O Meu Potencial de Sorte na Vida- 9ª Casa do Horóscopo


Características Gerais da 9ª Casa do Horóscopo

A 9ª casa é a casa semente do dharma ou vocação. Por isso também significa o nosso pai pois ele é a semente biológica do nosso self  que florescerá para nos permitir  ser quem somos, tal como expressa a 1ª casa.
O pai é também o símbolo do guru, do professor, da vida espiritual superior, do «destino»que trazemos de trás para esta encarnação:  9ª casa é a casa  que mostra a sorte do que nos está destinado. 
Bons planetas nesta casa indicam sorte e fortuna, ganhos súbitos  e facilidade em realizar os nossos desejos;
Planetas maléficos nesta casa indicam que, por mais que nos esforcemos, teremos que enfrentar sempre muitos desafios e obstruções e teremos pouca sortena realização dos nossos objectivos.
Quando a 9ª casa é forte mostra honra, prestígio e poder na vida. Permite  a obtenção fácil de reconhecimento e indica que os nossos princípios e propósitos na vida são facilmente manifestados . Dá-nos o poder de decidir o nosso destino e protecção da Graça divina.
A 9ª casa tem a ver com a vida reta e justa. É uma casa considerada auspiciosa porque está associada ao «bom Karma». Do mesmo modo que a 8ª casa representa a experiência do   «mau Karma» e a necessidade de efectuar mudanças no nosso modo de ser para podermos nascer de novo como pessoas mais espirituais, a 9ª casa significa o crédito – ela é a 2ª a partir da 8ª) pelas boas acções realizadas no passado, pelo «bom Karma» que acumulámos e  de que podemos agora beneficiar nesta existência.
A 9ª casa indica tudo o que possuímos nesta vida devido às ações do passado. Por isso é designada por «casa da fortuna» (boa ou má, conforme o mérito que acumulámos). Segundo os sábios, esta casa indica que colheremos os frutos das acções que realizámos no último nascimento. Informa que a nossa fortuna ou prosperidade é o que acumulámos como resultado de acções meritórias anteriores.
A análise da 9ª casa permite saber qual o potencial de fortuna e prosperidade que uma pessoa pode ter nesta vida como resultado do seu «bom karma» nesta vida.
A 9ª casa é regida por Júpiter o «professor dos deuses». Por isso é uma casa de Filosofia, Religião, devoção, de todos os conhecimentos superiores, da sabedoria.
O guru, o preceptor, a sorte prévia, tudo o que é auspicioso, a virtude, a penitência,  a prece, o pai, a instrução espiritual, a fortuna, a fé, a adoração divina,  a caridade, as peregrinações religiosas, as leis, os assuntos internacionais, os juízes, os professores, são simbolizados por esta casa.
Outras significações associadas a esta casa são: igreja e todo o tipo de templos, instituições religiosas, rituais religiosos.
Esta casa é o lugar do conhecimento mais elevado e da Sabedoria. Indica a natureza espiritual da pessoa. Também simboliza o estrangeiro  e as viagens de longa distância.  
Esta é a casa que, simbolicamente, indica a sorte e a renúncia e pode «lavar-nos dos nossos pecados» pela graça divina.
A 9ª casa forma um par dialéctico com a 3ª casa e deve ser analisada em conjunto com ela. Tanto a 3ª casa como a 9ª casa  significam mudança ou viagem para fora da residência habitual.
 
Mas, enquanto a 3ª casa  significa viagens curtas, a 9ª  casa significa viagens longas; a 3ª casa significa aprendizagem , notícias e assuntos de natureza efémera: a 9ª  significa conhecimento profundo e sabedoria associados à ciência, filosofia e religião. É na 9ª casa que os interesses e as explorações que nos levam a  aprender alguma coisa recebem a sua plenitude e podem ser bem sucedidos. 
A natureza dos conhecimentos da 3ª casa é por si mesma passageira ou efémera , não amadurecida; é na 9ª casa que todos esses conhecimentos são verdadeiramente consolidados e integrados numa filosofia de vida e numa compreensão profunda acerca da realidade. 
O sol é o significador desta casa no que se refere ao pai. Júpiter é o significador da espiritualidade.

