Indicadores de Riqueza no Horóscopo-Um Exemplo

Os  planetas e a  relação entre si e com as casas  do horóscopo são o elemento  básico essencial  para analisar o potencial de riqueza de uma  pessoa.  É sempre com referência a esses factores que se pode fazer qualquer previsão.  Mas esses aspectos são «estáticos», não nos mostram o momento em que essas indicações se transformarão em eventos  e, muitas vezes, também não são suficientemente claros para permitir previsões rigorosas.
É então que a Astrologia Jyotish utiliza outras ferramentas que permitam :
1)      Ter uma perspectiva clara acerca do «quando» as promessas natais se concretizarão;
2)   Para    ter uma visão pormenorizada dos eventos representados de um modo único que só existe na Jyotish.
a   Para a  resposta ao ponto 1, a Jyotish utiliza o sistema Dasha e os seus períodos planetários a partir do qual se pode prever com grande aproximação o momento de frutificação das assinaturas astrológicas presentes na carta natal.
P   Para responder ao ponto 2, a Jyotish utiliza as cartas divisionais, que são  «desdobramentos» de cada uma das áreas de vida  representadas no horóscopo  pelas 12 casas, permitindo desse modo um olhar muito mais próximo dos aspectos considerados.
No caso que nos ocupa de momento, a compreensão dos indicadores de riqueza do horóscopo, a «carta divisional da Hora» ou  D-2,  assume importância muito relevante e dá-nos informação adicional acerca deste assunto.
Apresento seguidamente como exemplo  o estudo  dos indicadores de riqueza da carta natal de um nativo.
Promessas da carta de Nascimento
Força do signo Ascendente
A primeira casa, analisada pelos métodos quantitativos de Ashtakvarga e Bhava Bala, considerando também a posição e aspectos de planetas,  tem força média.
O regente do Ascendente está colocado no Ascendente , o que constitui a sua melhor posição. Para além disto, está no seu signo em Mooltrikona, uma das posições mais auspiciosas.  A sua força  nas 16 cartas divisionais – Vimsopack- é muito boa: 17,2 num máximo de 20. É o planeta mais forte  do horóscopo neste critério.
Deste modo, o elemento estrutural do horóscopo que permite um desenvolvimento bem sucedido das várias áreas de vida é muito favorável mas a força da casa é média, o que significa que o sucesso  pode ser considerável mas não extraordinário.
Relação entre as Casas de dinheiro e a Posição dos seus Regentes
O Ascendente (Janma Lagna) como 1ª casa: Os regentes das casas de dinheiro estão todos colocados em casas de dinheiro- regente da 2ª casa encontra-se  colocado na 1ª ; regente da 5ª casa encontra-se colocado na 1ª ; regente da 9ª casa encontra-se colocado na 2ª; regente da 10ª casa encontra-se colocado na 2ª; regente da 11ª casa encontra-se colocado na 1ª.
Resultado: a pessoa ganhará pelos seus próprios esforços. O seu  trabalho e esforço serão as fontes principais de riqueza. 
Análise das outras Casas de Riqueza
Analisada a força das casas  2,5,9,10 e 11 de acordo com os mesmos métodos referidos para a 1ª casa,os resultados são os seguintes:
a)O nativo terá mais ganhos do que os esforço efetivamente dispendido; terá mais ganhos do que gastos;  obterá bens como veículos e  propriedades;
b) o nativo terá um conjunto considerável de despesas que não tornarão fácil a acumulação de muita riqueza.
 A  Lua  como 1ª Casa: Confirmam-se os resultados obtidos na referência ao Ascendente: os regentes das casas de riqueza estão todos colocados  em casas de dinheiro/riqueza: o regente da 2ª está colocado na 2ª; o regente da 5ª está colocado na 2ª; o regente da 9ª está colocado na 1ª; o regente da 10ª está colocado na 3ª (uma casa de iniciativa, esforço  e de exploração pessoal do mundo); o regente da 11ª está colocado na 3ª. 
