Determinar o Destino Individual com a Navamsa – Um Exemplo

Ilustrando os aspectos descritos no último artigo , exemplifico pela análise de um horóscopo.
Trata-se de um horóscopo masculino, indivíduo nascido em 1982 em Lisboa.
Comparação entre a Carta de Nascimento e a Navamsa
Para dar bons efeitos, a Navamsa deverá ser  tão ou mais forte do que a carta de Nascimento. Para evitar excessivas repetições, designarei a carta de nascimento por D-1 e a Navamsa por D-9.
Comparando ambas as cartas,  observamos:
–        O Sol na D-1 encontra-se em signo inimigo, 7ª casa; na D-9  está na 6ª casa num signo amigo. É  um maléfico  colocado numa casa upachaya por isso dá resultados positivos, embora não sem dificuldades;
  –   A Lua  na D-1 encontra-se em Escorpião, debilitada, na 5ª casa; na D-9 está localizada em Sagitário num signo amigo mas conjunta com Ketu na 3ª casa.  Ketu em Sagitário é considerado como estando no «próprio signo». A Lua nesta posição indica sucesso pelos  esforços do nativo. A posição em Sagitário, um  signo mutável, indica movimento e mudança, uma mente relacionada com a comunicação , educação, pequenas viagens,etc(3ª casa ). A presença de Ketu  revela  a tendência para se sentir insatisfeito, mentalmente vazio em relação a muitos dos próprios desejos ou projectos. A paz mental do nativo será afectada ao longo da vida. Será difícil que qualquer desejo  mundano  preencha realmente o  seu vazio interior ou permanente sentimento de «falta».
   – Marte na D-1 encontra-se em signo neutro, na 3ª casa; na D-9 está no signo de debilitação , na 10ª casa.  A posição por casa é boa, indicando a capacidade de reconhecimento público e de status a partir dos esforços e coragem individual mas a posição por signo é problemática. O nativo terá que lutar para realizar os seus desejos. Sendo a 3ª casa uma casa de crescimento (upachaya), os seus resultados melhorarão com o tempo;
–     Mercúrio  na D-1 está em signo amigo, na 7ªcasa; na D-9  encontra-se na 6º casa no signo de debilitação. A posição por casa é positiva, mas a colocação por signo é problemática. Mais uma vez, a 3ª casa  mostra-se  uma área de vida chave para este nativo;
–  Júpiter  na D-1 encontra-se em signo inimigo na 4ª casa; na D-9 está em signo neutro na 5ª casa.  Acontece  que este planeta se  encontra  na  amsa regida pelo planeta regente da 8ª casa natal,  o que pode trazer algumas dificuldades que evidenciam factores kármicos (está colocado  na 5ª casa). Porém, estes possibilitam a transformação interior relacionada com a vida  com o parceiro ou com algum acontecimento súbito  como uma perda  (8ªcasa);
–     Saturno é o planeta «atma karaka» neste horóscopo, isto é, é o planeta que representa a alma do nativo e a evolução desta na existência. Na D-1 está colocado em signo amigo na 3ª casa e na D-9 está em vargottama, na 12ª casa.  Isto parece indicar que os esforços deste nativo e os desejos que desenvolver serão na verdade mais significativos ao nível do desenvolvimento espiritual (a 12ª casa é a casa da libertação dos laços terrenos) do que ao nível das realizações materiais.  O nativo pode desenvolver desejos relacionados com o mundo físico  e ser diligente  e incansável nas suas iniciativas nesse sentido(3ª casa)  mas o seu destino mostra um padrão claro, ao relacionar a Lua com Ketu e colocar  Saturno na casa da dissolução dos aspectos materiais da vida.  E esse caminho é mais espiritual do que material.
–   Os nodos – Rahu e Ketu- estão significativamente colocados no eixo 3º/9ª  casas da procura da sabedoria. Estão em Vargottama,  duplamente dignificados  por estarem no «próprio signo«.
Conclui-se desta primeira análise que , com a excepção dos planetas Marte e Mercúrio, mais fracos na Navamsa , todos os outros factores são mais fortes na Navamsa do que na carta de nascimento, indicando um bom potencial de realização na vida por parte deste nativo.
Como aspectos complementares salienta-se o facto de o regente  do Ascendente Navamsa estar exaltado mas na 6ª casa: o nativo terá que enfrentar conflitos e obstáculos relacionados com  as casas que Vénus, o regente do Ascendente Navamsa, rege na carta de nascimento:  paz doméstica (4ª casa)e a concretização dos seus desejos (11ªcasa), tanto fora de si próprio como, provavelmente (Saturno está colocado em Virgem) no interior de si mesmo- uma luta entre os desejos materiais de sucesso e de reconhecimento público e a necessidade de transformação e crescimento interior.
O regente da 9ª casa da carta de nascimento está relacionado com o Ascendente da D-9 por aspecto; o regente da 8ª casa da D-1 está em aspecto com o regente do Ascendente da D-9. Estes aspectos reforçam  a relação entre o propósito de vida individual e uma profunda transformação interior para um modo de ser menos materialista.
O Propósito de vida na Navamsa