Efeitos da Relação do Regente da 9ª casa com os Regentes de Outras casas

 

No horóscopo os regentes da 5ª e da 9ª casas estão relacionados com a sorte . De modo geral, se estiverem fortes,  relacionados com  planetas benéficos ou  conjuntos com a Lua ou  colocados no Ascendente, o nativo verá a vida correr-lhe de forma fácil e terá sorte na vida. Caso estes regentes estejam aflitos ou recebam aspecto de planetas maléficos, o nativo terá que usar toda a sua determinação e esforço para se erguer acima das adversidades da vida.
A Relação  com o regente da 10ª casa forma um dos melhores yogas num horóscopo: Dharma Karmaadhipati Raj yoga. Esta assinatura astrológica indica que a pessoa ganhará a vida por meios honestos. Dá sucesso e fama e melhora o estatuto financeiro da pessoa. Também ajuda a atingir um estado de contentamento ou felicidade na vida.
A relação com o regente da 11ª casa forma um Dhana Yoga ou assinatura auspiciosa de indicação de riqueza. Mostra ainda que a pessoa será respeitada na sociedade e terá sucesso em trabalhos associados à espiritualidade. Indica ainda que a pessoa tem um boa família.
A relação com o regente da 12ª casa mostra que a pessoa beneficia de negócios em terras estrangeiras. Pode ainda beneficiar com viagens aos estrangeiro.

Colocação do Regente da 9ª Casa noutras Casas

Quando colocado  na 1ª, 2ª,3ª,4ª,5ª,7ª,9ª,10ª e 11ª casas  os resultados são  auspiciosos e indica sorte e florescimento dos assuntos relacionados com a 9ª casa e dos assuntos de  cada uma das casas referidas;
Colocação nas casas 6, 8 e 12 indica que a pessoa não tem sorte e não traz para a presente existência qualquer crédito de «bom Karma»  do qual vá colher os frutos. Os aspectos positivos significados pela 9ª casa e  por cada uma das casas referidas são desperdiçados e não se desenvolvem. 

