O Meu Potencial para Criar e Amar- 5ª Casa do Horóscopo


Características Gerais da 5ª Casa do Horóscopo

A 5ª casa é, em conjunto com a 1ª casa e a 9ª casa, uma casa trina (trikona).  Relaciona-se com o nascimento, o Karma e com o dharma ou acção recta. De acordo com a Astrologia Jyotish, nestas casas  a pessoa experiencia o resultado das suas acções passadas
O estado da 5ª casa, do  regente e os planetas associados à casa mostram o tipo de acções  que serão experienciadas  e os seus resultados prováveis: se forem benéficos, a pessoa terá oportunidade de usar  uma inteligência poderosa e o poder da sua criatividade para se expandir através do amor para além de si própria, na criação de uma nova vida– um filho- ou de uma obra de arte ou outra expressão criativa.
A 5ª casa exprime o percurso da criatividade humana a partir das emoções e dos desejos do seu coração do mundo material que cria riqueza, para o mundo humano dos sentimentos e da emoção que cria  laços românticos com  o outro e, desta forma ,nos ajuda a superar a barreira e a oposição entre o mundo individual e o mundo do outro num mundo comum e partilhado.
A 5ª casa leva-nos deste modo a expandir para além do plano individual ,  pela criatividadepara criar temos que sair do nosso mundo isolado e estabelecer laços: o impulso criativo vem de fora de nós,  do outro a quem nos ligamos pelo amor, ou  de um plano de transcendência que nos permite a inspiração de um trabalho artístico que produzimos por prazer estético;
A lição da 5ª casa é que o indivíduo sozinho é estéril, a criação de qualquer coisa é sempre relacional  e está profundamente ligada ao plano emocional: o amor é a base de todo o impulso criativo do homem no mundo. 
O amor representado pela 5ª casa, ligado ao prazer, ao sentido do jogo, do romance, etc, produz um outro tipo de inteligência que é significado  pela 5ª casa, e que é uma inteligência que é mais do que  analítica ou discriminativa, é sintetizante e resultante da compreensão da profunda ligação entre todas as coisas. Todos os interesses explorados na 3ª casa  transformam- se  em conhecimentos profundos na 5ª casa.
A 5ª casa exprime o propósito de evoluir criativamente para realizar o nosso destino. Representa  as coisas que mais amamos, os objectos que nos fazem crescer e  que estão conectados com os desejos mais profundos  ligados ao nosso propósito de vida.
Para algumas pessoas, as coisas que mais amamos são os filhos e, nesse caso, dirigimos  o impulso criador para criar algo baseados no amor por eles;
Para outras pessoas, o que mais amamos   é algo que vem  do impulso artístico  como desejo de criar algo belo e sublime  a partir do dom com que nascemos;
Para outras ainda, o que mais amamos é o plano da transcendência que identificamos com o divino e isso gera o impulso de desenvolver uma ligação aos outros baseada na tolerância e na generosidade do amor divino.
Seja qual for  o desejo mais essencial do nosso coração, a partir dele somos capazes de criar  algo que sai de nós para se expandir para  o mundo e com esse acto de criação sentimos prazer, devoção e emoção.
A partir do  significado de criação, a 5ª casa simboliza outros daí derivados. Um dos mais importantes é o dos filhos.  A partir da análise da casa, do signo da sua cúspide, dos planetas colocados e aspectos é possível saber  a probabilidade de ter filhos. Particularmente, o nº de aspectos benéficos da Lua no horóscopo, se o signo da 5ª casa é fértil ou estéril, etc.
A 5ª casa significa a 1ª gravidez ou o primeiro filho; a 7ª significa o segundo, a 9ª significa o 3º, etc.
A 5ª casa mostra as coisas de que gostamos, está relacionada com todos os tipos de prazeres materiais ou físicos, os tipos de diversão e recreação, o entretenimento, os jogos, as actividades que nos dão alegria, a música, a dança, o teatro, a ópera, as actividades desportivas, etc.
Os nossos gostos estéticos, as nossas inclinações sociais, o romance, são aspectos significados por esta casa. Ela influencia toda a  atracção e relacionamentos sexuais antes do casamento, indica o acto de cortejar, mostra a nossa potencial sorte ou fracasso no amor.
A 5ª casa mostra as áreas de vida em que corremos  riscos. Criar é um acto não isento da possibilidade do fracasso:  é uma aventura  que iniciamos mas de que não podemos prever ou controlar  o resultado, é um acto maior do que nós e que  se liberta para nos surpreender. 
Assim, não é de estranhar que esta casa também esteja associada  à especulação de todos os tipos, desde os mercados de acções aos jogos de azar. E, umas vezes  podemos ser surpreendidos com um golpe de sorte e ganhar muito; outras somos vítimas da nossa imprudência e podemos perder tudo!
Isto sucede porque a 5ª casa é uma casa de mérito (poorva punya sthana) pelas acções que fizemos no passado e de que temos crédito nesta vida. Por isso é designada por «casa da sorte». Mas esta tanto pode ser «boa sorte» como «má sorte». Quando a casa está fraca é totalmente desaconselhável especular em qualquer dos sentidos possíveis, sobretudo em jogos e operações de bolsa onde se pode perder muito dinheiro.
A 5ª casa é a casa da inteligência desenvolvida até à maturidade e revela o processo de educação superior.
Outros significados adicionais da 5ª casa são: os relacionamentos diplomáticos institucionais, embaixadores, a moralidade, a arte mecânica, capacidade para discriminar os valores morais, ocasiões festivas, aprendizagem aprofundada, sabedoria e ponderação, literatura, propriedade paterna, ligações com amantes, competência literária, inclinação religiosa da mente, o canto usado para efectuar preces religiosas, posições hereditárias, prática espirituais, crianças, estudantes, parceiros românticos e criativos, correctores de bolsa, aqueles por quem estamos apaixonados, a sala de aula, o estúdio de gravação, o recital de música infantil, etc.
No corpo, a 5ª casa rege o estômago.
Júpiter é o principal significador da 5ª casa: representa os filhos e também mostra a expansão e a natureza generosa das conexões com as coisas que mais amamos.
A 5ª casa forma um par dialéctico com a 11ª casa. Este par significa a relação entre os esforços que desenvolvemos para criar – na 5ª casa– e os resultados que obtemos desses esforços de criação. A 5ª casa é a casa dos resultados do dharma ou vocação; a 11ª casa é a casa do resultado dos desejos. 
 E a relação entre os nossos esforços e os resultados obtidos não é linearmente proporcional: depende do «crédito» ou «sorte» relacionados com o Karma.
 Na 5ª casa desejamos e expandimo-nos, criamos de acordo com o impulso que nos move  para o mundo; mas nem sempre esses esforços se concretizam na realização do que mais desejamos. 
A 11ª casa indica o nosso potencial para  realizar os desejos que implementamos ao nível da 5ª casa e se o   esforço que aí desenvolvemos será ou não recompensado. Deste modo , ambas as casas deverão ser analisadas  pois são complementares.

