A Personalidade Básica em Caranguejo Capricórnio e Escorpião

Ascendente  em Caranguejo Sol em Capricórnio e Lua em Escorpião
O signo Caranguejo é de elemento Água e polaridade feminina. Caranguejo procura a  pacificação interior que produz a paz mental e o estado inerente de felicidade. Este signo representa  o «lar interior», o refúgio mental do indivíduo, onde este se sente abrigado, tanto racional como emocionalmente.
O nativo de Caranguejo centra  por isso o seu mundo no lar: naquele que é um espaço físico mas também nos limites da sua interioridade . Trata-se de delimitar o seu espaço próprio e de, a partir dele, definir a sua segurança. 
O mundo de Caranguejo é um mundo de subjectividade: a relação que ele estabelece com o mundo exterior  separa-se da realidade mais profunda que é o seu mundo;  a sua subjectividade no entanto,  liga-se  profundamente à necessidade básica de nutrir, de  cuidar e  de  dar alimento (a Lua, regente do signo, representa a mãe), por isso  este mundo de interioridade e subjectividade afectiva é partilhado , é um composto entre si próprio e aqueles que são o alvo do seu cuidado e atenção.
Assim, a felicidadeobtida no seio do lar, no duplo sentido referido- está sempre dependente da vida doméstica, gerida e alimentada por si. Esta vida doméstica é transportada para a esfera do trabalho se o nativo tem uma carreira: ele é sempre  aquele com quem podem contar, disponível para acarinhar, proteger e cuidar aqueles de quem gosta- sejam colegas de trabalho ou funcionários  que tenha a seu cargo.
Um nativo com o Ascendente em Caranguejo  é uma pessoa que valoriza muito os relacionamentos, é aberto e amigável, carinhoso, muitas vezes protector. Se observar alguém em sofrimento procura de imediato ajudar. Se for mulher,  tem a tendência para se comportar como «mãe» junto de outros mais fracos ou mais jovens: sente-se uma «mãe universal».
Este nativo gosta muito de animais e espalha o seu sentido maternal por todas as interações humanas que desenvolve, num contacto caloroso  com as pessoas. 
A natureza profundamente emocional  deste signo também é bastante susceptível de ser magoada por todos os modos rudes ou menos delicados. Este nativo é muito criativo e tem uma imaginação poderosa. Porém, esta imaginação é muitas vezes origem de fixações subconscientes que produzem depressão  e tristeza, que são o ponto fraco deste nativo.

Quando a este Ascendente se junta a Lua em Escorpião, temos os  dois factores   que são mais conscientes para a auto- imagem no elemento Água o que acentua a tonalidade emocional deste nativo: o seu mundo roda em torno da família e da necessidade interior de assegurar o seu auto- poder, pelo que é bastante possessivo em relação àqueles que ama e que fazem parte do seu círculo pessoal. 

Porém, a Lua em Escorpião exprime uma tremenda autoconfiança, pelo que o nativo pode não demonstrar a sua necessidade de controlar o meio ambiente no espaço doméstico partilhado, mas, subtilmente, exerce um controlo total sobre esse ambiente e  sobre aqueles que vivem nele como parte do seu  mundo pessoal. A Lua em Escorpião vê aqueles que ama como sua propriedade; porém, combinada com Caranguejo, sente  necessidade de os proteger e nutrir
Ambos os signos têm propensão para a depressão, pelo que o nativo beneficiará com  actividades que produzam relaxamento mental e libertação de stress. Ambos tendem também a criar um refúgio pessoal  resguardado  que os separa do espaço dos outros e a  utilizá-lo como o  seu espaço seguro, onde podem, de vez em quando,  desaparecer dos olhares do mundo.
A Lua em Escorpião possui emoções e sentimentos muito intensos pelo que, por vezes, tem grandes explosões de raiva. Neste aspecto, o Ascendente em Caranguejo pode ajudar a equilibrar o nativo  nas manifestações emocionais externas mas, por outro lado, também pode acentuar a tendência para depressão, se o indivíduo interioriza demasiado a raiva sem a exteriorizar.
Ambos os signos são conservadores e ligados à tradição. Dada a natureza fixa de Escorpião, o nativo só abdica das suas opiniões se isso for indispensável para atingir os seus objectivos. Aí é capaz de mudar de ideias e  de princípios mas, quando aceita os novos valores, regressa à fixidez habitual. Neste sentido, o carácter cardinal de Caranguejo é mais adaptável e pode atenuar este aspecto.
A Lua em Escorpião  pode ser pródiga em gastar, os nativos têm grande dificuldade em poupar algum dinheiro.  A faceta de Caranguejo pode ajudar a atenuar esta tendência pois este signo gosta de guardar e acumular, tendo por base a necessidade absoluta de segurança.
O lado emocional deste nativo pode levá-lo a gostar de artes, música, etc. No relacionamentos afectivos estas pessoas precisam de uma relação emocional intensa. A faceta de Escorpião também acentua uma forte natureza sexual.
Quando o Sol em Capricórnio se junta a esta combinação temos um elemento Terra e polaridade feminina a juntar-se aos anteriores. Esta tripla combinação é totalmente composta de  polaridade feminina, receptiva, com forte tendência para a subjectividade. Porém, o elemento Terra de Capricórnio indica uma natureza prática e virada para o mundo exterior:
 
