coletiva depende do estado de Saturno no horóscopo: se Saturno está nos próprios signos (Capricórnio e Aquário) ou no signo de exaltação (Balança) o nativo pode ter oportunidade de operar nas mais altas esferas que se dedicam a estabelecer ligações entre pessoas, como o governo, a diplomacia, etc.
Os nativos com esta posição da Lua comunicam muito , usando todos os meios à sua disposição, especialmente quando intervêm em grandes ajuntamentos de pessoas. A sua inteligência é uma inteligência de grupo, têm a capacidade inata para apreender as afinidades entre as pessoas  pelo que são naturais líderes de opinião, organizadores de eventos e de causas humanitárias que mobilizem muitas pessoas, etc.
Quando  a Lua está colocada  em Aquário e Saturno em Balança na  carta natal  isso aumenta exponencialmente as características da  inteligência  e a  competência para trabalhar  com grupos e tirar vantagem social , organizacional e política das sua capacidades inatas.
Os períodos do trânsito de Saturno Sade Sati são particularmente difíceis a nível emocional para os nativos com a Lua em Capricórnio  e Aquário. Neste períodos que ocorrem a cada 30 anos , os nativos sofrem perdas e separações que podem ser devastadoras a nível emocional.
Saturno  em Aquário cria muita excitação mental, os nativos pensam continuamente ,são impacientes e obstinados, querendo ver resultados materiais dos seus esforços e têm dificuldade em abrandar o ritmo ou em encontrar uma expressão emocional que lhes permita relaxar.
Enquanto pais, os nativos com a Lua em Aquário têm dificuldade em adaptar-se aos papeis tradicionais. Procuram sobretudo que os filhos tenham competências sociais, pois estes pais valorizam mais a pertença à comunidade alargada do que os laços familiares restritos a alguns indivíduos.
Profissionalmente são indivíduos talhados para trabalhar nas redes sociais e de comunicação e nas redes sociais de causas humanitárias. Muitos gostam de Filosofia, sobretudo da área da Filosofia Ética e Política. Também são perfeitos para trabalhar nos mercados de transacções expandindo uma variedade de oportunidades económicas de participação que partilham com os outros.
Simbolicamente, o signo de Aquário opõe-se a Leão, que representa o parceiro de negócios e de vida destes nativos pelo que se tem verificado que, muitas vezes, estas pessoas têm parceiros com visibilidade pública e são pessoas que podem ser conhecidas socialmente por diversas razões,  ser famosos, etc.
A Lua em Aquário nos Homens
Os  homens com a Lua em Aquário são fortes e capazes de aguentar esforços físicos mas preferem o trabalho e o esforço mental  em vez do  trabalho físico.
São dotados de grande inteligência e capacidade de pensamento lógico abstracto e têm uma abordagem científica  da realidade. Podem desenvolver um trabalho importante no campo da investigação e pesquisa que os torne conhecidos na comunidade científica.
São leitores permanentes e gostam de todas as ciências metafísicas e filosóficas. Mostram impaciência perante os pontos de vista dogmáticos e os preconceitos e estereótipos . São muito inovadores, sendo criadores das ideias novas que procuram implementar na sociedade no esforço para a tornar mais justa e igualitária.
São cosmopolitas, projectando-se como «cidadãos do mundo», racionais e humanitários. Procuram projectar ideias e valores universais que se apliquem a toda a humanidade, rejeitando os dogmas e tradições que favoreçam a exclusão de uns grupos de pessoas em relação a outros e condenam o sectarismo, que denunciam usando argumentos da razão.
Fisicamente são altos e magros com ossos proeminentes no corpo e na face. Têm pescoço longo, rosto comprido, pés e mãos grandes. Quando começam a envelhecer tendem para a calvície. Tendem a sofrer de visão defeituosa.
A Lua em Aquário nas Mulheres
São dotadas, muitas vezes brilhantes. O seu comportamento pode ser flutuante, com extravagâncias de vez em quando. Tendem a nascer em famílias abastadas ou de classe média. Quando isso não sucede, geralmente adquirem riqueza e estatuto social através do casamento.
Não se  aplicam muito a nível educacional, pois não gostam de estudar formalmente. Possuem uma excelente imaginação e capacidade inovadora mas preferem usar a intuição e a inspiração para conhecer. Gostam do ócio e de chegar ao conhecimento das coisas sem trabalho ou esforço. São voluntariosas e vaidosas e o seu comportamento pode ser exasperante para os outros.
Se puderem viver sem trabalhar essa é a sua escolha. Gostam da vida exterior e de desportos ao ar livre que apreciam como espectadoras. Nas sociedades em que os papeis femininos e masculinos se uniformizam, podem assumir  as características definidas para os homens  já descritas.
Fisicamente são muito belas. As lendas Hindus descrevem-nas como sendo «belas como a Lua». São habitualmente saudáveis  mas podem sofrer dos pés e membros inferiores que são mais fracos e magros do que o resto do corpo. À medida que envelhecem sofrem de defeitos de visão. Na velhice podem sofrer de um grande número de doenças difíceis de diagnosticar.
A Lua em Aquário  e a posição nos Nakshatras
Nativos com a Lua colocada entre 0º e 6º 40’   de Aquário
Estrela de Nascimento (Nakshatra): Dhanistha
Regente do Nakshatra: Marte.
Sequência dos Períodos Planetários (Mahadasha):
Marte,Rahu,Júpiter, Saturno, Mercúrio Ketu, Vénus, sol, Lua.
Nativos com a lua colocada entre 6º40’  e 20º  de Aquário
Estrela de Nascimento (Nakshatra):Satabisha
Regente do Nakshatra: Rahu
Sequência dos Períodos Planetários(Mahadasha):
 Rahu, Júpiter, Saturno, Mercúrio, Ketu,  Vénus, Sol, Lua, Marte
Nativos com a Lua colocada entre 20º e 30º de Aquário
Estrela de Nascimento: Poorva Bhadrapada
Regente do Nakshatra: Júpiter
 Sequência dos Períodos Planetários (Mahadasha):
  Júpiter, Saturno, Mercúrio, Ketu, Vénus Sol, Lua, Marte, Rahu,
Como se mostra supra, a Lua em Aquário  tem características diferenciadas conforme a localização em cada uma das estrelas de nascimento ou «Nakshatra».  Deste modo, é importante considerar o grau ocupado pela Lua no momento do nascimento além do signo pois é esse grau que determina a posição da Lua num determinado Nakshatra
Essa posição também define qual é o primeiro planeta a influenciar todos os aspectos da vida do nativo durante um determinado número de anos (Mahadasha)e que varia de acordo com cada planeta. O sistema Dasha é uma importante ferramenta de previsão de eventos na vida da pessoa de acordo com a Astrologia Jyotish.
Cada Nakshatra acrescenta as suas características à influência lunar. Do mesmo modo, para além das características do signo da Lua, a pessoa também exprime as características da sua estrela de nascimento e a influência do planeta  regente do Nakshatra.
A influência combinada da posição da Lua por signo e por Nakshatra determina as características da personalidade e do carácter, contribui para a aparência física do nativo e tem um importante papel a desempenhar na determinação do seu destino de  vida.

2 comentários em “A Lua em Aquário no Horóscopo”

  1. Olá,

    Apesar de ter visto que o programa Jaganatha informa aposição de Urano, Netuno e Plutão, não encontrei nenhuma referência a eles em nenhuma parte deste site ou do aprendiz de astrologia. Lendo sobre a Nakshatra para minha lua em aquário, também não encontrei estes planetas na relação. Por acaso a astrologia Jyotish não os utiliza?

Deixe um comentário