Resultado: Confirmam-se as fontes de rendimento principais do nativo: a riqueza que ganhar advirá dos seus esforços, da sua iniciativa, das suas características pessoais.
O  Sol como 1ª Casa: todos os regentes das casas de dinheiro estão colocados na12ª casa, à excepção do regente da 9ª casa que está colocado na 1ª casa. Este resultado indica que, por um lado,a sorte (9ª casa) está orientada para o ganho de bens nãomateriais, mais do que de bens materiais.(auto- desenvolvimento, conhecimento, etc) Indica ainda que muitos dos ganhos materiais serão gastos (12ª casa) , pelo que a acumulação de bens materiais não será muita, apesar de a pessoa poder ganhar bastante.
Os Planetas da Riqueza 
O regente do Ascendente é também o indicador natural do dinheiro e da riqueza (Júpiter). Está colocado no Ascendente, em Mooltrikona,  e no Nakshatra Moola, regido por Ketu. A relação entre Júpiter e o Ketu é neutra, dando resultados mistos. 
O regente do Ascendente está conjunto com os regentes da 2ª, 5ª e 11ª casas  numa casa kendra/trikona o que forma um Rajayoga ou assinatura de riqueza/poder assinalável.  Júpiter mantém ainda uma relação de amizade com o regente da 5ª casa, uma relação neutra com o regente da 2ª casa e uma relação de inimizade com o regente da 11ª casa.
Quanto à força dos planetas de riqueza, constatamos o seguinte: 
Regente da 2ª casa– Mercúrio= força  shadbala média ;
Regente da 5ª casa: força shadbala boa. Este planeta é regente de uma trikona  colocado numa trikona/kendra por isso só por si forma um Rajyoga favorável ao poder e à riqueza. Além disso recebe o aspecto benéfico de Júpiter.
Regente da 9ª casa: força shadbala média.
Regente da 11ª casa: força shadbala fraca. Recebe aspectos de Júpiter e  aspectos dos maléficos Marte e Saturno.
 A expressão da criatividade e a sorte especulativa poderão ser favoráveis nos períodos dasha do regente da 5ª casa.
Nº de planetas conectados com a 11ª casa ou o seu regente=3
 Nº de planetas conectados com a 9ª casa ou o seu regente=2
Nº de planetas conectados com a 5ª casa ou o seu regente=3
Nº de planetas conectados com a 2ª casa ou o seu regente=5
Resultados: Existe uma potencial elevado de ganhos e de capacidade para adquirir riqueza.  Mas o regente da 11ª casa é fraco na força shadbala por isso a riqueza adquirida não será extraordinária.
Confirmação pela Carta Divisional Navamsa
Regente do Ascendente colocado na 12ª casa conjunto com o regente da 11ª;
Regente da 2ª casa conjunto com o sol na 11ª casa mas debilitado.
Regente da 9ª e da 10ª colocado na 5ª e lançando aspecto à 11ª.
 de planetas conectados com a 11ª casa ou o seu regente=4
Nº de planetas conectados com a 9ª casa ou o seu regente=0
Nº de planetas conectados com a 5ª casa ou o seu regente=3
Nº de planetas conectados com a 2ª casa ou o seu regente=4
Resultados: A carta Navamsa confirma  que este nativo tem potencial para ganhar dinheiro e  riqueza  mas também indica que esta será gasta, de uma forma ou de outra (12ª casa) e que as despesas geradas acabarão por gastar a maior parte do que for ganho.

Mas, adicionalmente, quando é que as assinaturas de dinheiro (Dhana Yogas) na carta natal darão os seus frutos?O sistema Dasha e os seus períodos são essenciais para responder a esta questão. 

(Continua)

2 Thoughts to “Indicadores de Riqueza no Horóscopo-Um Exemplo”

  1. Anonymous

    Para sabermos quais os nossos indicadores de riqueza o que é necessário?

  2. Astrologo Observador

    É necessário ter a sua carta astrológica e gosto em aprender! Seguindo as indicações dadas nestes artigos, com um pouco de dedicação poderá compreender os indicadores presentes na sua carta. Um pouco de conhecimentos básicos é necessário.

Deixe um comentário a sua opinião conta