A Combinação dos Signos de Capricórnio, Touro e Sagitário no Horóscopo


Capricórnio é de elemento Terra e polaridade feminina. É um signo cuja energia é dirigida de forma concentrada numa única direcção, planeada, decidida e pensada previamente. Os  nativos deste signo nunca  são  impulsivos , agem com  pragmatismo e um sentido de  orientação prática.
Capricórnio aprecia a mudança apenas quando está seguro de que a nova direcção lhe  trará vantagens certas  relativamente à situação existente. Pesa sempre muito bem  os prós e os contras antes de tomar uma decisão. 
Saturno rege o tempo, a forma e a estrutura e isto torna os nativos de Capricórnio  motivados para aplicar  a sua energia  no mundo  material criando, construindo e organizando formas e eventos pacientemente no tempo para serem reconhecidos  como pessoas de valor. 
 Podem deste modo dedicar-se a qualquer carreira ou emprego em que a construção de estruturas seja o objecto principal, o que inclui as engenharias de  construção. Também desempenham bem todos  os trabalhos  árduos  em que é preciso perseverar e desempenhar duras tarefas: mineiros, trabalhadores braçais, etc.
Capricórnio gosta de desportos competitivos pois  é muito motivado para se pôr à prova com outros para testar  e legitimar o seu auto-conceito   mostrando simultaneamente à sociedade que merece estar no topo  e receber as honras de um vencedor. Estes nativos  são capazes de se disciplinar e  trabalhar duro para adquirir uma posição de destaque no mundo que lhes traga riqueza e reconhecimento.
Quando o Ascendente está neste signo, temos uma pessoa fortemente determinada a deixar a sua marca no mundo. Dependendo da força de Saturno no horóscopo, pode ser um trabalhador humilde- um mineiro ou um trabalhador braçal, etc, ou um administrador ou executivo de uma grande empresa/instituição mas, num caso ou noutro, será sempre alguém que sobe a pulso na vida, com perseverança e determinação, até receber o reconhecimento justo pelo seu esforço e trabalho. 
O nativo de Capricórnio  pode trabalhar individualmente mas está sempre em  contexto social, precisa do reforço social e público;  a percepção do seu valor depende do reconhecimento e do estatuto atribuído pela sociedade e pela comunidade. A sua realização pessoal nunca está completa sem receber esse reconhecimento. 
Um nativo com o Ascendente em Capricórnio é alguém que faz do trabalho a  principal dimensão  da sua vida. Todas as outras áreas são secundárias em relação a esta, por muito importantes que sejam: Se for necessário, o nativo não hesitará em sacrificar a vida familiar e outros interesses  pessoais em nome dos interesses relacionados com a carreira/profissão.
 
A Lua em Capricórnio baseia o seu sentido de   segurança  numa atitude conservadora em relação aos valores e na necessidade de assegurar uma vida confortável em termos materiais.  Preferirá uma vida com  conforto material  à instabilidade dos sentimentos e  das emoções. Este nativo poderá casar com um parceiro que lhe assegure uma boa posição social  e uma vida financeira e materialmente confortável e deixará o amor para segundo plano.
Mentalmente, estes nativos têm um modo de ser estável e algo frio e precisam de regras e de um sentido de ordem a regular o seu mundo em todas as áreas. Tendem para o pessimismo quando lhes aparecem muitos obstáculos. E este é um traço comum a esta posição lunar: estas pessoas podem alcançar a notoriedade na sua profissão, se a Lua estiver  bem colocada no horóscopo mas terão que ultrapassar bastantes dificuldades no caminho. 
Se a Lua estiver bem colocada, têm normalmente uma vida conjugal satisfatória. Mas, com a Lua aflita,  o divórcio ou a separação do cônjuge por outros motivos não é invulgar.  Estas pessoas  têm também algumas experiências pouco felizes com os familiares, podendo ficar separados deles ou de um deles desde cedo. 
O Sol em Capricórnio indica um propósito de vida relacionado com a construção de  uma estrutura de vida  construída pela pessoa, com determinação, perseverança e capacidade para  realizar os seus objectivos. Estes podem demorar a realizar-se mas eventualmente, se o Sol estiver forte, o nativo concretizará os seus objectivos de vida. 
Uma das lições fundamentais  associadas com o signo de Capricórnio  é a aprendizagem da perseverança e da paciência, da persistência do esforço e da determinação no tempo, através da superação gradual dos obstáculos e das dificuldades  pelo que o sucesso destes nativos nunca é muito rápido mas concretiza-se se os nativos cultivarem a virtude da disciplina . 
 O signo de Touro é de elemento terra e polaridade feminina. Quando o signo de Touro se combina com o signo de  Capricórnio, o sentido prático de ambos  combina-se harmoniosamente e esta pessoa tem grande capacidade para trabalhar: o  foco da sua atenção é a  acumulação de riqueza e o aumento do seu status social. 
Esta combinação tem, pelo  lado positivo, o suavizar dos traços de  insensibilidade emocional de Capricórnio: o signo de Touro torna o nativo mais amável e afectuoso; pelo lado negativo, o carácter fixo da energia de Touro retira flexibilidade às características de Capricórnio tornando-o menos capaz de se adaptar às mudanças , acentua o lado conservador do signo. Mas, apesar de tudo, o nativo será menos rígido do que seria sem a  fluidez da energia cardinal de Capricórnio. 
 
