A Personalidade Básica com Caranguejo, Escorpião e Sagitário


Ascendente  Sagitário Lua em Caranguejo e Sol em Escorpião

Quando o Ascendente está no signo de Sagitário o nativo é uma pessoa optimista, generosa, com tendência para uma abordagem filosófica das coisas. É bondoso e bastante ingénuo e gosta de acreditar na bondade inerente de todas as pessoas

Sagitário é um signo de elemento Fogo e mutável  e o nativo exprime deste modo  entusiasmo e alegria de viver na sua relação com o mundo. Gosta dos  espaços abertos, de desporto, de viajar, de  estudar e procurar a verdade e a sabedoria acerca da vida e do mundo.
Sagitário é um signo que gosta de ligar o imediato com o longínquo,  acredita na conciliação dos  opostos: a matéria e o espírito, o animal e o divino. No seu âmago, ele aspira a unir o mortal e o imortal,  o desesperado e o abençoado, acredita que, em essência, toda a criação está ligada pelos  laços invisíveis da fraternidade e do amor e que a separação absoluta entre os seres é uma mera ilusão: toda a vida manifestada proveio da mesma fonte e a ela retornará.
Não admira, portanto, que Sagitário seja um signo com uma forte natureza religiosa e moral, religiosa no sentido estrito dessa palavra que significa «religar» voltar a unir o que  temporariamente se desligou. 
Os nativos  de Sagitário são espíritos fraternos , movidos intimamente pela convicção de que o «bem» prevalece em toda a ordem do mundo. 
Quando ao  Ascendente em Sagitário  se liga a Lua em Caranguejo, embora os elementos destes dois signos– Fogo e Água– não se misturem entre si , o nativo tem uma poderosa natureza afectiva. 
A Lua em Caranguejo está no  seu próprio signo e tem, por essa razão, uma força relevante.  A natureza nutridora e  afectiva da Lua, a necessidade de proteger e de nutrir são fortalecidas  nesta combinação com Sagitário. 
O nativo será movido muitas vezes pela compaixão e pelo instinto protector que , nesta relação entre Caranguejo e Sagitário vai para além   do círculo familiar  em que se move Caranguejo, para se tornar mais abrangente e  incluir todos os que sofrem ou necessitam de apoio. Sagitário abraça a comunidade inteira da Natureza, os seres humanos mas também os animais e a natureza no seu conjunto, cuja harmonia tanto preza.
Assim, desta combinação  resulta um nativo predisposto a contribuir humanitariamente e eticamente para a preservação do bem estar  de todos os seres que ele não diferencia hierarquicamente na prestação dos seus cuidados: todos merecem a mesma atenção e carinho pois fazem parte do mesmo todo partilhado.
O Sol em Escorpião vem trazer algumas características  que se juntam à introversão e subjectividade da Lua em Caranguejo . Na verdade, Caranguejo e Escorpião harmonizam-se profundamente  no elemento água, descentrando  a faceta extrovertida de Sagitário para a interioridade e a segurança reservada de um mundo que não se expõe totalmente :
Dependendo da força do Sol e do seu dispositor (Marte) e da força de Júpiter e do Ascendente, este nativo será mais  ou menos aberto  na sua exposição ao mundo exterior. Porém, de uma forma ou de outra, com a Lua colocada em Caranguejo, signo de subjectividade e o Sol em Escorpião, signo reservado e resguardado metodicamente  dos olhares públicos, este nativo é menos expansivo e menos aberto nos seus contactos com os outros do que é normal em Sagitário;
 