O signo Capricórnio é, deste modo, o elemento que equilibra esta combinação,  desfazendo a sua enorme subjectividade e tendência para se interiorizar.  Capricórnio existe para o mundo , para se erguer no seio da sociedade através de uma estrutura auto-construída que lhe traz retorno material /financeiro e o respeito pela obra desenvolvida. 
Para Capricórnio a vida tem uma faceta pública e é através dela que medimos o nosso valor. Para este signo, o homem define-se pela sua acção e esta é sempre de carácter social.
O Sol em Capricórnio impele para uma vida construída a pulso pelo nativo,mostra que a vida familiar é importantíssima mas insuficiente se não somos reconhecidos pelos outros . É  claro que a medida deste sentimento depende bastante  da força do Sol, de Saturno e dos aspectos que recebem no horóscopo.
 Mas, de maneira geral, o indivíduo sente necessidade dessas duas facetas da sua vida: uma vida familiar bem alicerçada e  na qual o nativo tenha  consciência do controlo que aí exerce e uma carreira/profissão onde veja os seus méritos serem recompensados. A posição de Saturno  e a sua força na carta natal darão informações adicionais acerca deste aspecto da vida da pessoa.
Ascendente em Escorpião, Lua em Capricórnio e Sol em Caranguejo
Nesta combinação  o nativo revela algumas  características  diferentes : por um lado é profundamente intenso e magnético na  expressão das  suas emoções; por outro lado  não as exprime abertamente como sucede com o nativo que tem o Ascendente em Caranguejo: antes faz reserva delas de forma calculada para as gerir de acordo com a situação e após medir bem as suas consequências. 
É pouco espontâneo na sua maneira de agir e é muito difícil saber exactamente o que se passa na sua cabeça.  Basicamente está sempre em competição.  A Lua em Capricórnio, por seu lado, dá-lhe uma característica de frieza em que aumenta o seu auto-controlo e a capacidade para esconder as verdadeiras emoções dos outros. 
A natureza do signo Caranguejo, aqui expressa pelo sol, é menos aparente, não se manifesta nas interacções em geral mas apenas naquelas em que o nativo  estabelece um relacionamento íntimo. Esta pessoa distingue muito bem a sua vida pública da sua vida privada: a vida pública manterá provavelmente a aparência institucional sem expressões abertas  de intimidade, e a vida íntima será provavelmente palco das mais apaixonadas manifestações do nativo, aquela onde ele deixará ver uma faceta diferente da que passa na sua imagem  pública. 
Essa dualidade será necessária para manter o sentimento de segurança do nativo.
Ascendente em Capricórnio, Lua em Caranguejo e Sol em Escorpião
A Lua  nesta combinação está no seu  próprio signo o que é sempre considerado muito  benéfico.(embora também seja necessário ver a  localização por casa no horóscopo) . 
O Ascendente em Capricórnio produz uma pessoa muito ambiciosa e orientada para o trabalho e uma carreira que se  constrói a pouco e pouco. Esta pessoa é capaz de trabalhar arduamente para atingir os seus objectivos. 
A Lua em Caranguejo é neste caso um auxiliar estupendo pois junta criatividade e emoção  a esse esforço , ao mesmo tempo que o reforça pois associa  a segurança ao trabalho  – neste caso material e financeira- que permitirá ao nativo a constituição do seu lar e todos os confortos de que necessita para se sentir feliz. 
O Sol em Escorpião mostra um nativo ocupado em transformar as suas energias e a sua identidade através dos objectivos  relacionados com a carreira e o bem estar material que se relacionam com a percepção do seu autopoder. E, provavelmente, procurará exercer cargos de liderança como teste à sua capacidade de influência sobre os outros.
Mas este nativo será  tão dependente de uma carreira bem sucedida como da constituição de uma ambiente familiar feliz, para se sentir realizado. Só a família não lhe chega,  ele precisa do trabalho e da acção no mundo para provar o seu valor; mas só o trabalho também  é insuficiente porque ele precisa de nutrir,  de cuidar e de se sentir «em sua casa» para se sentir verdadeiramente  feliz. 
No conjunto, esta pessoa é intensa, cautelosa, emocional, apaixonada e fria ao mesmo tempo, carinhosa e distante, mas poucas vezes espontânea , num jogo frágil entre o desejo de poder e o desejo de ser amado.
As indicações descritas são gerais e devem ser complementadas com uma  análise completa da carta natal  para uma descrição mais precisa das características  do nativo.

Deixe um comentário