Figuras da Arte e da Cultura – Leonardo da Vinci

Leonardo da Vinci
23 de Abril de 1452 (gregoriano)  21.40
Vinci, Itália 43 N 47, 10  E 55
Local mean time 10 E 55
(Espólio de Lois Rodden)
Leonardo  é uma das figuras mais geniais de sempre. Exemplo do perfeito  homem da Renascença,  possuiu os talentos mais multifacetados jamais encontrados num único ser humano: foi cientista, inventor, engenheiro, escultor, pintor, geólogo, arquitecto, músico, matemático… Concebeu máquinas de guerra, pontes, fez planos para concentrar a energia solar, uma calculadora, projectos de óptica, hidrodinâmica, engenharia civil, fez descobertas em anatomia, desenvolveu a primeira teoria da tectónica de placas (Geologia) ainda que  rudimentar; desenhou no seu caderno de notas  um aeroplano, um helicóptero, um submarino, etc. O espanto e o maravilhamento pelo seu génio inventivo acompanhou-o nas honras  que  lhe manifestaram na sua época, e continuam a acompanhá-lo  ainda hoje. Apesar de ter nascido bastardo , teve um destino grandioso e imortal.

A Identidade Básica: Ascendente Escorpião, Lua em Aquário e Sol em Carneiro

O  Ascendente no signo de Escorpião revela uma presença magnética, enérgica e sensual. Escorpião dá um forte poder de discriminação, gosto pela arte, pela música, emoções intensas e uma disposição  leal para aqieles que se mostram dignos de a merecer.

O regente do Ascendente está exaltado na  3ª casa, indicando sucesso a partir dos esforços próprios, uma vontade forte e  grande apreço pela arte , pela música e pela dança. Indica também uma poderosa ambição e coragem, bem como um gosto pelas mudanças no ambiente imediato, por  pequenas viagens, etc. 
A Lua em Aquário é uma Lua amigável, intelectual e social, com tendência para procurar o conhecimento oculto ou metafísico. Esta Lua tem uma grande capacidade  inventiva, é muito independente e atraída pela ciência, revela muitas vezes uma abordagem  pouco convencional da realidade que é vista como extravagância pelos outros e tem a intuição que lhe permite projectar-se no futuro, muito além daquilo que os seus contemporâneos são capazes de ver. É uma Lua que precisa de liberdade  para criare para desenvolver toda a sua expressividade. 
A colocação da Lua na 4ª casa, em conjunção com Júpiter dá sorte, gosto por aprender  e uma mente altamente desenvolvida.  A Lua é o regente da 9ª casa, enquanto Júpiter é o regente da 5º e esta configuração é extremamente poderosa indicando um destino de notoriedade.
 
O Sol está no signo pioneiro e também amante da ciência e do saber, que é Carneiro. Este signo é muito racional , independente, incapaz de se submeter  a quaisquer regras impostas ou tradições estabelecidas. O signo Carneiro , tal como Aquário, precisa de romper com os cânones aceites e de procurar uma nova abordagem, novas facetas da realidade e do conhecimento. Leonardo inaugurou  novas formas de compreender a realidade, praticamente em todas as áreas do saber.  
O Sol em Carneiro, em conjunto com o Ascendente em Escorpião, produz uma fortíssima personalidade, com traços individuais muito marcados, muito consciente de si própria e do seu auto- poder , com grande capacidade de liderança e de afirmação pessoal. Também indica uma mente muito inclinada para a ciência e para a experimentação empírica. Leonardo procurou  dar à Arte um novo estatuto  que a tornasse meritória aos olhos do seu tempo, fazendo dela uma ciência: o pintor ou escultor era antes de mais um homem de ciência. Para o fundamentar, Leonardo estudou anatomia, dissecou corpos para saber exactamente onde se situava cada veia, cada nervo, etc, assim reproduzindo, no realismo a que deu origem, a realidade na sua pura aparição e essência.