Efeitos dos Planetas Colocados na 9ª Casa

Sol O nativo  tem inclinação espiritual  e/ou religiosa. Respeita a tradição e os mais velhos. Pode ser inimigo do pai. Há possibilidade de viagens ao estrangeiro, que pode melhorar as condições de vida e o prestígio. Para uma mulher pode significar casamento com um estrangeiro ou com alguém que se conhece em viagem de longa distância. O nativo sente necessidade por paz espiritual e pode seguir um caminho religioso. Pode receber apoio de parentes ou parceiros de negócios do cônjuge.
 Lua O nativo pode ser dotado para o conhecimento de línguas  estrangeiras e pode viajar para países estrangeiros. Tem inclinação mística/religiosa e uma compreensão justa das coisas. Favorece a riqueza e os filhos, que terão bom caráter. Pode encontrar o sucesso social e financeiro em lugares estrangeiros e pode residir fora do país natal, de forma provisória ou permanente. Tendência para ser conservador em matéria de religião. Possui ideais elevados, uma mente recetiva e boa imaginação. Gosta de estudar assuntos filosóficos ou espirituais, Gosta muito de viajar para lugares estrangeiros e de conviver com pessoas fora da sua cultura.
Marte Depende da natureza funcional no horóscopo: se benéfico, produz uma mente aberta e natureza justa com boa reputação na sociedade, levando uma vida honesta. Será popular e bem sucedido; se estiver aflito, as longas viagens serão contraproducentes pois há possibilidade de sofrer acidentes em terras estrangeiras. Pode ter uma natureza cruel e prejudicial para a propriedade paterna. Há uma grande atração pela aventura e por algum perigo. Pode ter tendência para opiniões rígidas sobre religião, podendo raiar o fanatismo. Pode ter carreira ligada ao ensino superior. Possível fricção com parentes do cônjuge, sobretudo homens. Se está retrógrado o nativo tem necessidade de liberdade e pode haver uma ligação forte e dogmática à religião em alguns nativos. 
Mercúrio  Indica interesse por Filosofia, Religião, Política e Culturas estrangeiras. Indica sorte, devoção por assuntos espirituais, desenvolvimento de conhecimento, dom do discurso e da capacidade de persuadir. Terá sorte, pode ficar rico. Terá uma vida familiar feliz. O nativo tem elevada inteligência, é inspirado e otimista.  A mente tende a ser irrequieta . Terá excelentes oportunidades para efetuar educação superior no estrangeiro. Se está retrógrado o nativo precisa de questionar as suas atitudes intelectuais e a tolerância em relação às atitudes dos outros. Pode ocupar bastante tempo a pensar em coisas menores. A informação de que dispõe pode ser útil a outros. Tendencialmente esta pessoa é um buscador espiritual mas, se Mercúrio estiver mal colocado, o intelecto estará ligado aos aspetos inferiores da mente.
Júpiter  Diz-se que, nesta casa, Júpiter está «em repouso» pois está em casa. O nativo recebe a  protecção da sorte. É uma pessoa justa, honesta e verdadeira com poderes intuitivos. Pode estudar no estrangeiro e beneficiará dessas viagens. Boa relação com o pai. a pessoa tem elevados princípios e pode seguir um caminho filosófico ou religioso. As viagens ao estrangeiro trarão benefícios  e ajudam a abrir novos horizontes de compreensão. Se está retrógrado a pessoa é demasiado livre para querer casar. Tem uma natureza fortemente espiritual.
Vénus   A pessoa tem uma natureza delicada e bondosa. Tem uma atração por estrangeiros e por outros costumes.  Indica uma pessoa que gosta de Arte, Filosofia e Religião, com excelente instrução. Pode mudar-se para o estrangeiro. O nativo tem uma natureza alegre e otimista. Possui crenças fortes em relação aos aspetos espirituais da vida. Gosta de viajar para lugares distantes associados a beleza embora aprecie muito o conforto do lar. Mantém uma relação tradicional com os costumes e também em relação à religião. a relação com os familiares ou parceiros de negócios  do cônjuge podem trazer-lhe benefícios, sobretudo as mulheres. Se está retrógrado há grande necessidade de liberdade pessoal . Pode haver ligação forte à vida espiritual. Muitas vezes existe talento artístico.
Saturno  O nativo pode ser motivo de escândalo. Pouca felicidade doméstica. O pai pode ter saúde fraca. Terá que se esforçar muito para conseguir concluir a sua educação superior. As viagens ao estrangeiro podem encerrar potenciais perigos. O nativo tem posições ortodoxas em relação a assuntos de religião. Interesse por assuntos ocultos. As viagens ao estrangeiro tendem a causar benefícios financeiros mas trazem efeitos adversos para a saúde. Os efeitos das viagens, bons ou maus, dependem bastante dos aspetos recebidos por Saturno, mas há a possibilidade de surgirem problemas nessas viagens e na estadia no estrangeiro.O nativo tem uma mente filosófica.
Se está retrógrado a pessoa tem bastante sabedoria mas também é desconfiada. É um buscador espiritual, à procura do verdadeiro conhecimento acerca de si próprio. 
RahuA pessoa sente um grande desejo de conhecer a nível superior. Há um interesse pela cultura, pelo estrangeiro, por adquirir conhecimento em lugares distantes. O contacto com outras culturas pode ser um meio privilegiado para a pessoa sofrer transformações importantes. Se a pessoa for pouco evoluída espiritualmente terá que apreender muitas lições. Tem dificuldade em comunicar e pode ter desprezo por religião e assuntos espirituais. Pode trabalhar em edição/publicação, publicidade ou matérias relacionadas com o estrangeiro. Precisa de adquirir uma interpretação mais objetiva da realidade. Há experiências relacionadas com os irmãos que são predestinadas. 
Ketu Esta posição prejudica os significados da 9ª casa. Pode haver relação difícil com o pai ou separação física ou emocional dele. A pessoa tem dificuldade em acreditar em alguma coisa e não se sente motivada pelos princípios representados por esta casa. A pessoa tem necessidade de aprender e compreender a realidade através da exploração do seu ambiente imediato e dos contactos com familiares, vizinhos, etc. precisa de adquirir uma abordagem racional dos problemas que surgem no ambiente imediato. Estas pessoas no passado foram muito ligadas àa religião ou a um sistema de crenças mas de forma cega sem questionarem aquilo em que acreditavam. Agora devem envolver-se na vida da comunidade e enfrentar os pequenos desafios do dia a dia a partir da compreensão racional dos eventos.
NOTA: Os resultados apresentados são gerais, podendo ser modificados por aspectos recebidos de outros planetas, pela força do regente  do signo Ascendente no horóscopo, etc.

Deixe um Comentário a sua opinião conta