Efeitos da colocação do Regente da 5ª Casa noutras Casas do horóscopo

 
A colocação nas casas 1,2,3, 4,5,7,9, 10 e 11 é auspiciosa e favorece os resultados positivos de cada uma dessas casas;
A colocação nas casas 6, 8 e 12 produz resultados adversos de acordo com os significados de cada uma dessas casas e também  destrói os significados positivos da 5ª casa.
Efeitos  dos Aspectos/colocação  dos Planetas à 5ª Casa
Qualquer planeta maléfico na 5ª casa produz, entre outros aspectos, problemas com os filhos: o nativo sofre por causa dos filhos.
No horóscopo de uma mulher, a presença de planetas maléficos na 5ª casa produz dificuldades no nascimento dos filhos.
De modo geral, a presença de planetas na 5ª casa não é considerada auspiciosa, pois indica um «dosha»: dificuldade, problema. Considera-se assim ser mais auspicioso ter essa casa vazia. 
Em termos gerais, são os seguintes os resultados para a colocação dos planetas nesta casa:
·                   Sol-        Pode negar a geração de filhos. Mas é bom para a mente criativa, que fica fortalecida. O nativo será apaixonado e explorará os desejos mais profundos procurando realizá-los de modo duradouro. Pode ter ajuda do pai ou de autoridades ou instituições.
·          Lua  – Produz um grande poder de intuição, amor pelo conhecimento e pela aprendizagem, torna a pessoa muito romântica. É uma das colocações mais criativas. 
·            Marte-   Esta colocação é adversa para  o nascimento de filhos. A pessoa gosta de competir em desportos físicos. Pode ser um matemático ou arquitecto. Se está retrógrado pode haver problemas na expressão pessoal da criatividade e da sexualidade. O nativo tende a olhar para as criações pessoais com sentimentos de superioridade. Deve aprender a equilibrar esta característica.
·         Mercúrio –       Dá grandes capacidades de comunicação, facilidade  para aprender  línguas estrangeiras, torna a pessoa um  escritor de talento. Também pode mostrar talento musical. A pessoa terá sorte com os filhos.
A pessoa terá uma boa educação e prestígio mas sofrerá por causa do filho ou por perda deste. O nativo pode ser um excelente professor inspirador para os outros. Se está retrógrado haverá uma atitude séria em relação aos estudos e reflexão associada à criatividade. O nativo sente-se atraído pela juventude, podendo ajudar os jovens.
·                    Vénus –        A pessoa gosta de Artes e pode ter talento artístico. Produz gosto pelas coisas femininas, por crianças e favorece a riqueza, a fama e a natureza dos filhos. Se está retrógrado, a pessoa usará as crianças, a criatividade e a sexualidade como forma de afirmação pessoal.

        Júpiter-      O nativo é um excelente professor e um guia natural para os outros. Pode ter interesse por Filosofia e Religião ou por estudar os aspetos espirituais da realidade. Favorece a carreira, a riqueza e os ganhos através da especulação (se bem colocado). Ajuda a formar relacionamentos amorosos felizes e duradouros e indica benefícios através deles. Se está retrógrado a pessoa é motivada por elevados princípios e valores mas por vezes pode sobrestimar as suas capacidades.
·                     Saturno-     Provoca atraso em ter filhos e problemas e tristeza à conta dos filhos ou então a pessoa não tem filhos. O nativo gosta de coisas antigas  e prefere as coisas práticas. Se está retrógrado a pessoa tem que ultrapassar obstáculos aos seus processos criativos. Deseja constituir algo que tenha valor duradouro  mas a vida  apresentar-lhe-á mais responsabilidades do que diversão. Uma lição fundamental será aprender a superar todos os medos  que a impedem de alcançar a compreensão mais profunda da realidade.  Se tal  acontecer pode deixar um contributo importante para a sociedade.
·                  Rahu-  Dá um impulso insaciável para criar, levando a pessoa a esquecer tudo o resto. A pessoa pode fechar-se num  plano de individualismo e ter espírito rebelde e disruptivo.
·           Ketu-         A pessoa pode não ter filhos ou dotes criativos. Mas é muito inteligente e recebe benefícios de vidas passadas. Revela altruísmo e interesse em procurar um bem colectivo. É religiosa e ligada ao conhecimento tradicional.
NOTA: Os resultados apresentados são gerais, podendo ser modificados por aspectos recebidos de outros planetas, pela força do regente no horóscopo, etc.

Deixe um comentário