A Personalidade Básica em Sagitário Capricórnio e Escorpião

Sol em Capricórnio, Lua em Escorpião e Ascendente em Sagitário
Sagitário é o signo de polaridade positiva de Júpiter, elemento fogo ,mutável.  Quando o Ascendente se encontra neste signo a pessoa possui vontade de acção, espírito benevolente e otimismo.
Este nativo tem grande capacidade criativa, é sonhador e gosta dos amplos espaços, sendo um apreciador da natureza, um viajante, muitas vezes um  desportista , com uma  mente filosófica e/ou religiosa. 
De disposição generosa, o nativo de Sagitário dá de bom grado a quem precisa, muitas vezes sem pensar em si próprio e tem um forte sentido moral em tudo o que faz, regendo-se por princípios a que dá grande valor e mostrando respeito pelas leis e pela justiça.
Estas preocupações   fazem com que se envolva muitas vezes em causas sociais sobre as quais desenvolve opiniões fortes que, por vezes, se podem tornar excessivamente moralistas devido ao pendor  que tem de se considerar «dono da verdade».
Quando ao Ascendente  em Sagitário se junta a Lua em Escorpião, o nativo torna-se bastante mais reservado e cioso da sua intimidade.  Escorpião é um signo de elemento água e polaridade feminina.  O fogo de Sagitário não se mistura com  a água de Escorpião  e o nativo manterá duas facetas bem diferentes na sua maneira de ser e que se tornam evidentes para os outros:
Por um lado é expansivo, abertamente amigável e muitas vezes ingénuo, como é característico de Sagitário; por outro lado é reservado, dado a interiorizar os seus sentimentos,que resguarda dos olhares exteriores pois detesta expor–se publicamente, preferindo a segurança  do secretismo calculado   que não se  revela a ninguém. 
Umas vezes é extraordinariamente optimista e crente na bondade geral da ordem universal, noutras sente-se deprimido e esmagado com a inquietação própria da Lua debilitada em Escorpião. Escorpião, pode-se dizer, não tem amigos íntimos porque nunca se dá a conhecer totalmente a ninguém – isso  corresponderia a abdicar de uma parte do seu precioso poder.
Sagitário é um signo mentalmente leve, com disposição fraterna, propenso para a alegria e o bem estar interior  e não leva muito a sério qualquer ofensa, que tende a esquecer de imediato ; a Lua em Escorpião é muito intensa, é uma energia fixa e concentrada e qualquer ofensa tem  uma resposta proporcionalmente poderosa que permite restabelecer o sentimento interior de auto- poder: por isso  o nativo procura sempre vingança e nunca perdoa. 
Apesar de as duas energias não se misturarem, o nativo exprimirá uma delas de forma mais intensa, de acordo com as várias influências do horóscopo. Umas vezes  exprime o lado de  Sagitário e outras vezes exprime o  lado de  Escorpião. A força de cada signo na carta natal determinará aquele que é mais forte no seu modo de ser.
 
