Grandes Figuras da Ciência- Albert Einstein e a Teoria da Relatividade


Albert  Einstein
14 de Março de 1879, 11 h 30m
Ulm, Alemanha, 48 N 24 , 10 E 00
Local Mean time : 10 E 00
(Espólio de Lois  Rodden)
Albert  Einstein  foi um dos grandes  teóricos da ciência do sec. XX. A sua teoria da Relatividade abriu caminho para a   mecânica quântica (desenvolvida por outros cientistas) e  revolucionou a compreensão acerca da estrutura do cosmos , colocando num outro patamar a noção de «espaço» e «tempo» e levou à superação da dualidade acerca da «verdade» e do «erro.» Mas, apesar de tudo, Einstein procurou sempre uma «ordem» na natureza, uma teoria unificadora de todas as forças aparentemente díspares, que operam no nosso mundo. Foi o último grande «determinista» na concepção das leis da natureza. O Século XX viu-o como um homem genial.
A Identidade Básica: Ascendente Gémeos, Lua em Escorpião e Sol em Peixes
As energias básicas da identidade de Einstein são surpreendentes:  a Lua e o Sol encontram-se no elemento Água mais sensitivo do que intelectual; o Ascendente está de acordo com o esperado num matemático e cientista teórico- em Gémeos, elemento Ar.
O Ascendente em Gémeo sindica uma pessoa enérgica, adaptável à mudança, com gosto pelas viagens e com excelente poder de discurso e de  comunicação. A pessoa com este Ascendente precisa de ser constantemente estimulada, exposta às novidades e ao movimento/ mudança. Tem também gosto pelo cálculo, estatística, etc.  A sua energia é extremamente nervosa e rápida  e  isso pode facilmente conduzir à exaustão física e psíquica. A profissão de ensinar é comum nos nativos e  Einstein dedicou-se ao ensino, a par com a investigação. Fazer conferências em vários  países onde deu lições para milhares de pessoas foi uma das actividades  que Einstein levou a cabo ao longo da vida.
 
Mercúrio, o regente do Ascendente, está colocado na 10ª casa da carreira e do status, mostrando a relação entre a vida académica e o conhecimento e a carreira, a fama e o respeito dos seus contemporâneos.
A Lua está em Escorpião, mostrando uma natureza cautelosa , reservada e com emoções intensas.   Esta Lua tem uma faceta secreta que não revela a ninguém,  um magnetismo pessoal muito evidente  e uma reserva de si que pode esconder muito bem por detrás de uma faceta social «luminosa». A Lua nesta posição dá grande autoconfiança e espírito de resolução. Dá também alguns atributos ásperos ao temperamento, o nativo pode ser bastante impulsivo e abrupto com os outros, podendo zangar-se com muita facilidade. A colocação na 6ª casa não é muito feliz para a saúde. Como a Lua está no signo de debilitação, nesta casa é particularmente negativa para a vitalidade geral e para a saúde da pessoa. 
O sol em Peixes indica uma personalidade bastante complexa e difícil de conhecer para os outros.  Esta posição do Sol  torna os nativo ambiciosos   mas sem saberem, muitas vezes, como alcançar os seus objectivos. São muito emotivos e a sua abordagem da realidade é em grande parte afectiva. Estas pessoas são compassivas e muitas sentem a necessidade de auto – sacrifício ou prestação de algum serviço em prol dos outros. A presença do Sol na 10ª casa  indica porém, de modo inequívoco,  que o nativo obterá fama, nome e será notado publicamente.
Os nativos de Peixes podem ser inseguros, hesitantes e mudar de humor com bastante facilidade.  O sol e a Lua no elemento água tornam este nativo susceptível de sofrer de depressão  e ansiedade. Preocupa-se bastante com a segurança material  e tem um desejo forte de  viajar para vários lugares. A este respeito, não há dúvida de que Einstein exprimiu claramente esta faceta pois  viajou continuamente desde muito jovem, tendo mesmo adquirido múltiplas nacionalidades: além da alemã, assumiu  a nacionalidade suíça e americana e viveu  nos Estados Unidos desde 1833, altura em que Hitler chegou ao poder. 
As assinaturas Específicas do Destino no Horóscopo

