Compreender o Potencial de Sucesso e de Fracasso nos Negócios

A vida profissional é, para maioria de nós, um aspecto fundamental das nossas vidas, na medida em que toda a existência, na sociedade em que vivemos, se estrutura em torno de obtermos  meios  e dinheiro suficientes para alicerçar uma família  e garantir  as condições gerais de sobrevivência e de realização pessoal. 
Antes ou após  o processo educacional, todos precisamos de tomar decisões acerca do futuro nesta área das nossas vidas: na hora de escolher uma carreira ou, após termos uma,  reavaliarmos as nossas possibilidades de mudança , precisamos de conhecer os nossos pontos fortes e fracos, a matriz básica com a qual nascemos, de modo a tirarmos o maior partido dos factores favoráveis e minimizarmos os menos favoráveis. 
Torna-se, deste modo, essencial, analisar  a carta astrológica de nascimento pois nela  está expresso o nosso potencial em todas as áreas de vida.  
 A maior parte  de nós já se questionou acerca da possibilidade de ser o seu próprio patrão, tomando as próprias decisões e determinando o seu horário de trabalho.  Mas será que temos um bom potencial para desenvolver um negócio com sucesso?
1º passo: Analisar a Carta Astrológica  para ver o Potencial de Sucesso nos Negócios
Como referido em publicações  anteriores (ver o final do artigo) a opção por um negócio exige coragem e capacidade para correr riscos. A casa associada com a coragem é a 3ª. Esta casa deverá deste modo ser analisada e determinada a sua força. 
Se existirem planetas fracos nas casas 2ª, 5ª, 9ª 10ª ou 11ª o nativo não deve optar por um negócio, será melhor um emprego . Pelo contrário, planetas fortes nestas casas são um bom indicador geral de potencial sucesso nos negócios. 
Devem analisar-se, primeiro, as casas :2ª, pois indica o potencial de sucesso e o estatuto financeiro  da pessoa a partir do seu trabalho; a 11ª  como indicadora dos ganhos gerais e realização dos desejos do nativo;
As casas 5ª , 8ª e 9ª como indicadores da sorte: a 5ª e a 8ª mostram a possibilidade de ganhos súbitos não provenientes do trabalho: jogo, especulação na bolsa, (5ª) herança, dinheiro recebido do parceiro (8ª),etc. Por ex, um planeta exaltado na 5ª casa poderá ser um indicador de ganho na lotaria. Isto associado a uma forte  9ª casa (como casa da sorte destinada para esta vida) garante normalmente ganhos avultados sem grande esforço. 
Deve ainda observar-se a presença do Sol  ou da Lua na 10ª casa: o sol nesta casa indica a riqueza do pai e indica que o nativo pode assumir o seu papel; do mesmo modo, a colocação aqui da Lua indica a riqueza da mãe bem como a possibilidade de sucesso numa área associada à Lua. A 10ª casa dá também informações acerca do estatuto do nativo e, indirectamente, do seu potencial de riqueza.
 
