A Lua em Escorpião no Horóscopo


Características Psicológicas da Lua em Escorpião
A Lua em Escorpião está no seu signo de debilitação. Porém, muitos defendem que a Lua nunca está debilitada embora possa assumir algumas características negativas neste signo. Tal opinião funda-se no facto de esta posição da Lua estabelecer uma relação de 5ª casa com o signo natural da Lua, Caranguejo,uma  relação auspiciosa que favorece o encontrar de uma sabedoria profunda acerca de si mesmo e do seu propósito de vida (a 5ª casa é uma casa dharma).
A Lua em Escorpião tem a necessidade emocional de estar no controle, precisa de uma atmosfera de segredo e de tensão psicológica, de perseguir o misterioso, o desconhecido, o proibido…
Psicologicamente os nativos com esta posição da Lua podem estar em permanente «crise» emocional pois alimentam-se emocionalmente destes picos que lhes permitem procurar o «escondido», a alma das coisas por detrás da sua superfície.
A Lua em Escorpião é inerentemente orientada para a investigação profunda que escava as verdades essenciais que não se deixam ver na superfície dos gestos, das palavras e dos comportamentos que ela observa.
Isto leva-a a desenvolver uma suspeita generalizada em relação aos reais motivos dos outros, de quem desconfia, observando todos os gestos subtis e expressões do olhar, etc, à procura de encontrar a revelação dos verdadeiros motivos não ditos nem expressados pelos outros.
Esta necessidade de ir ao fundo da Psique humana e de desvelar os seus processos enganadores leva os nativos com esta posição lunar a gostar das disciplinas psicológicas que os ajudam  na missão de detectar a verdade escondida atrás das palavras e dos gestos dos outros.
O seu sucesso ou insucesso nesta missão depende do estado de Marte no horóscopo.  Com Marte nos seus signos (Carneiro e Escorpião)  ou no signo de exaltação (Capricórnio) estes nativos podem brilhar em carreiras ligadas à ciência forense, investigação policial, espionagem, artes curativas,etc.
A Lua em Escorpião é dotada de uma poderosa expressão emocional e de uma intuição muito forte que pode ser uma valiosa ferramenta  se for disciplinada. Pode ser utilizada  nas artes curativas, ajudando a criar  empatia com os outros
No entanto, esta capacidade perceptiva pode também ser uma fonte de exaustão emocional para os nativos, que absorvem como uma esponja as influências emocionais dos outros, razão pela qual necessitam de um lugar solitário e tranquilo para recuperarem  o equilíbrio e se resguardarem do excesso de energias exteriores invasivas.
Os nativos com a Lua em Escorpião são secretivos e reservados, não se abrem facilmente aos outros. Não querem parecer vulneráveis nem dão aos outros o trunfo de os poderem magoar e afectar. Muitas vezes sofreram  traumas quando eram crianças. Podem ter tido uma mãe controladora ou uma mãe distante física ou emocionalmente.
Tendem a focar-se nas memórias do passado  que alimentam com energia emocional negativa, normalmente associada a ressentimento, culpa  e incapacidade de perdoar.
Vivem tudo de forma emocionalmente intensa e podem ser muito possessivos e ciumentos nos relacionamentos. O desejo de se vingarem pode ser tão intenso que, se não existirem outros factores no horóscopo que o contrariem, são capazes de levar a cabo crimes de paixão e de vingança.
Estes nativos precisam de  passar por processos de regeneração emocional ao longo da  vida, tendo episódios diversos de reviravoltas emocionais que os fazem passar ciclicamente por tendências auto-  destrutivas, quando superadas,  dão origem a um novo ciclo de renascimento emocional. 
Este é um processo difícil porque estes nativos resistem tenazmente à mudança. Mas quando o processo interior é assimilado e aceite, mudam com convicção e adaptam-se rapidamente à nova situação. Só mudam no entanto quando a isso se decidem por si mesmos, sendo totalmente impermeáveis à influência ou imposição dos outros.
Emocionalmente, estas pessoas são muito reprimidas, interiorizam a raiva, o ressentimento, a intensidade emocional, sentindo que ninguém as compreende e que por isso só podem contar consigo próprias. A desconfiança natural em relação aos outros associada a esta interiorização leva-os a exprimir-se de modo brusco e franco e a reagir com grande irritação em certas situações. 
Eticamente, muitos destes nativos têm um comportamento duvidoso embora, à superfície, adoptem comportamentos aceitáveis. Muitos sentem-se fascinados com a mente criminosa, e esta é uma das razões pelas quais se considera a Lua «debilitada» pela posição neste signo subreptício de Marte.
 