A Lua encontra-se no Nakshatra de  Jyestha com regência de Mercúrio. Esta estrela de nascimento impulsiona os nativos para a conquista de poder e autoridade, nome e reconhecimento, riqueza e influência. A pessoa nascida nesta estrela  mostra um temperamento nervoso e pronto a explodir, irrequieto  e independente. Os nativos procuram a riqueza material mas também são capazes de se transformar«nascendo de novo»  sentindo a existência como o final de um ciclo.

A 10ª casa do horóscopo, associada com o status adquirido na sociedade, a carreira, a projecção pública,  é extremamente proeminente com quatro planetas aqui colocados: Sol, regente da 2ª, vénus regente da 5ª, Saturno regente da 9ª e Mercúrio regente da 1ª.  Isto indica uma grande notoriedade favorecida pela sorte, pelo destino (5ª e 9ª casa) e pelos méritos pessoais (1ª casa) e aquisições individuais (2ª casa). É uma configuração muito poderosa. O sol obtém uns impressionantes 18 pontos (num máximo de 20) na força absoluta shadbala. 
Saturno, regente da 9ª está em recepção mútua com Júpiter, regente da 10ª. Trata-se de um poderoso Rajayoga que favorece o poder e altas realizações.
Colocado na 9ª casa, Júpiter lança um aspecto para  o Ascendente e para a 5ª casa dando um forte impulso benéfico ao propósito de vida do nativo.
Marte está no signo de exaltação mas a colocação na 8ª casa só favorece a vida financeira, sobretudo  no que se refere a dinheiro recebido subitamente, como heranças, seguros, etc. ,sendo mau para a vida conjugal . Também é mau para a saúde, indicando doenças crónicas tanto mais que Marte rege a 6ª casa associada à saúde (e à doença).  A presença de Rahu nesta casa também é difícil para a felicidade do nativo, que é destruída.  Rahu  nesta posição só favorece a espiritualidade. 
A Lua colocada na 6ª casa, sendo regente da 2ª favorece dinheiro ganho lentamente e indica problemas de fala. Várias fontes biográficas referem que Einstein aprendeu a falar bastante tarde, por volta dos 3 anos e só aos 9 foi verdadeiramente proficiente no uso do discurso. Tais alegações são perfeitamente consistentes com o que é mostrado na carta natal de Einstein.
De um modo geral, as configurações da carta de nascimento indicam um enorme sucesso  no plano profissional , na carreira e no status de Einstein e pouca felicidade a nível pessoal. Também mostram uma saúde que não foi das melhores.
Das assinaturas referentes à vida académica e  ao sucesso na carreira , saliento: Vénus está no signo de exaltação numa casa kendra (Malavya yoga), mostrando que o nativo goza de todos os confortos ; Júpiter está colocado na 11ª casa a partir do Sol (yoga vosi) revelando uma pessoa instruída, cheia de competências; a Lua e Júpiter estão colocados em casas kendra a partir um do outro (yoga Gaja-kesari) indicando que o nativo será famoso; Mercúrio, Júpiter, Marte e Saturno  formam um kalpadruma Parijata yoga: o regente do Ascendente, o seu dispositor e os dispositores navamsa estão todos no próprio signo ou signo de exaltação ou signo amigo. É um yoga poderoso que indica que o nativo será como um rei e alcançará prosperidade; Mercúrio e Vénus estão em conjunção formando um Raja yoga que indica sucesso e altas realizações; Vénus e Saturno formam outro poderoso Rajayoga : o 5ª e o 9ª regentes estão em conjunção  ao mesmo tempo que o regente do Ascendente está em aspecto com a  sua casa; a Lua, Mercúrio e Vénus estão em casa upachaya (yoga Vasumati) indicando riqueza abundante; 