As Assinaturas Específicas do Destino no horóscopo

A Lua está colocada no Nakshatra de Satabisha, com regência de Rahu. Esta estrela de nascimento está associada à ideia de cura, de regeneração, pela revelação das facetas escondidas do ego. Aponta para uma realidade escondida  para os olhares aparentes, por um véu que são os sentidos externos  que não deixam ver o miolo essencial da realidade. A eternamente inacabada «mona Lisa» com o seu olhar enigmático e presença evanescente, é bem  a metáfora deste «desvelamento procurado por Leonardo em relação à realidade e que é um impulso da sua estrela de nascimento.
A Lua, regente da 9ª casa em conjunção com Júpiter, regente da 5ª  na 4ª casa é uma poderosa da assinatura de sucesso e de altas realizações neste horóscopo, formando um poderoso Raja yoga. Esta configuração  assegura um elevado estatuto e uma carreira fulgurante uma vez que dois benéficos  estão em aspecto com a 10ª casa da projecção pública e do status. A sorte e o destino estão aqui envolvidos para dar a esta pessoa um enorme relevo na sociedade. Leonardo foi fruto de uma relação extra- matrimonial entre um rico notário e uma camponesa mas, apesar do fraco ponto de partida haveria de erguer-se e de, por mérito próprio, ascender ao mais elevado status do tempo e da memória histórica.
O sol está colocado na 6ª casa, dando-lhe grandes capacidades de trabalho e de perseverança perfeccionismo e também a vitória sobre os inimigos e oponentes. A saúde, no entanto, sofre com esta posição do Sol. Leonardo foi um trabalhador incansável  e muito perfeccionista ao longo da vida e sempre insatisfeito com as suas obras de arte, que destruía ou  retocava incessantemente
Mercúrio, regente da 11ª casa, está colocado na 5ª o que é uma excelente posição para os ganhos materiais e para a realização dos desejos (o planeta está em aspecto com a casa que rege). Saturno está colocado na 11ª casa , alertando para as possíveis dificuldades a nível afectivo e da felicidade pessoal, podendo indicar desapontamentos com algumas amizades. 
O nodo norte- Rahu– colocado na 2ªcasa indica uma vida destinada ao desenvolvimento de competências /conhecimentos e da aquisição de riqueza.  A inclinação   para a vida espiritual é muito forte mas é  o desenvolvimento das competências mundanas que deve ser efectuado ao longo da vida a nível público, tal como sucedeu.
A colocação de Vénus na 7ª casa mostra a importância dos relacionamentos  e das viagens ao estrangeiro na vida de Leonardo, sendo também uma fonte de felicidade e de sucesso pois Vénus está no próprio signo numa casa kendra (malavya Yoga).
Entre as assinaturas mais relevantes (yogas) refiro:  vários Rajayoga, além do já mencionado entre Júpiter e a Lua: entre Marte e Mercúrio (o regente do Ascendente  está em aspecto com o Ascendente do seu signo de exaltação); o 5º regente está em conjunção com o regente da 9ª casa, numa casa kendra-4ª; existem planetas benéficos na 2º, 4ª  e 5ª a partir do Atma Karaka. Todas estas configurações asseguram poder, altas realizações, riqueza, conforto material, indicando que o nativo será «igual a um rei».  No mesmo sentido aponta o yoga Koorma  constituído por Mercúrio , Vénus, Marte e Saturno: planetas benéficos na 5ª, 6ª e 7 ª colocados no próprio signo,  em exaltação  ou signo amigo . Este yoga indica que  a pessoa será «um rei», adquirindo elevado estatuto, e será piedoso e feliz; a presença de dois benéficos, Vénus e Mercúrio, na 12ª e na 2ª a partir do sol (yoga Ubhayachara) ;Mercúrio e Júpiter estão colocados na 12ª e na 2ª a partir da Lua (yoga Duradhara). Estes dois yogas indicam que o nativo «gozará de luxos e confortos como um rei». 

Confirmação pela  Navamsa

 O Ascendente Navamsa «cai» na 3ª casa da carta de nascimento  indicando que  a coragem e os esforços pessoais desempenharão um papel importantíssimo na existência do nativo. Indica pois alguém que se faz a si próprio pelo seu mérito.  Mercúrio está colocado no Ascendente  e é o regente da 9ª casa da sorte e do destino nesta existência. Esta posição indica que o nativo nasceu com sorte e atingirá as mais altas realizações.  Saturno, o regente do Ascendente, está colocado na 9ª casa, em recepção mútua com Mercúrio. Saturno está forte, em Vargottama.

Esta é uma poderosíssima indicação do elevado sucesso predestinado ao nativo no plano das honras  materiais. Também indica o interesse pelos elevados conhecimentos de carácter filosófico, metafísico, espiritual. Esta posição de Saturno indica também a possibilidade de algum escândalo. (Este existiu com a especulação acerca da homossexualidade de Leonardo).
Júpiter  em Vargottama, está colocado na 2ª casa indicando que riqueza será alcançada através dos esforços do nativo. 
A Lua está colocada com Vénus na 3ª casa, indicando popularidade e capacidade para influenciar os outros através de alguma forma de comunicar  esta casa significa a interactividade escrita e falada mas também outras formas como a arte e não há dúvida de que Leonardo conseguiu comunicar através das suas obras, no seu tempo e depois dele pois no passado e no presente elas continuam a transmitir-nos alguma mensagem . Esta configuração também indica uma vida em que as viagens desempenham um papel importante na vida e na felicidade do nativo. 
Os nodos estão no eixo 10/4, indicando a importância da projecção  de Leonardo como figura pública e como grande sábio na realização do seu destino pessoal. Leonardo foi um homem do seu tempo mas resistiu como poucos ao passar da história, mantendo-se como um dos ícones mais importantes da humanidade.