Um nativo  com  o Ascendente em Touro e a Lua em Capricórnio  (ou vice-versa) manifestará mais claramente estas características do que se o Sol estiver colocado nestes signos. Porém, é bastante mais favorável uma Lua em Touro , exaltada e calorosa , com  predisposição para a sorte na profissão e na acumulação de riqueza do que a Lua em Capricórnio que produz um nativo sem sorte  na área afectiva da vida, e com muitos altos e baixos a nível da profissão e da carreira. 
De todas as posições em Capricórnio,  a mais difícil  de experienciar é a da Lua.  A Lua em Capricórnio beneficia bastante com a combinação com o signo de Touro, no que se refere à expressão emocional do nativo e ao seu sentimento interior de bem estar. 
O signo de Sagitário é de elemento fogo e polaridade masculina. Sagitário  é motivado pela procura de uma realidade que não se limita à dimensão do imediato nem do palpável. É alguém que procura uma relação entre o sensível e o espiritual, numa demanda pela verdade que recusa as  crenças cegas.
Este é um signo «filosófico», baseado na procura racional  e na intuição espiritual ,recusa o dogmatismo e o fundamentalismo em todas a suas formas. Quando a Lua está colocada em Sagitário  o nativo  por vezes  tem a tentação de  querer ensinar os outros, sobretudo em matérias de ética e comportamento moral. 
 Sagitário é um signo mutável, pelo que estes nativos podem ter que viajar bastante ou mudar de residência, sobretudo no final da vida. Também  casar mais do que uma vez. Estes nativos são ligados à terra e à natureza , e aos animais de estimação. 
Um nativo com a Lua em Sagitário e o Ascendente em Capricórnio  junta as características de determinação de Capricórnio e a sua enorme ambição e inteligência prática ao espírito benevolente , reformista e entusiasta de Sagitário. 
Sagitário  é uma energia de fogo, enquanto Capricórnio é energia de Terra. Estes elementos não se misturam pelo que as suas naturezas coexistem no nativo de forma separada embora complementar: numas áreas o nativo será frio, persistente e prático como só Capricórnio pode ser, com uma orientação forte para se fazer a si mesmo e obter o  estatuto social correspondente ;
 Noutras será cândido, entusiasta, romântico e impulsivo , procurando exprimir os valores idealistas de Sagitário com uma inocência não maculada pelo calculismo cínico de capricórnio.  Quando o sol está em Sagitário intensifica-se o lado filosófico do signo, a irrequietude de quem precisa de descobrir um caminho mais verdadeiro  e com tendência para procurar um lado mais espiritual da vida.

O seu propósito de vida está relacionado com a iluminação dos outros pela sua descoberta intuitiva de vias mais verdadeiras e espirituais. Poderá ser um excelente professor, juíz ou homem de ciência.
A relação entre o signo de Sagitário e de Touro não é fácil  de harmonizar. São duas tendências muito diferentes mas que podem contribuir, apesar disso, para enriquecer as características pessoais do nativo.  Se o nativo tem o  Ascendente em Sagitário possui um lado romântico, sonhador, cavaleiresco, uma natureza expansiva e uma necessidade absoluta de liberdade. 
Mas se a sua Lua estiver em Touro, a natureza emocional do nativo torna-se mais estável  e ele será capaz de estabelecer laços mais duradouros do que é habitual no signo Sagitário. Touro  estabiliza a energia mutável de Sagitário e torna-o mais convencional, menos irrequieto e menos impulsivo nas respostas. 
Os signos Touro e  Sagitário são optimistas e afáveis, mas Touro agarra-se às suas rotinas e Sagitário perde-se no longínquo. Juntas,estas energias equilibram-se mutuamente produzindo um nativo capaz de usar a criatividade e o sentido social de justiça  e de espiritualidade de Sagitário de  forma mais prática. Com esta combinação há uma ligação   aos objectivos concretos da existência quotidiana  ao serviço das necessidades humanas de conforto e da  «boa vida», tão importantes para  Touro.  
O nativo que tem os três elementos estruturais do horóscopo   nestes três signos  é uma pessoa com personalidade bastante marcada, com competências sociais  desenvolvidas e  uma forte dinâmica para vencer na vida, construindo uma estrutura de vida capaz de proporcionar conforto material , relacionamentos humanos satisfatórios e um conhecimento desenvolvido e orientado para a descoberta de uma realidade que vai além mera experiência do quotidiano. 
As indicações descritas são gerais, podendo ser modificadas por outros factores do horóscopo como a força dos vários planetas, os aspectos que recebem, as casas onde se encontram, etc. Uma visão global do horóscopo é necessária para uma abordagem rigorosa das características psicológicas do nativo.

2 Thoughts to “A Combinação dos Signos de Capricórnio, Touro e Sagitário no Horóscopo”

  1. Gustavo

    Eu tenho sol em sagitário ascendente touro e lua capricórnio e não encontrei nada na personalidade básica

    1. astrologoobservador

      Não se preocupe, já tomámos nota para publicar logo que possível, é só aguardar.

Deixe um comentário a sua opinião conta