Determinar a Força do Horóscopo e os seus Efeitos #1


Em muitos  artigos publicados neste blog   tenho  escrito muitas vezes  que o resultado auspicioso ou inauspicioso de uma determinada combinação depende da força dos vários elementos do horóscopo.
A Astrologia Jyotish dispõe de um vasto conjunto de métodos quantitativos e qualitativos para determinar as forças inerentes ao horóscopo e, desse modo, julgar, com bastante rigor, as possibilidades de sucesso do nativo nas várias áreas da vida.
A Força Ashtakvarga dos Planetas
Esta força mede a acção de um planeta num dado signo: o signo em que está colocado na carta natal e o signo em que  transita temporariamente. 
Este método foi introduzido pelo sábio Parashara com o intuito de tornar  as previsões astrológicas mais precisas. Deste modo, esta força é essencial para interpretar, não apenas o  horóscopo natal mas também os trânsitos. 
Esta força é calculada matematicamente a partir da relação dos planetas em relação uns aos outros e ao Ascendente. Baseia-se na divisão de cada signo por oito sectores e na relação que cada planeta tem com cada um deles. Por isso tem 8 pontos de referência e o máximo de pontos que cada planeta  pode obter é 8.
Em termos gerais considera-se que, quando um planeta tem uma relação benéfica com 5 ou mais referências natais, produz bons resultados; se tem uma relação benéfica com apenas 3 ou menos referências natais, então produz resultados medíocres ou maus. 
A natureza dos bons ou maus resultados produzidos tem que ser julgada a partir das significações naturais e das significações específicas dos planetas na carta natal. Um planeta que obtém entre seis e oito pontos num determinado signo, produzirá excelentes resultados quando  está localizado ou quando transita nesse signo. Se tem apenas uma ou nenhuma referência positiva num certo signo, então produzirá muito maus resultados, tanto  na casa onde está localizado   como em trânsito. 
Os programas informáticos existentes na atualidade produzem  uma tabela com a indicação da força de cada planeta nos diversos signos, isentando deste modo o astrólogo de efectuar os morosos cálculos necessários. 
Com esta tabela é possível saber com antecedência, a partir da consulta das tábuas de efemérides que indicam as posições dos planetas nos trânsitos, se o trânsito de um planeta por um determinado signo será ou não potencialmente auspicioso (é necessário consultar outros elementos, para além deste).
A força Ashtakvarga também pode  ser usada para interpretar a força de um planeta nas vargas divisionais relacionadas com uma área de vida específica.  Se, por ex., o planeta Mercúrio tem  apenas um ponto no signo de Touro na varga divisional D-10 que se refere à  carreira,o seu trânsito por esse signo será sempre negativo para essa área de vida. Esse carácter negativo será explicado pela casa onde o planeta se encontra  nessa varga e pela(s) casa(s)   que rege na carta natal.
Força Ashtakvarga das Casas do Horóscopo (Samudaaya Ashtakvarga)
Um planeta pode estar bastante forte  individualmente mas, se a casa onde se encontra for fraca, o planeta não produz bons resultados. 
Cada casa do horóscopo significa uma área específica da vida da pessoa e um tipo  determinado de experiências. A força Ashtakvarga permite saber, em relação a cada área específica da vida da pessoa, qual o potencial de sucesso dessa área de vida.
O resultado médio de cada casa é de 28 pontos. Se esse resultado for inferior a 25 pontos, a área de vida representada por essa casa terá sérias dificuldades para florescer na vida da pessoa. O trânsito dos planetas por essa casa também é desperdiçado, não dando bons resultados.
Quando uma casa obtém 30 ou mais pontos as áreas de vida representadas por ela têm especial relevo na vida da pessoa . Quaisquer trânsitos nessa casa tendem a produzir resultados auspiciosos, independentemente da sua  força individual.
A força  Ashtakvarga individual dos planetas é importante, mas torna-se inútil  quando o planeta transita numa casa cuja pontuação é inferior a 25 pontos pois a força do planeta fica bloqueada ,falta-lhe o contexto adequado para se  libertar na vida da pessoa.
Deste modo, quando analisamos a carta natal devemos ver em conjunto a força Ashtakvarga dos planetas  e das casas do horóscopo. Afinal, as casas são o  palco da vida onde se desenvolve a acção dos planetas.
Comentário: A força Ashtakvarga é um método quantitativo, totalmente objetivo da análise dos elementos referidos.  Este factor torna-o um elemento científico importante da análise da Astrologia Jyotish. Junta-se a outros métodos, igualmente quantitativos, que medem outros aspectos do horóscopo e que  permitem  ao astrólogo treinado  efectuar juízos   bastante rigorosos .
É claro que, como em todas as áreas científicas, os métodos quantitativos são insuficientes para a interpretação global do horóscopo, que terá inevitavelmente que depender também da capacidade do astrólogo para sintetizar todos os elementos analíticos recolhidos. 
 Mas é de crucial importância a determinação de todas as forças básicas presentes na carta natal. Continuarei a desenvolver este tema.

Deixe um comentário a sua opinião conta