De qualquer modo, este nativo alternará momentos de grande expansividade  e expressão externa e social ,com outros momentos  de reserva  e ainda outros em que o seu comportamento pode ser questionável do ponto de vista moral  embora a influência de Sagitário, se  este for forte no horóscopo, possa alterar esta tendência, pois é um signo fortemente marcado pelos valores morais.
Nesta configuração O sol em Capricórnio indica um propósito de vida associado à ideia de que o indivíduo é capaz de criar o seu próprio destino, com trabalho e dedicação. Capricórnio é uma energia cardinal de elemento Terra e polaridade feminina . Tal energia harmoniza a fixidez da Lua e a mutabilidade do Ascendente pois tem características de ambas.
 O elemento terra de Capricórnio também combina muito bem com o elemento água de Escorpião. Estas duas energias tornam-se assim capazes de contribuir  para o projecto de vida do nativo, dando-lhe uma forte determinação, a capacidade para se focar num objectivo e para o concretizar, relacionando o impulso de Capricórnio para crescer  socialmente no contexto de uma carreira e profissão, com o desejo de se  concentrar no poder interior da vontade  e da identidade, como algo permanente, como aspira Escorpião.
Capricórnio constrói estruturas sólidas que dão forma à sua necessidade de reconhecimento e de bem estar material e financeiro; Escorpião  aspira a tornar essas estruturas permanentes e inalteradas como forma de controle de si e do mundo exterior.
Assim, temos um nativo altamente ambicioso que se faz a si próprio  com forte inclinação para fazer da carreira o seu propósito essencial de vida, associado à construção de uma identidade alicerçada no poder pessoal e  com capacidades de liderança. Por outro lado, o signo de Sagitário acrescenta a dimensão dos valores e a preocupação ético-moral,  o gosto pela sabedoria e/ou religião.
Nesta combinação Sagitário ajuda a atenuar os traços excessivamente focados no trabalho, de Capricórnio, a reserva intimista com tendência para a depressão e uma certa liberdade moral, típica de Escorpião , melhorando a disposição psicológica e da personalidade do nativo. É, deste modo, o elemento de equilíbrio  psíquico da combinação.
Ascendente Escorpião, Sol em Sagitário, Lua em Capricórnio
Com esta combinação o nativo  aparece com uma personalidade magnética e misteriosa perante os outros. Manifesta uma natureza apaixonada e intensa, com atitudes possessivas, modos insinuantes e discretos e uma expressão cautelosa embora bastante segura de si.
Diferentemente de Sagitário, que fala espontaneamente e sem pensar muito previamente, Este nativo mede muito bem todas as suas palavras antes de as proferir, é subtil e encara as interacções com os outros como um palco onde se joga continuamente o jogo do poder.
Para este nativo , a identidade estabelece-se como fruto contínuo de lutas de poder, como resultado do confronto entre  a própria força e a força dos outros. A auto- estima do indivíduo é proporcional às vitórias que   alcança nesse constante medir forças com os outros.
A Lua em Capricórnio junta-se harmoniosamente a este Ascendente combinando as suas características com as de Escorpião e misturando-se com elas: o nativo  não se limita a interiorizar o seu sentimento de poder procura também concretizá-lo num conjunto de bens de riqueza e numa obra visível para os outros através do trabalho: o sentimento de poder junta-se aqui ao de posse de bens materiais, como é típico de Capricórnio
A ambição do nativo procura assim concretizar-se em benefícios sociais, como uma posição reconhecida na sociedade, dinheiro e um status respeitável. Daí deriva boa parte do sentimento de poder que assegura tranquilidade e segurança ao nativo.
O Sol em Sagitário, dependendo da força de Júpiter no horóscopo, poderá ser vivenciado no respeito pelos  valores tradicionais da sociedade, da Lei, da religião, etc. A presença de Capricórnio e de Escorpião acentuam aqui a tendência de Sagitário para se tornar convencional ou demasiado agarrado à tradição e às normas existentes. As qualidades mais espontâneas do signo não deverão ser vivenciadas de modo relevante a menos que outros factores do horóscopo suportem essa possibilidade.
Sol em Escorpião, Ascendente Capricórnio, Lua em Sagitário
O Ascendente Capricórnio mostra uma pessoa basicamente orientada por objectivos concretos , grande capacidade de trabalhodeterminação, uma  inteligência prática virada para a realização de tarefas concretas.
Este nativo tem uma grande ambição, quer ser alguém na vida e não se contenta com deixar a vida andar, quer ter a certeza de que realizará na vida exactamente aquilo que  se propuser. Assim, traça o seu caminho e procura segui-lo sem qualquer falha. É um perfecionista e não se perdoa por qualquer falha tendo grande orgulho pessoal na sua capacidade de realização.
 Quando a Lua em Sagitário  se junta a este Ascendente, temos duas energias bem diferentes que não se misturam entre si. A Lua em Sagitário é romântica, sonhadora, conversadora, ingénua e aventureira. A sua natureza é muito mais leve do que a de Capricórnio
Assim, este nativo mostra duas facetas bem diferentes, sendo capaz de trabalhar duro e de forma determinada para atingir os objectivos da sua ambição mas também precisa de manifestar a natureza da Lua Sagitariana, talvez  nos tempos livres pela prática de um desporto, pelo interesse em estudar Filosofia ou em dedicar-se à religião,  talvez dando mais relevo à sua vida amorosa, de um modo mais imaginativo e galante do que é natural em Capricórnio. 
O sol em Escorpião  nesta combinação poderá estar ao serviço da transformação interior do nativo: não é fácil harmonizar na psique as tendências diferentes de Sagitário e de Capricórnio. o nativo terá que conciliar  o sentido prático e frio de Capricórnio e a ingenuidade poética de Sagitário
 Por outro lado, a combinação indica que tal transformação será, provavelmente, feita através do trabalho e do empenho pessoal numa carreira.  Isto ao mesmo tempo fortalece o sentimento de auto-poder necessário à simbólica de Escorpião
As indicações descritas são gerais, para uma visão completa das possibilidades natais é necessário analisar todos os elementos relevantes do horóscopo.

Deixe um comentário