Para analisarmos este aspecto vemos o Ascendente e o seu regente . O ascendente recebe o aspecto de Marte , de Rahu e de Júpiter . Júpiter é regente da 5ª casa e é também indicador do «dharma» ou propósito de vida.  A criatividade, as viagens, a procura da sabedoria ou do conhecimento , o desejo de ir mais longe e de procurar uma comunidade mais vasta, a comunicação ou a educação,  são factores que mobilizam este nativo.
 Por outro lado, o Sol , representante do self na D-1 rege a 11ª casa da Navamsa e encontra-se na 6ªcasa. Saturno encontra-se em aspecto total com o Sol . Como  Saturno se encontra em Vargottama, o sucesso do nativo não é impedido mas vem após esforços árduos. O sol na 6ª casa está em signo amigo; leva ao sucesso mas após vencer dificuldades. O nativo alcançará o que deseja mas o seu sucesso não será imediato, virá após lutas e obstáculos. Como rege a 9ª casa da D-9 o  Sol tem importância acrescida . Está conjunto com o Regente do Ascendente Navamsa,indicando uma existência em que os factores kármicos, tanto do passado (5ª casa ) como do presente (9ª casa) estão em evidência.
Poorva Punya Karma ( crédito de boas Acções de vidas Passadas)
Temos em conta o Ascendente  Navamsa e o seu regente, como no caso anterior e a 3ª casa e o seu regente  e ainda Saturno. Como vimos, Vénus, regente do Ascendente Navamsa está exaltado na 6ª casa; A 3ª casa, ocupada pelo signo de Sagitário , contém a Lua e ketu em conjunção. Júpiter é neutro em relação à Lua e a Ketu.O regente da 3ª casa, Júpiter, encontra-se colocado na 5ª casa, também  em signo neutro.
 Saturno, o planeta do Karma está em Vargottama, na 12ª casae é o regente da 5ª. O seu dispositor, Mercúrio, está na 11ª casa e signo amigo. O nativo nasceu com o potencial para realizar os seus desejos e alcançar ganhos após lutar com obstáculos e realizar esforços próprios mas o seu destino mostra uma encruzilhada: se a sua orientação for para a vida material, não alcançará a felicidade pois o vazio simbolizado pela relação entre a Lua e Ketu só lhe permitirá o sentimento de realização se prosseguir uma procura simultaneamente  espiritual . Caso contrário, sofrerá perdas (12ª casa) .
Casamento
O Ascendente é Balança e o seu regente está no signo de exaltação e retrógrado.  Este aspecto é muito positivo indica um parceiro forte, bem parecido, com modos suaves e demais características associadas a Vénus e Balança. O regente da 7ª casa está colocado na 10º, o que indica uma casamento afortunado com um cônjuge poderoso que estará focado na carreira e com uma profissão que pode envolver viagens.
 Por outro lado, o regente da 7ª casa  está debilitado e em aspecto com a 4ª casa. O ambiente do lar pode sair prejudicado, e alguns aspectos poderão ser menos positivos. Vénus, neste horóscopo  desempenha duas funções, pois é também o planeta indicador da vida conjugal . O facto de se encontrar na 6ª casa pode indicar alguns conflitos ou obstáculos.  O planeta dispositor de Vénus é Júpiter, situado na 5ª casa. Júpiter lança aspecto  para o Ascendente num aspecto protector benéfico ( o seu dispositor é Saturno, poderoso em vargottama). Assim, os obstáculos são superáveis e não ameaçam verdadeiramente o potencial de relacionamento do nativo.
Os Navamsas  da Lua, do Ascendente e do Sol 
Finalmente, fez-se um estudo  da colocação destes factores e dos seus regentes  nas divisões Navamsa  e constatou-se que estão todos bem colocados.  O Ascendente, o Sol  e a Lua estão em amsas  regidas por Júpiter. O facto de Júpiter estar colocado na  navamsa do regente da 8ª casa da D-1 aponta para a necessidade de transformação  interior do nativo e para a possibilidade de enfrentar alguns obstáculos  durante os trânsitos de Júpiter por Aquário.
Este horóscopo , globalmente, coloca grande ênfase nas escolhas do nativo como ponto de partida do desenvolvimento do destino, mostrando também que, no percurso da alma, está indicado um momento de conflito (6ª casa) em que o nativo tem que escolher entre a orientação mais material da sua vida e a orientação mais espiritual. Dessa escolha depende o próximo passo do seu desenvolvimento como pessoa.
Nota: Este nativo poderá passar por alguns percalços nos períodos (mahadasa)  ou subperíodos  (antardhasa)dos planetas debilitados na Navamsa, nas áreas significadas e  relativamente às casas regidas por esses planetas.

4 Thoughts to “Determinar o Destino Individual com a Navamsa – Um Exemplo”

  1. endy

    olá gostaria de uma personalidade básica para ascendente áries (bharani) com navamsa em libra…

    1. astrologoobservador

      Fazemos apenas personalidade básica com o Ascendente , Lua e sol na Radix pois é esta que interessa à generalidade dos leitores.

  2. endy lima

    então tah, vou tentar estudar a navamsa… podem então descrever a personalidade básica do ascendente áries (bharani), lua em gêmeos e sol em sagitário… gracias ao cubo!!!

    1. astrologoobservador

      Já tomámos nota do sue pedido, é só aguardar com alguma paciência, a lista de espera está grande.

Deixe um Comentário a sua opinião conta