Mércúrio Júpiter e Vénus encontram-se am casas Kendra/trikona/2ª no próprio signo ou no signo de exaltação ou signo amigo. Esta configuração produz uma pessoa muito instruída, inteligente, famosa e admirada (yoga Saraswati);  Vénus, Saturno e o nodo sul (Ketu)relacionados com a vida espiritual, encontram-se colocados em casas trikona a partir uns dos outros, o que constitui um yoga Tapaswi, mostrando que o nativo não se preocupou apenas com os aspectos mais mundanos da existência, também valorizou a vida  «austera e altruísta.» É sabido que Einstein foi um dos signatários da carta  enviada ao  presidente Roosevelt, instando-o a prosseguir investigações que permitissem fabricar bombas atómicas, baseado no receio de que Hitler o fizesse em primeiro lugar. Mas, mais tarde, Einstein lamentou esse gesto,arrependendo-se de ter contribuído para o surgimento de uma arma tão letal no mundo.
Confirmação  pela Navamsa
O Ascendente Navamsa  «cai» na 10ª casa da carta de nascimento.  A consciência acerca de si mesmo e do seu propósito de vida está bastante relacionada com a projecção pública e o modo como o mundo recebe o seu trabalho. Mostra que esta pessoa se assume como uma figura pública. 
O regente do Ascendente Navamsa está colocado na 9ª casa,  o que indica um forte propósito de destino, muita sorte, fama, riqueza, etc.  O seu dispositor está colocado na 12ª casa que, tal como a 9ª, está relacionada com países estrangeiros. E, de facto, Einstein  tornou-se uma espécie de cidadão do mundo, viajou continuamente por diversas partes do mundo para ensinar, fazer conferências, espalhar as suas ideias.  Júpiter nesta posição  está em aspecto com as outras casas trikona, incluindo o Ascendente, o que é um factor muito benéfico.
O sol está colocado na 5ª casa, sinalizando uma inteligência superior, tanto mais que lança um  aspecto total para a Lua, colocada na 11ª casa.Esta posição da Lua  em aspecto directo para a casa que rege assegura ganhos sem esforço,  um grande círculo e amigos e muita sorte.  O seu talento será reconhecido  e  recompensado  e ele obterá a admiração de muitos.
A posição de Vénus , regente da 3ª e da 8ª casas na 12ª, não favorece a vida amorosa nem a saúde, pode trazer amores secretos  e algum sentimento pessoal de solidão.  Sabemos  que Einstein  se divorciou  da primeira mulher e voltou a casar mas a 2ª mulher morreu  prematuramente. Pode também trazer boatos e difamação (3ª casa). Marte, regente da 2ª presente nesta casa indica  muitos gastos e também algumas perdas financeiras, dificuldade em controlar os gastos. Marte também rege a 9ª casa e a sua presença na  12ª pode trazer alguma perturbação na vida do nativo, associada a viagens e/ou ao conhecimento e investigação. É conhecida a polémica relacionada com o Projecto Manhattan  que produziu a primeira bomba atómica.  Apesar de Einstein ter sido um defensor da paz na maior parte da sua vida (aspecto que confirmou uma semana antes de morrer quando subscreveu uma carta em conjunto com o filósofo Bertrand Russel apelando ao fim da utilização de armas nucleares) ainda hoje o seu nome aparece como um dos pais da primeira bomba atómica do sec. XX.
A presença de Saturno na 8ª casa traz alguns obstáculos mas não impede o sucesso material da pessoa. Também ajuda a desenvolver uma visão espiritual da vida. Muito se discute acerca da religiosidade de Einstein, que foi uma pessoa bastante complexa nas suas crenças, que modificou ao longo da vida. Mas parece ter-se mantido fiel à ideia de que a realidade não contém fenómenos aleatórios («Deus não joga aos dados com a natureza») , sentindo um profunda desgosto  com o desenvolvimento da Física Quântica que punha em causa as suas ideias deterministas. Apesar do génio, Einstein foi até onde as suas crenças conseguiram levá-lo e isso não lhe retira nenhuma da importância que tem na História da Ciência.

Deixe um comentário a sua opinião conta