Combinação dos Signos Capricórnio, Carneiro e Aquário no Horóscopo


O signo de Capricórnio é de elemento terra e polaridade feminina. É o  signo mais trabalhador do Zodíaco, a sua motivação básica é para transformar o mundo através do  trabalho organizado e de  objectivos racionalmente traçados. O nativo deste signo exerce sobre si próprio uma disciplina total e  controla racionalmente todos os factores que permitem a concretização dos seus propósitos. 
Capricórnio  é muito ambicioso e trabalha para atingir uma posição elevada na sociedade que seja objecto de reconhecimento e recompensa na conquista de uma vida confortável e de bens materiais. Este nativo é sério e respeitador das regras estabelecidas. Rege-se pelo dever e pelo respeito pela tradição. É convencional nos valores e na sua visão do mundo.
Pode ser um excelente administrador, usa sabiamente os recursos e não desperdiça nenhuma oportunidade para atingir uma posição mais elevada. Qualquer empreendimento em que se envolve recebe a sua total atenção e empenho. Não tem muito à vontade  em lidar com as emoções e  adopta uma postura habitualmente fria e/ou distante emocionalmente quando lida com os outros.
Quando o Ascendente se encontra neste signo a pessoa tem um marcado sentido prático e uma grande capacidade de acção, responde com determinação e eficácia planeada a todos os  desafios. Revela  cautela e prudência nas  abordagens e  usa a sua grande inteligência  com  um sentido prático ligado ao concreto. Não tem muito apreço pelas especulações teóricas.
É  uma pessoa paciente e perfecionista,sendo capaz de despender longo tempo numa tarefa se isso for a condição para esta ser realizada da melhor forma para conduzir ao sucesso. 
Quando este signo  Ascendente se combina com a Lua em Carneiro , muitas das características de Capricórnio são enfatizadas e fortalecidas: a capacidade para trabalhar e  empreender, a ambição e a competência  para tomar decisões rapidamente e liderarsão comuns a ambos os signos. 
Porém, enquanto Capricórnio tende para a sisudez e para a tranquilidade friamente racional nas suas acções , Carneiro tende para a espontaneidade e para o entusiasmo, gosta de fazer coisas que estimulem o desejo de aventura, de correr riscos,  de se pôr à prova e gosta  de se divertir. 
Capricórnio  está demasiado ocupado  com a sua noção de dever e de trabalho associado à seriedade e solenidade do esforço para compreender ou integrar harmoniosamente o lado fogoso de uma Lua em Carneiro.  Um nativo com estas duas energias  no horóscopo dividirá assim, provavelmente, o campo do trabalho que regulará de acordo com a imagem de Capricórnio e o campo do prazer onde poderá manifestar  as características de Carneiro e toda a fogosidade espontânea deste signo.
Os nativos de Carneiro precisam de sentir  entusiasmo  naquilo que fazem.  Por isso podem ser inconstantes e passam por reviravoltas emocionais frequentes. São fogosos eimpacientes, explodindo quando as coisas não acontecem como desejam e na hora pois detestam esperar, querendo ver os resultados  que pretendem de modo imediato. Deste modo, uma pessoa com estas duas energias tem  facetas bem diferentes na  expressão da sua personalidade:
Tanto Capricórnio como Carneiro são signos criadores de  uma personalidade muito forte e este lado harmoniza-se no nativo pelo fortalecimento da sua necessidade de liderar e de vencer. Este nativo é alguém que luta e faz o que for preciso para  estar numa posição de destaque e de liderança, com uma vontade firme e uma grande determinação.
Porém, nas tomadas de decisão pode passar por autênticas batalhas de vontades opostas: Capricórnio decide com calma, após pacientemente ter medido bem todas as vantagens e desvantagens e fá-lo de «cabeça fria»; Mas Carneiro decide na hora, no calor do seu entusiasmo  e confiante no seu próprio instinto e intuição. 
Assim, muitas vezes esta pessoa decide de acordo com a natureza saturnina, mas noutras decide de acordo com a natureza irresistível de Marte e, quem observa estes comportamentos,  dirá que foram duas pessoas diferentes a decidir. Qual das tendências é dominante depende da força de Saturno e de Marte no horóscopo. 
Se por outro lado o signo Ascendente for ocupado por Aquário, embora este signo seja igualmente regido por Saturno, exprime a energia masculina do planeta e, embora Capricórnio seja um signo em muitos aspectos ligado à sociedade, é mais focado nas aquisições pessoais que o  nativo faz na sua relação com a sociedade, representando o estatuto social que é conferido socialmente  pelo mérito e esforço pessoal do indivíduo.
Aquário, por seu lado, simboliza uma outra dinâmica em que o indivíduo se esbate no colectivo e se identifica com ele. A identidade de Aquário é sempre de ordem colectiva. Aquário harmoniza-se melhor com a natureza  do signo Carneiro do que Capricórnio. A harmonia entre as energias também é maior pois o fogo de Carneiro mistura-se harmoniosamente com o ar de Aquário, o que não sucede com o elemento terra de Capricórnio.
Ambos  os signos coincidem  na orientação para o futuro: embora a energia de Carneiro  esteja centrada nas experiências individuais , a verdade é que a identidade de Carneiro se descobre na interacção com o mundo, é na exploração que o nativo faz da realidade que simultaneamente se descobre a si mesmo; 
Carneiro exterioriza-se, o seu movimento para o self é feito através da relação com a alteridade do mundo. Do mesmo modo, Aquário descobre-se a si mesmo na identidade com os valores, as causas e as manifestações coletivas da humanidade.
 Na verdade, ambos os signos se completam e podem entender-se muito bem na fluidez que os caracteriza. Por outro lado, esta combinação pode acentuar a tendência para a excentricidade,para o desapego em relação à realidade imediata: o indivíduo é mais um cidadão do mundo do que um cidadão do meio estrito em que vive e nasceu.  E ambos os signos tendem a combater o status quo, gostando de desfazer o valor das regras e das normas sociais estabelecidas.
Mas se  a Lua e ao Ascendente estão nos signos de Capricórnio e de Aquário enquanto o Sol está em Carneiro, muita da impetuosidade de Carneiro fica atenuada e, dependendo de qual dos signos- Capricórnio ou Aquário- é dominante no horóscopo, a pessoa pode ser bastante mais conservadora do que seria com a Lua ou o Ascendente em Carneiro, isto  se o signo Capricórnio for dominante. 
Se o signo de  Aquário for mais forte do que o signo de Capricórnio, então o Sol em Carneiro  combinado com a energia de Aquário  produzirá uma personalidade com traços exteriores de extroversão, de entusiasmo   e um modo de ser pouco convencional ou extravagante aos olhos dos outros, mas o nativo, tendo  a Lua em Capricórnio, terá  respostas emocionais de grande cautela e de carácter conservador . 
Este nativo terá a preocupação de garantir  estabilidade a nível material, uma vida com conforto, etc.,para lá da aparência dos ideais boémios que  povoam a mente revolucionária de Aquário ou o desejo de entrar pelo desconhecido, de Carneiro. A expressão de Aquário, com esta combinação, será mais marcadamente social, não apenas como identificação coletiva mas como forma de se destacar na sociedade atingindo uma posição social que se traduza em ganhos materiais efectivos para si próprio.
O peso de cada um destes factores depende também dos restantes elementos do horóscopo, de que se destacam os aspectos recebidos pelo ascendente, o Sol e a Lua e a força destes três elementos nos horóscopo, razão pela qual se deve sempre analisar a carta natal como um todo.

Deixe um comentário