As pessoas com a Lua em Escorpião têm um sexto sentido que lhes permite encontrar as  mais varadas coisas escondidas: dinheiro, objectos, pessoas etc.
Os Homens com a Lua em Escorpião
São muito difíceis de conhecer pois escondem-se atrás de uma superfície que é uma perfeita máscara. Não se deixam conhecer na sua verdadeira identidade, nem mesmo convivendo com eles durante anos se deixam ver exactamente como são.
São fortes e autocentrados, audazes, agressivos e capazes de vingança. Podem ser duros e cruéis e, se acharem que têm motivos válidos, são capazes de arquitectar uma vingança durante meses ou mais até se sentirem ressarcidos.
Têm a mesma força e determinação do signo oposto ao seu, Touro, mas enquanto este é franco e aberto nos motivos, o nativo da Lua em Escorpião é secretivo, escondendo os seus reais motivos para não enfraquecer a sua posição sempre à procura de mais poder.
Alcançam na maioria das vezes posições de autoridade nos negócios mercê da determinação e da sua fortíssima vontadePodem fazer planos com grande avanço para atingirem as posições que desejam e depois lutam para as conseguir, não desistindo até os concretizar seja qual for o custo. Nas suas lutas pelo poder podem mascarar muito bem os seus motivos dando-lhes uma coloração altruísta e um aparente desejo do bem da humanidade mas, muitas vezes, procuram apenas realizar os seus desejos pessoais
Podem ter aspectos secretos na sua vida que mais ninguém conhece. No plano dos relacionamentos são muito apaixonados e possessivos, e podem ter um número elevado de relacionamentos sexuais.
Fisicamente são habitualmente morenos e com traços aquilinos. Podem ter uma marca de nascença no rosto ou na cabeça. Têm mãos e pés pequenos.
Viverem junto da água favorece a sua saúde.
As Mulheres com a Lua em Escorpião

 

Quando a Lua em Escorpião não sofre influências que alterem as suas características, esta posição lunar mostra uma figura física pouco atraente, roliça e pequena. 
Existe uma inclinação para uma vida independente em termos emocionais.Têm hábitos secretivos e emoções veladas. A parte do signo ocupada pelo Nakshatra Vrishakha  mostra uma tendência para se movimentar «clandestinamente» procurando uma transformação feita através das paixões sexuais. Estas mulheres têm uma vontade forte e não aceitam ordens de ninguém.
São arrogantes e orgulhosas, podendo ser muito ciumentas e vingativas. Possuem grande robustez física e resistência. São sagazes e astutas, capazes de cometer crimes de vingança a menos que outros aspectos do horóscopo o contrariem. Possuem sangue frio e um sentido moral pouco pronunciado.
Adoram intrigas e segredos e têm muitas vezes amigos e associados secretos que podem estar ligados às camadas menos recomendáveis da sociedade. Podem criar riqueza por meios pouco éticos. São ainda dadas a alguns excessos, gostando de beber e por vezes cometem excessos sexuais.
A Lua em Escorpião e a posição nos Nakshatras
Nativos com a Lua colocada entre 0º e 3º 20’º  de Escorpião
Estrela de Nascimento (Nakshatra): Visakha
Regente do Nakshatra: Júpiter
Sequência dos Períodos Planetários(Mahadasha):
 Júpiter,Saturno, Mercúrio,Ketu, Vénus, Sol, Lua, Marte, Rahu
Nativos com a lua colocada entre 3º20’   e 16º 40’ de Escorpião
Estrela de Nascimento (Nakshatra):Anuradha
Regente do Nakshatra:Saturno
Sequência dos Períodos Planetários(Mahadasha):
 Saturno, Mercúrio, Ketu, Vénus, Sol, Lua, Marte, Rahu, Júpiter
Nativos com a Lua colocada entre 16º 40’ e 30º de Escorpião
Estrela de Nascimento: Jyestha
Regente do Nakshatra: Mercúrio
 Sequência dos Períodos Planetários (Mahadasha):
 Mercúrio, Ketu, Vénus, Sol, Lua, Marte, Rahu, Júpiter, Saturno
Como se mostra supra, a Lua em Mercúrio  tem características diferenciadas conforme a localização em cada uma das estrelas de nascimento ou «Nakshatra».  Deste modo, é importante considerar o grau ocupado pela Lua no momento do nascimento além do signo pois é esse grau que determina a posição da Lua num determinado Nakshatra. 
Essa posição também define qual é o primeiro planeta a influenciar todos os aspectos da vida do nativo durante um determinado número de anos (Mahadasha) e que varia de acordo com cada planeta. O sistema Dasha é uma importante ferramenta de previsão de eventos na vida da pessoa de acordo com a Astrologia Jyotish.
Cada Nakshatra acrescenta as suas características à influência lunar. Do mesmo modo, para além das características do signo da Lua, a pessoa também exprime as características da sua estrela de nascimento e a influência do planeta  regente do Nakshatra.
A influência combinada da posição da Lua por signo e por Nakshatra determina as características da personalidade e do carácter, contribui para a aparência física do nativo e tem um importante papel a desempenhar na determinação do seu destino de  vida.

5 comentários em “A Lua em Escorpião no Horóscopo”

  1. Olá, me chamou a atenção, o trecho em que falou sobre o sucesso no aprofundamento da psique, depender de Marte.
    Gostaria de saber como interpretar esse sucesso, num mapa natal, que possui marte em oposição a Plutão em escorpião.

    1. clécio este site é sobre Astrologia védica-Jyotish da Índia e não inclui a análise de Plutão nem de outros planetas exteriores, incluindo outros fatores que não são considerados pela Astrologia ocidental. Mas não se deve misturar os dois sistemas.

Deixe um comentário