Os Filhos no Horóscopo Natal- Um Exemplo


Complemento a análise do horóscopo em relação ao nascimento de filhos com  a análise da carta natal de uma mulher que teve dois filhos, o primeiro dos quais morreu durante o parto e o segundo  desenvolveu-se sem dificuldade até à vida adulta.
Elementos do  Horóscopo 
Olhando para  a 5ª casa directamente associada com os filhos observamos que esta é ocupada por um signo estéril: Carneiro. O seu regente está forte no horóscopo (força medida quantitativamente pelos métodos do Jyotish) e está colocado na 1ª casa, num signo amigo;
O Regente do Ascendente, Júpiter , está muito forte no horóscopo e está em mooltrikona, em Sagitário. Está em aspecto com as casas dos filhos- 5ª e 9ª;
O regente do Ascendente, para além de ser o significador natural dos filhos, é também o planeta dispositor do regente da 5ª casa. Ocupa o Navamsa de  Marte (signo Carneiro);
O Regente da 5ª casa recebe o aspecto maraka do regente da 6ª e do regente da 2ª casa, em simultâneo com o aspecto benéfico de Júpiter;
Regente da 7ª casa (representando o 2ª filho) é Mercúrio (planeta estéril) mas está no Navamsha de Peixes, signo fértil; Vénus, Júpiter, Saturno e Marte lançam aspecto para a  7ªcasa.
Não existem planetas na 5ª nem na 9ª casas; estas casas são ambas ocupadas por signos estéreis; a 11ª oposta à 5ª é ocupada por um signo semi-estéril, Balança;
Comentário: o horóscopo apresenta alguns indicadores poderosos da possibilidade de ter filhos mas também aponta para  dificuldades, nomeadamente os aspectos maraka (capazes de infligir a  morte) ao regente da 5ª casa, simbolizando o 1º filho.
A confirmação pela Navamsa
Saturno, regente da 9ª nesta carta, está colocado na 5ª casa. Mercúrio e o sol  estão em aspecto total com a 5ª casa.  A 5ª casa é ocupada por Virgem, um signo estéril.  Todos estes aspectos e elementos lançam dificuldades sobre o 1ª filho, explicitando os elementos já constantes no horóscopo natal;
Saturno está em aspecto com  a Lua, que está colocada na 7ª casa, a 11ª casa  e o sol e Mercúrio posicionados nela; Marte lança aspecto para a 7ª casa e a 11ª casa; a 11ª casa é ocupada por um signo fértil, Peixes. Os aspectos destes dois maléficos  indicam dificuldades para os nascimentos. 
A presença da Lua na 7ª casa indicia o nascimento de um segundo filho. Saturno, como regente da 9ª, não nega esta possibilidade, ela aparece como factor Kármico na vida da pessoa. Mas são de esperar algumas dificuldades ou atrasos em relação ao 2º filho. E, com efeito, esta mãe teve alguns problemas durante a gravidez, a partir do 5º mês, devido a atrasos no crescimento do feto e a sua saúde  também sofreu , desmaiando com frequência, o que a obrigou   a estar mais de um mês acamada  por esses motivos.
A Carta divisional Saptamsha
A 5ª e a 9ª casas estão ocupadas por signos estéreis. Saturno está colocado na 5ª casa. A Lua e Mercúrio localizam-se na 9ª casa- A lua favorece os nascimentos, Mercúrio nega-os;  Mercúrio é o regente da 7ª casa que representa o 2º filho.  O signo Ascendente e o planeta significador dos filhos, Júpiter, encontram-se em Vargottama e Júpiter lança aspecto total para a 7ª casa.
O regente do Ascendente está colocado no Ascendente. Estes são aspectos muito auspiciosos . Vénus está também em Vergottama na 1ª casa. Os dois grandes benéficos estão pois muito fortes e ambos lançam um aspecto total sobre a 7ª casa, correspondente ao 2º filho. Estes aspectos asseguram deste modo que esta pessoa conseguirá ter um segundo filho e que o nascimento deste será bem sucedido. Os aspectos da carta divisional prevalecem sobre os da carta de nascimento.
Assim, nos aspectos que favorecem os nascimentos neste horóscopo, salientamos:
Júpiter é o regente do ascendente ; o regente da 5ª casa forma Raja Yoga e está colocado em conjunção com Júpiter, estando ambos num signo masculino; a 5ª e a 9ª casas recebem o aspecto de   Júpiter; o signo Ascendente é forte e está combinado com benéficos naturais e um benéfico  funcional, Marte, regente da 5ª casa. 
Nos aspectos que dificultam  os nascimentos  temos:
A 5ª casa a partir do Sol corresponde à 6ª e recebe o aspecto da Lua. A Lua é  regente da 8ª casa e, por isso, é um  planeta maraka;  A 5ª casa a partir da Lua  corresponde à 4ª onde se encontra Ketu, no signo de Peixes. Ketu é um planeta abortivo.  A 12ª casa a partir da 5ª corresponde ao signo de Peixes, (fértil) e está ocupada por Ketu.
No horóscopo natal, Saturno, maraka natural, é também maraka para este horóscopo e encontra-se no Ascendente onde lança aspecto para o regente da 5ª casa. 
Um planeta maraka- o regente da 6ª casa também afecta o regente da 5ª. Rahu ocupa a 6ª casa a partir da 5ª num signo estéril , colocado no Navamsha de Saturno.
Comentário: existem muitas aflições à 5ª casa e ao seu regente. Estes aspectos adversos apontam claramente para o malogro do nascimento do 1ª filho representado pela 5ª casa. O momento desse malogro é-nos dado pelos períodos dasha e seus sub-períodos:
O Momento dos Nascimentos- Os períodos Dasha
O primeiro nascimento ocorreu no dia 31 de Agosto de 1980. Esta pessoa tinha acabado de  entrar no  Dasha de Ketu e no seu 1º  sub-período , também de Ketu. O significado abortivo deste tornou-se incontornável, tanto mais que o sub-sub-período activo nesse dia era de Rahu, outro maléfico.  A criança morreu durante o trabalho de parto e nasceu sem vida.
No nascimento do 2º filho  estava ativo  o mesmo dasha de Ketu mas o sub-período era o do sol, regente da 9ª casa que é também a casa da  boa sorte e o sub-sub- período da Lua, que ocupa a 7ª casa (2º filho) na carta Navamsa. A Lua está colocada na 9ª casa da divisional dos filhos (Saptamsha). E, desta vez, os bons aspectos do regente do ascendente da saptamsha e de Vénus, ambos fortes, para a 7ª casa, assegurou o sucesso deste nascimento.

Poderá Gostar de Ler

Deixe um Comentário a sua opinião conta