Devemos seguidamente analisar a varga Navamsha (D-9) e Dashamsha (D-10) para confirmação  e uma explicitação  mais fina das informações da carta natal. Devem ser observados os seguintes aspectos:
·         Observar o estado do regente da 10ª casa na Navamsha e na D-10; similarmente, ver como se posicionam na carta natal os regentes da casa 9 (D-9) e o regente da casa 10 da D-10; a posição do regente da 10ª casa da carta de nascimento na D-10 mostra a força potencial de sucesso público na área profissional escolhida pela pessoa;  se este regente estiver fraco na D-10  a pessoa ou não obterá reconhecimento ou terá um estatuto baixo e um remuneração igualmente baixa.  A colocação do regente da 10 casa natal no próprio signo ou no signo de exaltação  na D-10 indica bom rendimento financeiro e  reconhecimento , respeito e posição social . A colocação deste regente no signo de debilitação, indica falta de confiança  na vida pública e falta de reconhecimento na vida profissional.
·         Deve ser observado o regente do Ascendente da varga Navamsha e qualquer planeta que esteja na 1ª casa desta  varga. Veja também qual o Nakshatra e o pada em que se encontra o regente do Ascendente desta Varga. As características da colocação no Nakshatra e a relação entre o regente do Ascendente e o lorde do Nakshatra dão indicações adicionais importantes acerca do modo geral de ser e de se comportar do nativo. 
·         A 7ª casa é a 10ª a partir da 10ª por isso significa o mesmo que a 10ª. Ver as características do regente da 7ª na varga Navamsha  e na  Dashamsha.
·         O Sol é também um indicador importante , complementarmente ao regente da 10ª casa.
Complementarmente, deve analisar-se a 12ª casa que representa as perdas e as despesas  do nativo.
Analisar  as  Assinaturas (Yogas)  que ajudam a determinar a Sorte nos Negócios
·         Vénus  regente da 2ª casa colocado na 3ª casa ou relacionada com a 11ª casa= a pessoa pode melhorar a sua condição financeira através   da iniciativa pessoal e da coragem para correr riscos. Excelente indicador se Vénus estiver forte e não receber aspectos negativos;
·         Mercúrio  é um indicador (karaka) de todos os negócios.Um  Mercúrioforte na carta astrológica é essencial , favorece o sucesso e a  capacidade para tomar decisões rápidas. Se Mercúriofor o regente da 10ª casa e estiver colocado na 11ª a pessoa ganhará a vida através de um negócio. Se Mercúrio tiver relação directa com a 2ª, a 11ª ou a 6ª casa, o nativo pode ganhar bastante através de trabalho intelectual. 
·         A colocação de Saturno e Vénus na 7ª casa ajuda a estabelecer parcerias sólidas e de confiança e é auspicioso para os negócios de compra e venda, transportes ou construção.
·         Rahu e Ketu apesar do seu carácter maléfico, quando estão relacionados com a 10ª casa ou o regente desta ou com a 11ª casa, favorecem os conhecimentos técnicos da pessoa. 
Contar com Altos e Baixos na Carreira e no Emprego
Todos os Ascendentes têm  um planeta que é um «planeta destruidor da carreira». Este principio  baseia-se no princípio básico da relação de casas do horóscopo segundo o qual a 12ª casa a partir de qualquer outra casa significa as perdas ou a destruição dos significados dessa casa. 
A 12ª casa a partir da 10ª- a casa da carreira e da profissão- é a 9ª. Assim, o regente da 9ª casa , no seu período Dasha é um agente que provoca a desestruturação, dissolução  dos aspectos da vida profissional. Deve por isso ser calculado quando é que este período estará activo para estar preparado para eventuais problemas quando isso acontecer.
Quando  o regente da 9ª casa é poderoso, pode provocar uma erosão acentuada não apenas dos factores materiais relacionados com a profissão, como perda de prestígio, perda de emprego, perda de cargos de liderança ou diminuição do estatuto profissional da pessoa como também do seu entusiasmo em  relação à profissão  e dos deveres nela implicados.
A 9ª casa é uma casa de espiritualidade e de conhecimento superior, e os períodos do seu regente fazem surgir a necessidade de aprofundar o conhecimento acerca da realidade, estudando Filosofia ou envolvendo-se em alguma prática religiosa. Aquilo que era importante até então, todos os deveres e responsabilidades profissionais parecem  subitamente insatisfatórios.

A orientação da pessoa para objectivos mais espirituais pode ser um marco importante no crescimento humano mas pode ter efeitos devastadores em termos materiais. Obriga, de qualquer modo a uma reorientação da vida do nativo. A 9ª casa é a casa da sorte e, se  tanto a casa como o seu regente não forem fragilizados com aspectos negativos, provavelmente, o resultado final deste período acabará por ser positivo. 
Os períodos (Maha Dasha) do regente da 12ª casa  a partir do Ascendente pode ter o mesmo efeito de retirada da vida pública e recolhimento na interioridade reflexiva. Mas os efeitos atingem a reestruturação do ego e da identidade e não tanto  o nível financeiro dos ganhos. 
O regente da 9ª casa (a partir do Ascendente) e o regente da 9ª casa a partir da Lua também podem causar perda de posição pública e profissional durante os períodos ou sub- períodos de Júpiter, regulador natural da casa dharma . Mas é preciso ver como actua na carta  astrológica:
 
Quando a 9ª casa está forte e o seu regente é um benéfico funcional,  a perda de emprego ou  quebra nos negócios acaba por libertar a pessoa de obrigações kármicas  e, posteriormente, a pessoa pode erguer-se a uma posição mais forte do que a que tinha anteriormente. 
Mas, se o regente da 9ª casa é temporalmente inauspicioso, há lições duras para aprender durante os seus  períodos e, caso o nativo seja particularmente materialista, poderá ser um desafio considerável emergir desses períodos com espírito positivo.

Deixe um Comentário a sua opinião conta