É menos espontâneo e impulsivo pois a energia fixa de Escorpião fá-lo calcular antecipadamente os efeitos das suas interacções com o mundo. Pode interessar-se profundamente pelos aspectos ocultos e/ou metafísicos da realidade ter grande interesse  pelas ciências médicas ou  terapias  que aprofundem os mistérios da psique e da vida e da morte. 
Ascendente em Caranguejo, Lua  em Sagitário  e sol em Escorpião
Quando o Ascendente está em Caranguejo o nativo  tem grande preocupação com a sua segurança a todos os níveis, buscando estabilidade e tranquilidade no seu mundo pessoal. É caloroso e afectivo nas interacções humanas e projecta  uma aura de compreensão e bonomia.
Precisa de se dedicar a um círculo próximo de pessoas sobretudo uma família e a sua felicidade pessoal consiste bastante em cuidar da família inundando-a com afecto e protecção continuamente: não apenas distribuindo afecto mas cozinhando, fazendo pequenas coisas  para mimar os que ama. Pode ser tão  centrado nestas actividades que  muitas vezes chega a ser sufocante. 
Porém, se ao Ascendente em Caranguejo se junta a Lua em Sagitário, muitos destes traços podem deixar de ser tão evidentes:  enquanto Caranguejo se centra no ambiente doméstico  do lar, que é o seu santuário,  a Lua em Sagitário é irrequieta e não  aprecia muito os ambientes fechados: 
O seu mundo é a vastidão do horizonte, recortado pela paisagem natural e pelo desconhecido nos calcanhares. A Lua sagitariana  precisa de liberdade e não gosta nada de se sentir presa, sejam quais forem os laços; 
Por outro lado, a Lua em Sagitáriotem propensão para sofrer alguns problemas familiares e, por vezes, não é feliz no casamento, pelo menos sem tentar várias vezes. E também não se apega a um lar com facilidade, o seu estilo  é bem diferente do tipo «fada do lar» de Caranguejo: 
gosta mais de vaguear pelo mundo e de viajar do que estar agarrada às  tarefas caseiras; gosta de uma família em que as pessoas sejam autónomas sem ser preciso  andar sempre a mimá-la com atenções o tempo todo. Como estas duas energias não se misturam (Fogo e Água), o mais provável será o nativo exprimir alguns aspectos de ambos os signos , podendo alternar entre o estilo  maternal e o estilo «cada um por si». Este aspecto também está dependente da força do Ascendente e do seu regente e da força da Lua, no horóscopo. 
O sol em Escorpião  junto a esta combinação  acentua o lado emocional e subjectivo do nativo e concentra os seus interesses  no mundo pessoal e afectivo; o nativo pode  ter um forte sentimento de posse e de ciúme nas interacções com os que ama;  também pode  ser muito controlador em relação ao ambiente doméstico  e  exercer um poder apertado sobre os alvos da sua atenção e afeto. 
A família poderá ser o centro essencial do seu interesse e quererá por exemplo viajar com ela, mas quererá também ser ele a decidir do destino conjunto de todos como alguém que, por os amar, se sente incumbido de controlar as suas vidas
Ascendente  e Lua em Escorpião e Sol  em  Sagitário
Quando o Ascendente e a Lua estão em Escorpião o nativo é uma pessoa com uma energia muito forte e magnética. Possui uma enorme intensidade emocional , um grande carisma , uma atractividade sexual muito intensa  e é uma pessoa muito secreta e difícil de conhecer. 
Pode ser intensamente agressivo e  explodir com uma força inusitada quando se irrita. Nos sentimentos, é muito possessivo e ciumento e tanto pode ser insinuantemente irresistível como um manipulador e controlador insuportável. Precisa de manter relacionamentos intensos , marcados habitualmente por uma forte sexualidade
O sol em Sagitário traz alguma bonomia a esta conjugação demasiado forte: abre um pouco a intensidade fixa de Escorpião e dá-lhe a visão  mais larga de um caminhar desprendido. Mas, a menos que Júpiter e o sol sejam muito fortes no horóscopo, este nativo provavelmente expressará o lado mais filosófico  ou religioso de Sagitário  na procura do conhecimento, de um significado mais vasto para os mistérios da vida; mas, a nível pessoal, a sua vida andará ligada às transformações interiores proporcionadas pelas relações de poder que mantém com o seu meio ambiente e que procura controlar.
As indicações descritas são gerais, para uma análise mais rigorosa deve ser analisado globalmente  o horóscopo.

Deixe um comentário